O Brasil é considerado um país empreendedor, com 20% do PIB vindo de empresas criadas por brasileiros e 94 milhões de empregos, exatos 60% da força de trabalho, proveniente desses empreendimentos.
Mesmo em tempo de crise, o país tenta se superar. No Brasil, abriram quase 4 milhões de novas empresas durante os anos de 2020 e 2022, exatamente no período mais crítico da pandemia.
Mas, mesmo com toda essa vontade de vencer, muitos empresários acabam desistindo e fracassando no caminho.
Em um dado de 2019, 60% das empresas abertas em 2008 já fecharam as portas e apenas 25% continuavam em atividade até 2018.
Nesta mesma pesquisa, um dado alarmante: grande parte das pequenas e microempresas, não chegam ao primeiro ano de atividade.
Mas, afinal, qual o motivo de tantas empresas fechando? A resposta é a falta de planejamento, basicamente, de um plano de negócios eficiente.
O business plan não é um documento que só empresas de grande porte devem ter, mas principalmente as pequenas, pois é por meio dele, que elas chegaram ao patamar de suas concorrentes mais difíceis.
O Plano de negócios é vital para o sucesso de qualquer negócio e neste artigo para micro e pequenos empreendedores, separamos dicas valiosas para fazer o seu e iniciar ou manter seu negócio ativo e em crescimento.
O que é um Plano de Negócios?
O Plano de Negócio é um documento que exemplifica as metas e estabelece todas as diretrizes que a empresa precisa seguir para atingir seus objetivos.
É através desse plano, que a empresa consegue definir todos seus passos para alcançar o sucesso. Com ele, o empresário ganha uma série de benefícios e vantagens frente a concorrência:
- Planejamento com início, meio e fim– O plano de negócio é a criação de um trajeto do início até o fim de uma jornada, e no caso de uma empresa, de um objetivo primordial.
É como fazer uma viagem: é preciso planejar o local, os dias de descanso, onde irá comer e dormir, como irá chegar nesse lugar, quando irá retornar e tudo isso necessita de planejamento.
Sua empresa segue a mesma linha, pois precisa de um roteiro que definido no papel, fica mais fácil para visualizar, incrementar e até modificar.
- Diminuição das incertezas e riscos no negócio– Qualquer negócio, principalmente aqueles em início de vida, passam por muitas incertezas e possuem muitos riscos.
Para evitar sua queda, a dica é sempre ter um plano que identifique os possíveis problemas, os riscos do mercado e como sanar ou driblá-los ao longo do caminho.
- Determina o momento de expansão e retração– Saber quando é hora de expandir, investir e quando retrair, poupar, é uma dúvida que pode ser decisiva para muitos empreendedores.
Com um plano de negócio, o empreendedor consegue identificar facilmente onde sua empresa está e quais os meios para expandir ou quanto tempo necessita para retrair e depois avançar.
Todas essas informações são obtidas com esse documento e qualquer empresa, principalmente as de micro e pequeno porte, precisam de um para crescer.
No próximo tópico, confira dicas para fazer o plano do seu negócio e começar dar vida a seu sonho empreendedor.
6 Dicas para montar um Plano de Negócio eficiente e de sucesso
A seguir, confira a lista de dicas para fazer seu plano de negócios sem complicações.
- Comece seu plano de negócio com a descrição da empresa
Vamos lá! A primeira coisa é fazer uma descrição de sua empresa, ou seja, qual seu nome, ao que se destina e onde pretende chegar.
Esse ponto é fundamental, pois é a partir daí que se saberá de onde vem, onde está e onde pretende chegar.
- Informe o sumário executivo do seu negócio
O sumário executivo é a descrição mais profunda da empresa, ou seja, os dados mais importantes dela.
Aqui, você colocará a missão da empresa, dados de contato, CNPJ, se possui sócios e quem são, e após isso, dará ênfase a um resumo dos pontos focais do negócio.
Diferencial de mercado, público-alvo, quais os recursos financeiros e patrimônio atual, quais tributos precisa pagar e quais os planos para o futuro.
- Quais são seus serviços e produtos? Descreva
Quais são os produtos que você vende? Se são serviços, liste aqui. Para deixar bem completo, é importante colocar até matéria-prima, diferencial desses produtos ou serviço prestado.
Outra informação importante, são os dados dos fornecedores ou onde acessa os itens que revende e compra as ferramentas e itens de trabalho para execução de seus serviços, por exemplo.
- Não esqueça de fazer uma pesquisa de mercado
Finalizada a parte burocrática, digamos assim, é hora de pesquisar o mercado e analisar a concorrência, seu público e os produtos e serviços similares a venda.
A pesquisa é essencial para tudo o que você pretende dê certo, pois sem ela, é impossível conhecer seu mercado a fundo e saber exatamente como agir ou quando é hora de mudar a estratégia.
- Crie um plano de marketing e logístico
Aliado a pesquisa de mercado, o plano de marketing e plano logístico define como você irá anunciar o que você faz e como irá entregá-los.
Irá utilizar marketing digital ou focar numa loja física? Como será seu atendimento? A entrega será em domicílio? São questões que aqui nesse tópico devem ser respondidas em seu plano de negócios.
- Tenha um planejamento financeiro eficiente
Por fim, tenha um planejamento financeiro bem certinho, com contas a pagar e receber em harmonia e até para isso o plano é eficaz, pois ele revela a saúde do negócio e quando é hora de mudanças.
Com as contas em dia e lucro constante e faturamento em crescimento, seu negócio tem tudo para dar certo!
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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