Falar em um empresa que realiza atendimento ao público de forma online é praticamente a mesma coisa que falar de Chatbot.
O Chatbot é uma ferramenta essencial para o negócio e já não é mais novidade. No Brasil já existem mais de 60 mil “bots” criados, de acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019.
Mas, o que está sendo percebido é que nem todos os programas de robôs desenvolvidos são de fato eficientes. Pelo contrário, quando a estratégia de conteúdo não é bem definida, ao invés deles ajudarem, podem acabar prejudicando e repelindo clientes com potencial.
Sabendo disso, preparamos uma lista com as 8 principais razões para o fracasso de um Chatbot. Caso você perceba que o seu está praticando alguma delas, faça já os ajustes necessários.
Assim, você realmente terá um robô aliado para o seu negócio.
1. Você não tem um Chatbot de fato
Epa! Para o Chatbot funcionar você precisa ter um! E olha, pode parecer besteira, mas essa é a dica/razão mais importante. O que você está esperando para criar o seu ChatBot.
A maioria das empresas já se atualizaram e implantaram esse sistema, por isso, você não pode ficar de fora!
2. O conteúdo não está configurado de maneira correta
É preciso que o bot esteja preparado para responder as perguntas mais frequentes sobre o seu negócio. Quando novas perguntas forem feitas, anote-as para incluir na sua base de dados do bot.
Em seguida, deve apresentar os seus produtos ou serviços.
Além disso, também é importante que, se necessário, o bot encaminhe para um contato humano.
3. Seu Chatbot é sem personalidade e não é personalizado
Você precisa fazer o seu Chatbot de uma forma que se aproxime ao máximo de um ser humano. Afinal de contas, as pessoas não querem falar com robôs.
Sendo assim, seja criativo! Customize o seu atendente virtual para que ele fique a cara de sua marca, seja pelo avatar ou até mesmo pelo nome do atendente.
Além disso, é importantíssimo que as pessoas/clientes sejam chamados pelo nome, assim fica mais fácil seguir uma conversa fluida e o cliente acredita que a marca está pensando nele.
5. Você não tem uma estratégia bem definida
O seu bot está sendo usado da mesma forma para diferentes tipos de clientes? Isso não é um maneira correta de implementá-lo em seu negócio.
Cada canal é ideal para um tipo de cliente em sua jornada de compra, assim como o bot.
Além disso, não deixe de capturar os leads no Chatbot!
6. Você não está usando PNL
Com uma plataforma que utilize PLN (Processamento de Linguagem Natural), você conseguirá ampliar campo de semântica do seu Chatbot. Dessa forma, por mais que a pessoa não fale exatamente o que está em sua base de dados, o programa conseguirá entender e interpretar a mensagem.
7. Você não testou seu Chatbot antes de colocar ele pra funcionar
Esse ponto é imprescindível para o sucesso!
Teste seu Chatbot várias vezes antes de colocá-lo no ar.
Faça as mesmas perguntas de formas diferentes para verificar se a equivalência semântica está certa. Além disso, E fique atento para os primeiros dias de utilização, sempre pode surgir algo que você e sua equipe não levaram em conta.
8. Não estar presente em canais diferentes
Seu público alvo pode estar em canais diferentes. Por exemplo, no Messenger ou WhatsApp e você precisa ter seu Chatbot em ambos os canais. Só assim, você atingirá todos.
Além disso, é importante que o tipo de comunicação se mantenha.
E se você conseguir fechar a venda de seu produto/serviço, em apenas um bot, sem precisar fazer com que a pessoa migre para outro, vai ser a melhor coisa a fazer.
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