Seja para dentro de casa ou espaços livres, o Paisagismo busca sempre integrar natureza e urbanismo com harmonia e sustentabilidade.
A forma de fazer essa integração, é fazendo com que plantas, flores, vasos e lago artificiais, estejam em concordância com a estrutura do local urbano, seja ele público ou privado. Seja interno ou externo.
É importante na decoração de um ambiente, integrar a natureza, principalmente quando se vive em cidades como metrópoles.
Um estudo mostrou que em escritórios e home offices, existe um aumento de 15% na produtividade quando o local possui plantas, jardins e espaço verde.
As plantas tornam o local mais atrativo, além de melhorar a oxigenação e o humor das pessoas, principalmente com acréscimo de flores entre outros itens decorativos e ornamentais.
A profissão de paisagista é interessante com boas oportunidades no mercado de trabalho e com técnicas e métodos simples para ambientes de todos os tipos.
Para saber como determinar o design de sua casa, daremos 6 dicas paisagísticas que tornarão sua casa muito mais gostosa de morar e receber. Confira.
O que é Paisagismo?
O Paisagismo é uma técnica arquitetônica que visa projetar espaços públicos e privados com a preservação da natureza e aliando-a a vida urbana e cotidiana dos seres humanos.
Grandes jardins floridos, espaços com cercas vivas, um local com bancos e caminho para trilha, enquanto ao redor existe um vasto espaço natural e estético, são exemplos de paisagismo.
Mas ele não se limita apenas a espaços abertos e externos, porém, também se atua em ambientes internos, com uso de vasos e plantas próprias para locais fechados, jardins de inverno e até mesmo jardins verticais.
O Paisagista estuda baseado em planejamento específico do ambiente natural e com foco na natureza e seus elementos, como plantas, flores, ornamentos, vegetação, terra, iluminação, entre outros.
Tudo isso, faz junção com um elaborado e complexo plano arquitetônico e busca tornar casas, escritórios, locais públicos e internos, inclusive, em ambientes mais bonitos e naturais com o impacto da natureza.
É possível fazer mudanças em casa com mudanças e hábitos simples e rápidos, e criar um espaço paisagístico amigável mesmo com conhecimento básico. Veja a partir do próximo tópico.
- Saiba como definir as plantas corretas para cada ambiente
Aprender como fazer o cultivo de plantas ornamentais é de extrema importância para pessoas que desejam decorar suas casas.
Cada espécie tem sua particularidade: enquanto existem aquelas que foram feitas para estarem expostas ao sol, tem outras que se dão melhor em locais com sombra e até mesmo fechados.
É importante entender essa diferença, pois influencia no planejamento e decoração do ambiente. Veja algumas dicas relacionadas a plantas no ambiente:
- Costela de Adão, Orquídeas e palmeira ráfia, são plantas perfeitas para estarem em locais a meia-sombra.
- Nesse caso, deixe-as em local com incidência solar em parte do dia e dose a água em dias alternados.
- Suculentas são boas opções para quem esquece de aguar as plantas, pois precisa de água apenas uma ou duas vezes na semana.
- Samambaias americanas podem ser boas pedidas para uma decoração na cozinha e vai bem com locais fechados e abertos com meio sol.
- Tenha uma iluminação de tirar o fôlego
A iluminação do ambiente, principalmente externo, faz toda diferença a noite, principalmente quando se tem um jardim ou vasos bem cuidados.
Invista em um plano de iluminação eficiente, bem distribuído e econômico. Abuse das cores e garanta que as luzes valorizem o local.
- Use água em sua decoração
Um lago ou pequeno chafariz já dão o toque especial para sua decoração, principalmente se você possui um bom quintal ou jardim.
A água causa uma sensação de paz, principalmente quando está caiando entre pedras, ou seja, com movimento.
- Horta suspensa
A Horta suspensa é um tipo de jardim vertical que você pode integrar internamente e aproveitar para cultivar temperos e hortaliças orgânicas.
Para isso, escolha uma parede que não seja muito grande, mas tenha destaque em sua casa e construa espaços para um jardim vertical, como prateleiras e sistema de irrigação (canos e mangueiras específicas).
As hortaliças e temperos podem ser adquiridos em lojas de produtos naturais e jardinagem, e devem ser plantados e cuidados conforme cada tipo e espécie.
Muitas hortas suspensas, além de oferecer alimento natural e sem agrotóxicos, ainda fica esteticamente bonito e dá um ar mais moderno e minimalista ao ambiente.
- Tenha um jardim vertical
Seguindo a ideia da horta suspensa, o jardim vertical é outra grande ideia que ajudará sua casa com mais sustentabilidade verde.
O jardim vertical pode conter plantas e flores de vários tipos e garantir ambientes mais fluidos e naturais, principalmente em locais como apartamentos e espaços envoltos de uma selva de pedra.
Existem várias maneiras de construir um jardim vertical, desde o uso de vasos suspensos até armações de madeiras. É importante frisar que as plantas utilizadas não podem ter raiz profunda, facilitando seu cultivo.
- Faça a limitação e defina os trajetos
Usar pedras e piso no jardim, define onde pode se pisar e quais os limites mais importantes do ambiente externo.
Além disso, os limites também são definidos com cercas, painéis e muros com cercas vivas, espelhos d’água, uma forma de integrar estruturas com a natureza.
Curso de Paisagismo para Iniciantes da UNOVA Cursos
Ter uma casa bonita, não se restringe a cor do momento ou decoração clássica. É necessário integrar a natureza no ambiente que torna tudo mais natural e bonito.
O mercado profissional para quem sabe como decorar ambientes integrando a natureza, não para de crescer. Por isso, é vital você estudar para começar essa jornada.
O curso Paisagismo para iniciantes, possui todas as diretrizes para você entender sobre a profissão e como começar na carreira.
Curso gratuito e 100% online. Possui opção de certificado válido e perfeito para quem está começando no mercado.
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor