Chega um momento na vida de muitos profissionais em que é preciso buscar uma mudança de carreira.
É verdade que existem algumas dificuldades nesse processo, mas com organização é possível migrar sem traumas.
Então, se quiser saber mais sobre como desbravar novos mercados, continue conosco!
Quais motivos levam a mudança de carreira?
O primeiro ponto a ser esclarecido é que você não precisa se sentir culpado ou menos bem sucedido por ver que está na hora de mudar.
Não há nenhum problema em admitir que o trabalho se tornou chato para você. Ou que sua vida tomou novos rumos e a profissão não está mais alinhada aos seus valores.
Essas são algumas das razões que levam profissionais a migrarem de área.
Abaixo listamos outros motivos que também são fortes motores para a mudança de carreira.
Desvalorização do mercado
Durante a faculdade é natural que se criem expectativas em relação à área escolhida.
Esperasse boas condições de trabalho e, claro, uma boa remuneração. No entanto, a realidade nem sempre é essa.
Muitas áreas de atuação são desvalorizadas e não trazem o retorno financeiro esperado.
Diante deste cenário é quase impossível evitar o desgaste e o desânimo. Sentimentos esse que fazem com que haja o desejo de fazer uma mudança de carreira.
Falta de valorização
Infelizmente é muito comum que profissionais talentosos e dedicados não sejam devidamente valorizados em seus trabalhos.
Sem reconhecimento, promoções, aumentos de salários, muitos acabam se vendo presos em uma rotina que não os estimula mais. Se sentem estagnados e desperdiçados.
Esse é sem dúvida um fator que pode levar ao desânimo e a necessidade de mudar.
Afinal, quando nos dedicamos de forma árdua a uma tarefa, espera-se um retorno, seja financeiro ou profissional. Se ele não vem, é normal que se perca a motivação.
Desmotivação e insatisfação
A junção dos fatores acima resulta no sentimento de desmotivação e insatisfação.
Quando você não acorda mais empolgado com os desafios que o seu trabalho pode trazer, é um claro sinal de que talvez seja hora de pensar em uma mudança de carreira.
É claro que antes de tomar qualquer decisão é preciso analisar bem o cenário. Por exemplo, o problema é a cultura da empresa?
Se sim, é possível que uma mudança no ambiente de trabalho seja o suficiente para que o prazer em seguir a carreira volte.
Agora, se o incômodo parte do ramo e função, então é preciso considerar seriamente a mudança de área.
Como a mudança de carreira impacta o profissional?
Mudar de carreira é sair completamente da sua zona de conforto. Exige muita coragem para se arriscar em novos espaços e dedicação.
Logo, para não dar um tiro no escuro, é importante que a decisão esteja alinhada aos seus objetivos de vida.
Se algo não te faz mais feliz, o melhor a fazer é sim mudar!
Mas antes de tomar posições mais definitivas, tenha o cuidado de analisar bem toda a situação.
Afinal, se você precisa de um emprego fixo para pagar as contas, simplesmente deixá-lo não parece ser uma boa ideia.
A mudança de carreira tende sim a causar desgaste, uma vez que é preciso pensar se, por exemplo, é possível conciliar a nova graduação com o trabalho ou se é necessário pedir demissão?
Mais que isso, você terá problemas para se manter se não contar com a renda fixa que vem do atual trabalho? Todas essas são variáveis que precisam entrar na equação da mudança.
Entretanto, cautela não é sinônimo de medo.
Não deixe de tentar porque existem riscos. Um bom planejamento vai minimizar esses riscos e te ajudar a alcançar a satisfação profissional.
Afinal, vale a pena mudar de carreira?
Fazer uma mudança de carreira não deve ser vista de forma problemática.
Afinal, é comum mudar de interesses e identificação. Logo, mudar de carreira vale a pena sim.
Mais uma vez, é preciso se certificar de em que momento você está, traçar planos e fazer aquilo que vai te deixar mais feliz e realizado.
Quais carreiras estão em alta no momento?
Existem diversas carreiras que estão em alta! Profissões relacionadas à área de gestão, tecnologia, saúde, marketing e finanças.
Esses mercados estão em constante mudanças, o que significa maiores oportunidades para quem deseja se especializar ou migrar para as áreas.
Veja algumas!
Gestor financeiro
O profissional especialista em planejamento e gestão financeira tem um terreno fértil à sua frente.
Saber como investir e como manter a saúde financeira, não só de empresas, mas também de pessoas físicas nunca foi tão importante.
Afinal, o novo coronavírus veio nos mostrar o quanto é importante estar preparado para as adversidades.
Formação recorrente: Ciências Contábeis, Administração, Economia.
Marketing
Traçar estratégias de comunicação eficientes e que atinjam o público-alvo, fazer reposicionamento de marcas, trabalhar políticas de preços, são alguns dos desafios enfrentados pelos profissionais especializados em marketing.
Aqueles que conseguirem atender às demandas cada vez mais específicas e dinâmicas do mercado podem atingir um patamar de muito sucesso na carreira.
Em geral, os profissionais da área são formados em Marketing e nos cursos de Comunicação Social como Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Como se preparar para a mudança de carreira?
O primeiro mandamento para quem deseja fazer uma mudança de carreira segura é: se organize.
Ter um plano é metade do caminho! Análise todos os cenários possíveis, tome decisões com calma e baseadas em fatos, não apenas emoções.
Verifique se existe a necessidade de fazer uma reserva financeira para se manter enquanto as coisas não fluem na nova área.
Além disso, pesquise a fundo a área para que deseja migrar.
Esse é um passo muito importante e para garantir que não passar por uma nova frustração é fundamental esmiuçar todos os prós e contras.
Outro ponto primordial: se prepare para essa nova fase. Estude o mercado, as funções e como ser o melhor profissional possível.
Por que investir em cursos online durante o processo de mudança de carreira?
Os cursos online dão a flexibilidade necessária para quem quer fazer uma mudança de carreira.
A Unova disponibiliza vários cursos gratuitos. Conheça e se prepare para sua nova jornada!
Conclusão
Fazer uma mudança de carreira é um processo normal e, muitas vezes, fundamental para o bem-estar do profissional. Por isso, não tenha medo de encarar esse novo desafio, se for o caso.
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor
[…] acontece graças a boa reputação do curso no mercado, variedade de opções de carreira e a possibilidade de ganhar bons salários atuando como […]
[…] disso, é possível ainda que exista o desejo de mudar de área, afinal, nossos desejos e objetivos podem mudar ao longo da […]