Antigamente, para comprar qualquer produto, era necessário separar um tempo específico e ir até uma loja para comprá-lo.

Com a chegada da internet e das lojas virtuais, comprar qualquer produto ficou muito mais fácil e prático.

O número de pessoas que compram online cresce a cada ano. Aqui no Brasil o campo é imenso. Empresas que investem em vendas pela internet têm um potencial enorme de crescimento, pois têm muitos consumidores que compraram apenas uma vez, ou estão apenas começando a comprar produtos online.

Se você quer expandir o seu mercado ou pretende começar um novo negócio na internet e quer aproveitar essa nova tendência de compras virtuais, confira abaixo 5 dicas muito importantes que irão te ajudar a vender qualquer produto online:

Faça um bom planejamento e comece vendendo em marketplaces

Antes de criar uma loja virtual própria ou até mesmo antes de começar um negócio online, é fundamental fazer um estudo de mercado. Tente descobrir, se os produtos que pensou em vender têm demanda, qual é o público comprador, e onde eles estão. Cada produto tem a sua particularidade, e é preciso planejar e conhecer bem o negócio para evitar problemas e antecipar soluções.

Vamos supor um exemplo de quem pretende vender persianas. Quem é do ramo, já sabe que não é um produto que as pessoas compram por impulso. Elas precisam de um tempo maior para amadurecer a idéia, para medir a janela, para escolher o modelo ideal, etc. Então, neste caso, o carrinho de compras da loja virtual precisa ficar aberto por mais tempo do que comparado com outra loja virtual comum, para que o comprador possa ter um tempo maior para terminar de realizar a sua compra. E desta forma, cada negócio tem a sua singularidade. Portanto, é necessário fazer um bom planejamento e uma boa pesquisa antes de começar a funcionar.

Outra dica muito importante antes de criar a loja virtual própria, é começar a anunciar os seus produtos em  marketplaces como o Mercado Livre, B2W (envolve as Lojas Americanas, Submarino e Shoptime), Amazon, Magazine Luíza, etc.

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Será muito mais rápido e fácil começar desta forma, para que possa conhecer antes o seu público, a forma dele de comprar e os produtos mais vendidos e que mais fazem sucesso no campo da internet (que podem ser produtos diferentes do que os mais vendidos numa loja física, por exemplo).

Além disso, esses marketplaces  já possuem um público comprador.

Provavelmente já existem pessoas procurando nessas lojas por aquele produto que você queira vender. Esse público já está pronto, você não precisa procurar.

Basta anunciar. Ao contrário do que acontece numa loja virtual própria, que você precisa primeiramente procurar por essas pessoas e depois trazê-las para a sua loja.

Conheça bem o seu público

Além do planejamento, também é muito importante conhecer bem o seu público, as pessoas que irão comprar o seu produto.

A sua forma de divulgação, a forma que você conversa com a sua audiência, ou seja, as pessoas que te acompanham e seguem nas redes sociais, deve ser adequada ao perfil delas. Ficará muito mais fácil realizar vendas quando essas pessoas sentirem uma maior conexão com a sua empresa. E para fazer isso, você precisa conhecer bem o seu público.

Se você vende cortinas e persianas, como no exemplo anterior, e segmenta mulheres casadas, de 25 a 45 anos, como potenciais compradoras das suas persianas, poderá promover publicações em sites ou lugares que oferecem dicas de decoração. Ou poderá divulgar as persianas em fóruns, blogs ou grupos relacionados a esse tipo de tema. As vendas estarão muito mais propensas a acontecerem.

Por isso é muito importante conhecer bem o seu público, seus clientes, para que consiga adaptar as estratégias de marketing de acordo com o interesse deles.  

Divulgue

Para vender pela internet, não basta apenas criar uma loja virtual. Você precisa trazer muitas pessoas (tráfego) para dentro da sua loja, e assim aumentar a sua chance de sair alguma venda. Trazendo para o mundo físico, imagine você abrindo uma loja, no final do corredor, localizado num centro comercial em uma rua sem saída, num bairro bem tranqüilo. Qual é a chance de alguém aparecer na loja sem conhecê-la antes? Praticamente zero. Na internet também funciona da mesma forma. Se você não divulgar a sua loja, ninguém vai saber que ela existe. Ela pode estar online, mas isso não significa que os usuários a conhecem ou que vão visitá-la.

Por isso, é muito importante realizar ações de marketing, trazendo usuários para conhecerem e se familiarizarem com a sua marca e seus produtos. 

Veja o que os concorrentes estão fazendo

Não existe estratégia melhor, do que ver e entender o que os principais concorrentes do seu nicho (que trabalham com os mesmos produtos que você) estão praticando e tentar fazer ainda melhor. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental em qualquer negócio. Às vezes, o sucesso não depende de criar “uma nova receita de bolo”, mas simplesmente de analisar o que funciona bem e tornar aquilo melhor.

Claro que a idéia não é copiar tudo o que seu concorrente faz. Até porque cada empresa tem a sua cultura, a sua forma de lidar com os processos. O ideal é sempre absorver as melhores estratégias e alinhá-las com o seu negócio. 

Faça cursos

Se você não tem experiência em vender pela internet, uma dica muito valiosa antes de começar, é fazer um curso que te ensine o passo a passo. Você ganhará muito mais velocidade de crescimento, pois aprenderá do jeito correto. Além disso, poderá aprender com os erros de outras pessoas que já passaram por isso, evitando que você cometa os mesmos erros.

O curso pode ser online, que vai te garantir muito mais facilidade e organização com os seus horários. 

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