Estratégias de Marketing

Acreditamos que uma estratégia de marketing digital é essencial para aproveitar as crescentes oportunidades do marketing digital, no entanto, mesmo em 2020, muitas empresas não têm uma estratégia de marketing digital. Em uma pesquisa recente mostrou que quase metade (45%) das empresas ainda não tem uma estratégia de marketing digital planejada:

A sua organização tem uma estratégia de marketing digital claramente definida?

Como estruturar um plano de marketing digital?

Uma estratégia digital integrada lhe dará uma base para todas as principais atividades de marketing online que recomendamos na estrutura de planejamento de marketing digital. Isto integra algumas atividades essenciais de marketing multicanal cobrindo todas as partes do ciclo de vida do cliente, discriminadas nestas seções:

  • Plano: Use uma abordagem orientada a dados para rever sua eficácia atual de marketing digital, personalizar a análise, estabelecer métricas de performance e objetivos SMART criar uma estratégia de melhorias priorizadas na forma como você implanta mídias, tecnologia e dados de marketing digital para aumentar leads e vendas.
  • Alcance: Construa a conscientização usando as 6 principais técnicas de marketing online que irão direcionar as visitas ao seu site.
  • Ação: Incentive interações em seu site ou mídia social para ajudá-lo a gerar leads para o futuro.
  • Conversão: Use o redirecionamento, nutrição e otimização da taxa de conversão para lembrar e persuadir seu público a comprar online ou offline se os canais telefônicos e face a face forem importantes para você.
  • Envolvimento: Aumente as vendas dos clientes existentes, melhorando a comunicação personalizada usando web, e-mail e marketing em mídias sociais.

Estratégia de marketing digital: Como estruturar um plano?

Como estruturar um plano

Uma estratégia digital eficaz ajudará você a tomar as decisões corretas para fazer uma empresa ter sucesso on-line. Um modelo de processo estratégico fornece uma estrutura que dá uma sequência lógica a seguir para garantir a inclusão de todas as atividades-chave de desenvolvimento e implementação da estratégia.

Uma Estratégia de Marketing Digital deve envolver uma revisão para verificar se todas as suas capacidades estão no lugar para ajudar a sua organização a gerenciar todos os pontos de contato digitais. Deixamos três estratégias:

1. Blogando com SEO em mente

Blogar não é escrever o que você fez hoje. Isso é um diário. Se você adotar essa abordagem de blogar, e você ainda não tem um público existente e leal que pende em cada palavra sua, então o seu blog de negócios será uma cidade fantasma.

Como você resolve isso?

Escreva sobre os problemas que seus clientes-alvo estão realmente procurando. Diga que você vende peças de computador online. As chances são que seus clientes estejam procurando coisas como:

  • Por que meu computador é tão lento?
  • Como construir um computador
  • Como acelerar um computador

Você pode ajudar as pessoas a resolver esses problemas enquanto integra os produtos de sua loja no próprio conteúdo.

Por exemplo, um computador lento pode chegar até a RAM, ou disco rígido, ou CPU. Assim, ajude os leitores a diagnosticar seu problema e oferecer soluções de produtos no processo.

O mesmo vale para “como montar um computador”. Explique como fazê-lo e recomende os componentes específicos que eles precisam. Este conceito funciona em quase todas as indústrias.

Se você é um corretor de imóveis, então ao invés de blogar sobre o último prêmio da indústria que ninguém se importa, escreva sobre problemas do mundo real que os clientes potenciais estão procurando:

  1. Como investir no setor imobiliário
  2. Como comprar uma casa
  3. Qual a pontuação de crédito necessária para comprar uma casa

2. Marketing em mídias sociais

A estratégia de marketing de mídia social da maioria das empresas pode ser resumida em uma frase: continue postando atualizações e promoções chatas para os seguidores em todos os canais.

Se isso é o que você está fazendo, pare agora. Isso não é uma estratégia de marketing de mídia social; é apenas uma forma de perder tempo e alienar seus seguidores.

Então o que você deveria estar fazendo? Foco em uma rede social

Construir um seguimento leva tempo e esforço. Se você se espalhar muito fino, então não vai dar certo. Por essa razão, é melhor focar em apenas uma rede social, pelo menos inicialmente.

Mas qual delas você deve escolher?

Ao contrário da crença popular, não é necessariamente a que tem mais usuários. Trata-se de encontrar a rede onde seu público-alvo se encontra e entender se você pode servir à razão de estar lá.

Por exemplo, a maioria dos profissionais de SEO fica no Twitter ou Facebook. Poucos deles estão no Snapchat ou Instagram – pelo menos não em uma capacidade profissional.

Independentemente da plataforma que você escolher, você precisa fazer um esforço para entender porque o seu público está lá e como você pode atendê-lo.

Por exemplo, as pessoas tendem a ir ao YouTube para se divertir ou para aprender alguma coisa.

O Facebook, por outro lado, é diferente. As pessoas não querem ver tutoriais de 30 minutos ou promoções aparecendo em suas notícias. Elas querem ver conteúdos interessantes, engraçados ou chocantes que possam ser compartilhados com amigos.

Para chamar a atenção das pessoas aqui, você precisa contar uma história, criar um vídeo curto, ou fazer algo mais que se destaque em um mar interminável de promoções e fotos de vaidade.

Email marketing

Email marketing

Cada vez que você publica um novo post no blog, envia-se uma newsletter. Essa é uma Estratégia de E-mail Marketing.

Leva minutos para fazer, e envia milhares de pessoas para o nosso blog. Mas isto não acontece da noite para o dia.

Portanto, se você ainda não implementa de e-mail marketing, a melhor hora para começar é agora mesmo.

Como? O primeiro passo é gerar tráfego para o seu site.

Há muitas maneiras de fazer isso, mas blogar com SEO em mente (veja o número 1) é a melhor estratégia a longo prazo.  O próximo passo é convencer essas pessoas a assinar a sua newsletter.

Mas a coisa que une todas essas táticas é fornecer algo de valor. Pode ser uma versão em PDF do post (atualização de conteúdo), um curso gratuito por e-mail de 7 dias, ou algo mais.

Considerações Finais

A chave para o sucesso do marketing digital no clima atual é adotar a mentalidade do consumidor.

Em outras palavras, pare de dar às pessoas a venda difícil e, em vez disso, procure resolver seus problemas através de conteúdo gratuito e valioso que seja relevante para o seu negócio.

Também é importante não tentar as estratégias acima de tudo de uma só vez. Escolha uma delas, depois experimente e domine-a antes de passar para a próxima.

Avise-me nos comentários se alguma dessas estratégias funcionou para você. E se sim, qual foi a mais eficaz? Para acompanhar nosso trabalho de perto, acesse aqui!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

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