O que é Desenvolvimento Pessoal

Importante para a evolução humana, o desenvolvimento pessoal é fundamental para o crescimento de um indivíduo e de suas capacidades, sonhos e metas de vida. 

Este é um processo que dura por toda vida e consiste em uma melhoria como um todo, seja pessoalmente, profissionalmente e outras áreas da vida. 

É um aprimoramento do ser, do que é para o que deseja ser e além dos aspectos pessoais como aprender um idioma novo ou fazer uma maratona depois de vencer a obesidade, o desenvolvimento de habilidades se amplifica para outros setores da vida.

É o caso do desenvolvimento profissional, que é a evolução das habilidades e competências e avanço como trabalhador. 

Para todos esses pontos de processos e desafios, existem parâmetros a serem seguidos e nesse artigo falaremos sobre o desenvolvimento pessoal, como ele ocorre e 7 dicas de como potencializá-lo. 

O que é Desenvolvimento Pessoal?

Processo de autoinvestimento, o desenvolvimento pessoal é o ato de potencializar as competências e habilidades que possuímos, de modo a conquistar nossos objetivos. 

Independente de seus objetivos, o desenvolvimento pessoal é uma busca incessante por crescimento e maturidade, e ele pode ser intensificado em qualquer área da vida. 

Geralmente a vida profissional é o maior foco, pois destaca as qualificações e anseios por melhores condições de vida e dinheiro, porém o ato de desenvolver-se pessoalmente, vai além por ser um processo contínuo e direto em todos os âmbitos da vida. 

Muitas pessoas para obter melhores resultados em seus objetivos pessoais, podem buscar auxílio de mentores como coaching que auxiliam na orientação de ideias e criação de estratégias para alcançar tais objetivos. 

Além de coachs, profissionais como psicólogos também são eficientes em orientar seu crescimento como pessoa, vencendo medos, superando-se e alcançando novos objetivos.

Mas existem várias formas de se desenvolver com qualidade e conquistar resultados mais poderosos, e no próximo tópico, veremos dicas de como fazer isso.

7 dicas para você potencializar seu desenvolvimento pessoal e profissional

O desenvolvimento pessoal é o crescimento contínuo como pessoa, cidadão e profissional, e este investimento tem que ser enriquecido ao longo da vida.

Uma das áreas que mais se destacam nesse aspecto é do desenvolvimento profissional, já que o amadurecimento e experiências acarretam um nível de avanço na vida natural, mas que pode ser potencializado.

Através de estudos, observações, testes e experimentações, é possível atingir esses objetivos e a seguir, vejamos algumas dicas infalíveis para alcançar isso com mais rapidez e qualidade:

  1. Busque, em primeiro lugar, autoconhecimento

A primeira coisa é focar em seu autoconhecimento. Se conhecer é o primeiro passo para começar a se desenvolver pessoalmente com sucesso.

É fundamental que você reflita quais os pontos fortes que possui, o que não é seu forte e o que deseja aprender ou aperfeiçoar e como deve fazer essas melhorias. 

Esses são pontos que somente quando nos conhecemos profundamente conseguimos reconhecer e desenvolver. 

  1. Não tenha medo do novo

Todo mundo tem um pouco medo do novo, do desconhecido. Fazer algo pela primeira vez na vida sempre dá um receio inicial, mas ainda é o melhor do que ficar parado.

Se você deseja se desenvolver pessoalmente e até profissionalmente, terá que enfrentar momentos de novidades e mudanças bruscas, mesmo quando não estiver preparado. 

O importante é sempre estar aberto para esses momentos e deixar a zona de conforto de lado. 

  1. Defina suas metas de modo realista e objetivo

Para promover o desenvolvimento pessoal e até comportamento profissional em sua vida, é essencial que suas metas sejam realistas a sua trajetória de vida e não podem ser objetivos inalcançáveis. 

Toda mudança e desenvolvimento terá processos, etapas e algumas não podem ser puladas se você quiser ver o sucesso delas.

  1. Se automotive em todo processo

Durante seu processo de desenvolvimento pessoal, haverá dias tão desanimadores onde sua motivação estará baixa e a vontade de desistir será maior. 

O importante é que esses momentos só sejam isso, momentos passageiros e não sensações e práticas permanentes.

O desânimo é algo que temos que tomar cuidado para não se tornar em uma coisa corriqueira no dia a dia, por isso é fundamental se automotivar constantemente.

Mas o que é a automotivação? Ele é o ato de motivar-se a si mesmo, animar-se e encorajar-se para continuar com seus objetivos firmes, alinhados e contínuos.

  1. Aprenda a ser resiliente

A resiliência tem muito a ver com o último tópico sobre motivar-se. A resiliência é quando superamos ou conseguimos vencer uma etapa ou fase difícil na vida.

A vida humana é feita de dias e situações cíclicas que mudam o tempo todo, por isso é essencial se preparar para tudo e para aquilo que não der, buscar na automotivação motivos para se recuperar e começar de novo ainda melhor!

  1. Tenha Inteligência Emocional

Diante de tudo o que foi dito, um ponto muito importante é observar a inteligência emocional que você deve ter em relação as suas emoções, o que é também um desenvolvimento pessoal.

Pessoas muito tímidas desenvolvem-se pessoalmente quando desafiam sua timidez se expondo em um palco, por exemplo. Investir no seu emocional é, também, saber como lidar com conflitos e términos difíceis com sabedoria. 

  1. Busque conhecimento

Começamos com autoconhecimento, e finalizamos essas dicas aconselhando a você buscar conhecimento, sendo esse, promovido pela vida, pelas pessoas e através da educação.

Ler bons livros, ouvir uma música com uma letra rica, sair e conversar com amigos e até conhecer alguém novo, visitar museus e até mesmo observar pássaros e as belezas da natureza, são formas de obter conhecimento exterior.

Outro modo é através da educação, buscando cursos que estimulem a continuar aprendendo, seja sobre uma profissão ou algo que enxerga como um hobby na vida. 

O desenvolvimento pessoal não é apenas crescimento material, ou seja, com foco no profissional, mas um conjunto de um todo que também foca no afetivo e mental.

Para entender isso ainda mais, faça o curso de Desenvolvimento Pessoal. Nele, você aprenderá ferramentas de autoavaliação, big five, valores em ação, estilo de aprendizagem, checklist e muito mais.

Curso de nível básico, com carga horária de 30 horas e 27 aulas. Opção de certificado válido e aceito em todo país, além de tudo 100% online e gratuito.

Invista no seu desenvolvimento e matricule-se agora!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.