gestão de negócios para MEIs

Todo microempreendedor individual sonha em ter uma gestão de negócios que garanta que seu negócio cresça e apareça no mercado em que está inserido.

Você pode ser habilidoso e experiente no seu setor, mas se não souber como gerir esse negócio, pode quebrar em pouco tempo e não ter forças para se reerguer. 

Um dos maiores erros que os MEIs cometem é focar apenas na empresa como um sonho e execução, sem levar em conta os processos de planejamento e até burocráticos envolvidos. 

Para ajudar pequenos empreendedores que estão focados em suas empresas, mas não sabem como crescer e avançar, preparamos 10 dicas de gestão de negócios que vão dar o UP que precisam para conquistar o sucesso. Confira. 

Gestão de negócios: O que é MEI?

MEI é a sigla de Microempreendedor Individual, uma modalidade empresarial que regulamenta o trabalho autônomo, concedendo um CNPJ e a possibilidade de trabalhar com obrigações de uma pessoa jurídica. 

A ideia do MEI é facilitar a inserção de micros empreendedores que trabalham sozinhos ou com até 1 funcionário, a possuir um CPNJ e funcionar como uma empresa. O MEI foi criado em 2008 a partir do Simples Nacional. 

A categoria do Simples Nacional- Sistema de Tributação Simplificada, é um regime que dá a pessoas jurídicas de micro, pequeno e médio porte, a possibilidade de criar e desenvolver empresas com menores custos e cobranças.

O Simples foi criado no ano de 1996 e já facilitou a criação e crescimento de inúmeras empresas no país. 

No caso específico do MEI, a pessoa precisa se inscrever no portal do empreendedor e se adequar as exigências, como a área profissional listada entre as 466 atividades profissionais.

A partir daí, o empreendedor deve pagar mensalmente a tributação referente ao tipo de serviço oferecido: comércio e serviços, comércio e indústria ou serviços.

Os valores são acessíveis e dão direito ao MEI a contribuição básica do INSS, ou seja, direito à aposentadoria por idade e invalidez, pensão por morte, auxílio maternidade e auxílio-doença.

Além desses benefícios determinados pela lei, o MEI torna o pequeno empreendedor em uma pessoa jurídica, dando a sua marca mais profissionalismo e atraindo mais negócios e clientes. 

Por esse motivo é tão importante que o empreendedor saiba como fazer a gestão de negócios de sua empresa, para crescer com sabedoria e qualidade.  

10 dicas de gestão de negócios para o sucesso do seu empreendimento

Fazer a gestão de negócios em uma pequena empresa é fundamental desde o início para alcançar o sucesso e aumentar os lucros. 

Confira a seguir 10 dicas que todo microempreendedor individual precisa fazer para garantir o crescimento e prosperidade do seu negócio:

  1. Tenha um plano de negócio sólido

Comece com um plano detalhado sobre o que você pretende para seu negócio e que inclua metas, as estratégias certas de marketing, além da análise cuidadosa da concorrência e projeções financeiras.

O plano de negócio é um documento fundamental que toda empresa em crescimento precisa ter, pois é ele que ajuda na definição das estratégias, análise das métricas de mercado e quando é preciso mudar o foco para crescer. 

  1. Conheça bem seus clientes e concorrentes

Entenda suas necessidades dos seus clientes, suas preferências e observe os comportamentos de compra para oferecer produtos e serviços relevantes.

Também analise seus concorrentes, veja o que eles oferecem de diferenciais e procure ser mais competitivo no preço e qualidade. 

  1. Faça controle financeiro

Mantenha registros precisos das finanças e faça a gestão de negócios incluir um fluxo de caixa consistente com a definição das despesas e receitas demarcadas.

Cuidado com gastos desnecessários que vão além do normal. É importante que você se lembre que no início do negócio, a economia é o que vai definir se você tem tudo para obter sucesso. 

  1. Invista no Marketing Digital

O Marketing Digital hoje é um dos maiores e melhores braços de uma pequena empresa, quando o assunto é crescimento.

Através do crescimento orgânico ou mesmo pago, investir em anúncios online através das redes sociais e e-mail marketing alcança seu público-alvo com mais efetividade.

  1. Atendimento ao Cliente é rei!

Seja física ou digital, sua empresa precisa ter canais de atendimento robustos e fáceis de acessar que ofereçam atendimento de qualidade quando os clientes precisam. 

Ofereça atendimento rápido, de fácil acesso e com profissionais que saibam como fidelizar clientes e garantir a satisfação. 

  1. Investimento em Tecnologia

A tecnologia é outro ponto vital nas empresas dos dias atuais. Hoje, qualquer empresa pode começar e ser gerida através de um celular, pois com os aplicativos certos, é possível garantir que o negócio flua tranquilamente.

Conforme o negócio tomar corpo e crescimento, é hora de investir em computadores mais potentes, máquinas inovadoras e avançar em tecnologia para seu negócio. 

  1. Gerencie seu estoque

A gestão de negócios abrange, inclusive, a gestão de estoque, pois é através dele que a empresa faz a venda de produtos.

Sem produtos e diversificação, a empresa basicamente não cresce. Por isso é vital otimizar os processos e até automatizá-los para garantir que não haja erros e nem faltas quando cada produto chega e sai. 

  1. Networking

O Networking é fundamental para manter contato com clientes, fornecedores e obter melhores, produtos, serviços, preços e crescimento. 

Para isso, participe de eventos, de grupos e associações que ajudem a ampliar sua rede de contatos.

  1. Reserva de Emergência

Mantenha uma reserva financeira para lidar com imprevistos e em uma empresa eles acontecem e não são em poucas vezes.

O MEI sabe que é preciso ter uma segurança para garantir que se as crises chegarem não haja uma quebra do negócio. 

  1. Capacitação Contínua

Esteja sempre atualizado sobre tendências do mercado, as técnicas e inovações no seu nicho e para isso, é preciso muito esforço e estudo.

Para te ajudar nisso, faça o curso Gestão de Negócios. Nele, você aprenderá como gerir sua empresa ou começar uma da maneira certa e ter mais chances de dar certo. 

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.