Quando o casamento não vai bem, a terapia de casal pode ser a solução ao invés de partir para um divórcio sofrido e que pode ser evitado.
Todos os casais podem encontrar problemas ao longo da relação, e isso acontece por vários motivos, como rotina, falta de diálogo, mudança de interesses, falta de sexo, entre outras situações.
Só em 2023, foram mais de 1 milhão de divórcios registrados no país. O número assusta, já que em 2019, antes da pandemia, o número era de quase 384 mil.
A pandemia foi um fator determinante para esse aumento no número de dissoluções de casamentos, sendo que motivos como violência doméstica, traições e discussões foram as causas mais relatadas.
Nos casais que ainda permanecem juntos e querem lutar pela relação, a terapia pode ser fundamental para acender a chama do amor novamente.
Entenda a importância da terapia de casal, quando ela é recomendada, quais os profissionais buscados para auxiliar o casal e dicas para salvar o relacionamento.
O que é a Terapia de Casal?
A Terapia de Casal é focada no tratamento emocional e de casais que tenham relacionamentos duradouros, porém, estejam enfrento conflitos de inúmeros tipos.
A terapia pode ser benéfica para recuperar uniões destruídas por situações como traição e até mesmo ajudá-los a ver o divórcio como a opção mais plausível para os problemas conjugais que possuem.
Na maioria dos casos, a terapia de casal busca tratar os pontos que fazem o casamento ser desafiador e busca ajudar na recuperação e cura, enfatizando a inteligência emocional de ambos para um casamento mais saudável.
Quando o casal deve buscar ajuda na Terapia de Casal?
Um casal que busca terapia, em geral são pessoas maduras que perceberam que estão enfrentando problemas conjugais, mas podem resolver através do diálogo e da ajuda de um profissional.
Em geral, casais buscam a terapia de casal pelos seguintes motivos:
- Dificuldade em dialogar– No início do namoro e até um tempo de casados, o casal pode ter um diálogo produtivo, mas com o tempo, a rotina e questões de trabalho, estudo e até mesmo os filhos, podem minar assuntos entre os dois;
- Infidelidade– Traições são um dos maiores motivos para causar divórcios, mas quando o casal quer a reconciliação, a terapia pode ser essencial para uni-los novamente;
- Filhos, em especial nascimento do primogênito– Os filhos são a extensão da família iniciada por duas pessoas que se amam, mas o tempo, os cuidados com eles podem afastar o casal.
É muito comum que o primogênito já cause essa frieza, e a terapia auxilia que o casal volte a se envolver como no passado;
- Divergência na educação dos filhos– Outro ponto que causa muitos problemas no casamento, é a educação dos filhos. A divergência na forma de educar, pode causar conflitos entre o casal e a terapia pode conciliar acordos entre ambos;
- Interferência familiar– Quando um casal se casa, também agrega a família do cônjuge, mas alguns parentes podem se meter além do normal na união dos dois, sendo nociva e prejudicial para a união;
- Falta de sexo– O sexo é o termômetro de um casamento feliz e quando ele é escasso ou inexistente, é preciso analisar o que pode estar ocorrendo e a terapia ajuda a entender esses fatores e ajudar o casal a reacender a chama;
- Problemas financeiros– A falta de dinheiro ou sua má gestão podem acabar com muitos casamentos, se tornando um desafio para casais de todas as idades.
Outras situações que podem motivar o auxílio profissional são brigas constantes por motivos aleatórios, abusos de entorpecentes e álcool, além de divergências religiosas.
Seja qual for o motivo, a terapia pode ser tudo o que um casal precisa para salvar um casamento, seja ele recente ou com anos de história.
Quanto tempo dura a terapia, quantas sessões são necessárias e quais os profissionais indicados?
A terapia de casal é, em geral, orientada por um psicólogo, profissional especializado no estudo, análise e tratamento de doenças e transtornos mentais e situações sociais, pessoais e interpessoais.
A terapia é feita com o casal, porém, o psicólogo pode ter sessões específicas com cada indivíduo.
Essas sessões podem ser necessárias para analisar a interação, a forma como um vê o outro e até mesmo a dependência emocional do casal.
Em geral, cada sessão leva 50 minutos e podem ser necessárias sessões semanais e quinzenais. Com o tempo e a evolução do casal, as sessões podem ficar mais espaçadas.
O psicólogo pode orientar o casal a buscar outros profissionais da saúde, como ginecologistas e urologistas, para avaliar a saúde hormonal e sexual, principalmente em problemas conjugais referente a parte sexual do casal.
Quando o parceiro não quer fazer terapia, o que fazer?
Muitas pessoas ainda têm uma visão negativa, ignorante e preconceituosa em relação a fazer terapia e se um dos cônjuges tem essa opinião, pode ser um empecilho para a terapia de casais.
Para isso, é vital que a parte que deseja fazer terapia, converse e exponha os pontos positivos desse tratamento, enfatizando os benefícios ao casamento.
Se ambos desejam salvar o relacionamento, essa deve ser uma das apostas para fazer a relação ter um novo fôlego e recuperar os bons tempos.
As maiores vantagens da terapia de casal
A maior vantagem da terapia para casais é alinhar uma convivência saudável, auxiliando na flexibilidade da relação, onde ambos serão mais tolerantes e menos controladores do outro.
A comunicação melhora consideravelmente e a definição dos papéis é restaurada, onde cada um saberá qual sua posição e parte no relacionamento.
Com isso, o relacionamento como um todo, melhora onde o sexo, inclusive, pode ser retomado ou melhorado significativamente.
Se ambos estiverem dispostos, a terapia será tudo o que a união precisa para continuar mais forte e madura.
Curso de Terapia de Casal
Todo casamento pode ser salvo, desde que o casal esteja disposto a fazer dar certo.
Se você é um profissional da psicoterapia e quer auxiliar casais a recuperarem seus relacionamentos, conheça o curso de Terapia de casal.
O curso possui aulas como diferenças reconciliáveis, a intimidade na cama e na vida, traição: uma escolha evitável, relacionamentos: saúde e abuso entre outras.
Curso 100% online e gratuito com opção de certificado válido em todo país. Matricule-se já!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor