sistemas de gestão comercial

Uma empresa de sucesso deve focar na gestão comercial para ter sucesso a médio e longo prazo. 

Para uma empresa se dar bem no mercado, é fundamental uma gestão bem objetiva, com estratégias e táticas definidas e o uso de sistemas otimizados de negócios. 

Hoje em dia, as empresas perceberam que para gerenciar equipes em qualquer lugar do mundo e organizar processos de modo a obter os melhores resultados, o uso de técnicas e sistemas de gestão são indispensáveis. 

Muitos sistemas de otimização de negócios, como o Kanban, facilitam a visualização das demandas e faz com que tudo seja feito com mais rapidez e assertividade. 

Nesse artigo falaremos sobre 4 técnicas infalíveis de gestão comercial e sistemas que são excelentes e que podem otimizar e auxiliar seu negócio. 

Gestão Comercial: A importância dos sistemas de gestão para otimização de negócios

Segundo uma pesquisa feita pela empresa IDG Research Services e noticiada pelo portal Terra, pequenas e médias empresas americanas que usam sistemas de gestão comercial têm crescimento 35% maior que empresas que não utilizam esses sistemas. 

Somente com esse dado fica fácil entender por que é tão importante utilizar sistemas e técnicas que otimizam o trabalho e o tempo nas empresas. 

Mas, afinal, o que são essas técnicas ou sistemas de gestão? São métodos e até softwares que auxiliam no dia a dia empresarial, organizando todos os processos e agilizando-os, de modo que mais atividades sejam feitas em tempo hábil.

O maior objetivo dessas técnicas e sistemas e garantir que as equipes fiquem focadas e concluam atividades com o máximo de qualidade e economia de tempo.

Além disso, esses processos são fundamentais para garantir maior assertividade nas informações e obter melhores resultados junto com clientes. 

As técnicas e sistemas de gestão podem, inclusive, serem excelentes para o desenvolvimento pessoal e não apenas profissional, sendo vantajoso na vida como um todo.

A seguir, listaremos as 4 técnicas e os sistemas de uso de softwares que mais auxiliam na gestão comercial de uma empresa e garante sucesso para negócios de todos os tamanhos. 

4 técnicas e sistemas de gestão para otimização de negócios

Agora, falaremos sobre os sistemas e técnicas mais utilizados no mercado atual para otimizar processos e agilizar negócios de sucesso em gestão comercial:

  1. Sistema Kanban

O sistema Kanban utiliza cartões para determinar qual a etapa que as atividades estão dentro de um processo. 

Primeiro, o sistema começa um quadro onde devem estar os cartões que determinam o que tem para ser feito. 

No próximo quadro, deve ter os cartões que definem as atividades em andamento e por fim as atividades concluídas. 

Dessa maneira, fica fácil observar o que tem a ser feito, o que está sendo feito e o que já está pronto, garantindo mais agilidade no trabalho diário.

  1. Hierarquização das atividades- Matriz de Eisenhower

A matriz de Eisenhower ou hierarquização das atividades de gestão comercial, é um método de gestão baseado na citação do ex-presidente americano Dwight D. Eisenhower. 

Eisenhower disse: “Tenho dois tipos de problemas, o urgente e o importante. Os urgentes não são importantes, e os importantes nunca são urgentes.”

Com base nessa citação, o escritor americano Stephen Covey desenvolveu a Matriz de Eisenhower no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” em 1989.

Covey criou 4 quadrantes onde as atividades diárias devem ser divididas como urgentes e importantes, importantes, mas não urgentes, urgentes, mas não importantes e nem urgentes e nem importantes.

Dessa maneira, fica mais fácil visualizar e definir quais as tarefas exigem maior atenção, quais as que devem vir logo após pelo grau de importância e as que não precisam de tanta urgência. 

Dentro de uma empresa, essa regra é fundamental para determinar todas as atividades, de modo que a organização do fluxo de trabalho não atrapalhe. 

  1. Análise SWOT-FOFA em gestão comercial

Apesar de ser uma técnica de planejamento estratégico, com a finalidade de definir os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades de uma empresa, a Análise SWOT ou FOFA, em português, também otimiza e organiza as ideias na tomada de decisão. 

Quando uma empresa sabe quais são seus pontos positivos e negativos, não perderá tempo com atitudes ou investimentos de tempo e dinheiro em coisas que não surtirão efeito e para isso, essa técnica é muito necessária. 

  1. SCRUM

O SCRUM é uma metodologia ágil, que tem o objetivo de definir ciclos que podem durar 1 semana ou 4 semanas. 

Cada ciclo possui uma definição, sendo a primeira de reunião de metas, e diariamente pequenas reuniões para focar as atividades e assim agilizar os processos.

Todos esses métodos e sistemas são fáceis de desenvolver e implementar, inclusive em empresas de pequeno porte ou grande corporações. 

Importante frisar que todos os métodos podem ser utilizados em conjunto, mas o ideal é que apenas 2 deles estejam juntos, como o Kanban e a Matriz de Eisenhower, para não perder o foco, porém isso é apenas uma sugestão.

A seguir, mais algumas dicas bônus para organizar seu dia profissional em gestão comercial para que todos esses métodos funcionem. 

Dicas extras para gestão de sucesso

Além de todas as técnicas e sistemas descritos para você saber como gerir melhor seu negócio, confira algumas dicas extras fundamentais para eles darem certo com essas metodologias ágeis:

  • Cuidado com a procrastinação– Desperdiçar o seu tempo com coisas que não fazem parte do foco da empresa ou da atividade, pode tirar horas especiais para o sucesso do seu negócio.
  • Organize sua semana– A organização da sua semana é fundamental para garantir um dia a dia empresarial de maior sucesso e melhores resultados. 
  • Esteja pronto para imprevistos– Os imprevistos como ficar doente ou se atrasar para um evento são situações que podem acontecer, mas quanto mais planejado e focado estiver, saberá como delegar tarefas e ganhar tempo diante disso. 
  • Não pare de estudar e aprender– É fundamental que você esteja sempre aberto para aprender tudo relacionado ao seu negócio, desde as novidades e até repassar o que já sabe para reforçar esses ensinamentos. 

A educação é algo que nunca conseguirão tirar de você, por isso é essencial que você invista em aprender sempre e com qualidade. 

Hoje você aprendeu sobre os sistemas de gestão comercial e técnicas e uma das mais utilizadas hoje é o Sistema Kanban. 

Falamos um pouco sobre ele no tópico anterior, mas se quiser saber mais, faça o curso Sistema Kanban + Lean Seis Sigma

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.