Uma estratégia logística bem-feita, pode mudar os rumos de uma empresa de entregas ou que possui serviços de estoque, necessitando de maior organização e eficiência.
O mercado atual está cada vez mais competitivo e em busca de formas de otimização, que tornem os ganhos mais elevados, enquanto garante um fluxo logístico de mercadorias com o mais alto grau de excelência.
O planejamento estratégico é vital para que este mercado continue crescendo, sendo hoje um dos mais rentáveis do mundo.
Atualmente, o mercado logístico no Brasil alcança quase 1,5 trilhões de reais e dá mais de 12 milhões de empregos, tanto diretos como indiretos.
No mercado online, as entregas têm sido um dos pontos fundamentais para o sucesso do e-commerce.
Para trabalhar na área e entender bem como funciona uma boa estratégia de logística, confira neste artigo tudo sobre o assunto.
Estratégia Logística- O que é e como funciona?
A Estratégia Logística consiste no planejamento de implementações que tornam um estoque, entregas e toda organização do processamento de mercadorias mais otimizado, seguro e eficiente.
Todos os processos visam melhorias, como:
- Reduzir os custos– Os custos operacionais podem se tornar elevados com o tempo e a otimização dos processos agilizam etapas e cortam custos importantes;
- Serviços de melhor qualidade– A Estratégia logística quando bem-feita, torna entregas mais rápidas, mercadorias intactas e de qualidade e clientes mais satisfeitos;
- Mais eficiência– A eficiência nos processos faz com que a empresa aumente seu poder produtivo e fique mais eficaz.
Outro ponto é a competitividade da empresa no mercado que se torna maior e aumenta sua visibilidade e consequentemente o faturamento geral.
Um dos mercados que mais se beneficiam com a Estratégia Logística é o mercado digital ou mercado online, com foco no e-commerce. Sobre isso falaremos no próximo tópico.
Crescimento do mercado online
O aumento do mercado logístico se deve ao aumento do mercado online, especificamente das lojas virtuais.
Com a pandemia de 2020 até meados de 2022, o comportamento dos consumidores teve uma mudança significativa por conta do isolamento obrigatório.
Sem poder ter acesso a lojas físicas, a saída foi comprar produtos em lojas online e recebê-los em casa ou onde estivesse.
Essa modalidade de compra que antes não era tão comum ou rápida, acabou sendo aperfeiçoada e teve campo para um crescimento vertiginoso.
Segundo dados da Nielsen|Ebit, o e-commerce faturou mais de 262 bilhões de reais somente em 2022. Em 2020, esse setor cresceu 73,88% por causa da pandemia.
Em 2021 os ganhos foram menores com crescimento de 21% e faturamento de 161 bilhões de reais, e até 2023, tem havido momentos em busca de estabilidade e normalização do mercado, equiparado a 2019.
Mas o que vemos é que depois da pandemia, o consumidor mudou ainda mais seu comportamento e tornou as compras online em uma preferência e não apenas em uma opção.
Outro ponto é que com o aumento da tecnologia e inteligência artificial e metaverso nos próximos anos, o mercado digital se tornará ainda mais acessível a todos.
Para que tenhamos acesso não apenas livre, mas com preços mais competitivos e melhores oportunidades, é vital que exista uma cadeia de suprimentos e de entregas que seja forte por trás.
A entrega dos produtos na casa do cliente, produtos que estejam corretos e em perfeita condição e um estoque eficaz, são alguns dos pontos que não pode ser deixado de lado.
As empresas online precisam pensar na estratégia logística mesmo quando não possuem estoque como é o caso das lojas dropshipping.
Independente de como é a loja digital, o empreendedor precisa pensar no todo e como irá vender, entregar e absorver esse cliente.
Como deve ser implementado a Estratégia Logística em e-commerce
O pequeno empreendedor que possui uma e-commerce, precisa saber que para vender na internet tem que saber fazer mais do que marketing digital: é preciso pensar nos fornecedores e no estoque dos produtos.
Não deve escolher o fornecedor mais barato, mas o com o melhor custo-benefício. Além disso, precisa ter prazos bem definidos e um contrato que formalize a relação profissional.
Além disso, existem 3 pontos que separamos para você prestar atenção e que fazem parte de sua estratégia logística:
- Organização do estoque
A organização do estoque é um dos pontos fundamentais e determinantes para o sucesso do seu negócio online.
De nada adianta vender milhares de produtos e não saber se possui estoque ou se o fornecedor vai entregar. Nunca venda algo que ainda não tem.
A estratégia Logística visa garantir que tudo esteja devidamente catalogado, com pedidos separados e tudo organizado para garantir a entrega correta e no prazo.
- Ofereça mais frete e condições de pagamento
Eis um dos problemas que faz com que muitas pessoas desistam de fazer negócio com um e-commerce específico.
Se o valor do frete for muito alto, as vezes maior do que o produto, elas desistem do carrinho na hora.
Outro ponto que faz com que haja desistências, são as condições de pagamento muito limitadas. Ofereça preço, mas valor e uma vasta condição para seus clientes e tenha suporte total para isso na empresa, para garantir aumento de faturamento com qualidade.
- Faça o acompanhamento dos resultados
A estratégia logística visa o acompanhamento dos resultados e sucesso do negócio, desde que você analise com cuidado os KPIs mais importantes como devoluções, avarias no transporte, entregas com atraso, entre outras.
Esses pontos quando observados e melhorados, tornam a empresa muito melhor e agrega pontos positivos ao negócio com base na visão do cliente, sendo fundamental para o crescimento contínuo.
Curso de Estratégia Logística grátis e online da Unova Cursos
A Logística é um dos setores com melhores oportunidades de empregabilidade, salários e benefícios vantajosos, por conta de seu crescimento constante.
Para pessoas que já estudam ou estão inseridos no setor, é fundamental conhecê-lo profundamente para aumentar seu leque de oportunidades.
Com o curso grátis e online Estratégia Logística, o aluno aprenderá em 12 aulas conceitos da Logística, estratégias de posicionamento, gestão de armazéns, logística reversa, entre outras.
O curso possui recursos e pertence a uma plataforma completa. Certificado válido aceito em todo país. Faça sua matrícula agora!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor