Quando uma empresa quer escalar, é hora de investir no Growth Marketing, estratégia de marketing que tem por objetivo, acelerar empresas e garantir seu avanço sustentável.
Além de crescer, a empresa vê seus clientes como garotos-propaganda de sua marca, atraindo, retendo e fidelizando esses consumidores, satisfazendo seus desejos de modo que eles valorizem a marca, produtos e serviços aonde forem.
Desta maneira, entende-se que o Growth não é apenas uma tática marqueteira de vender algo e esquecer o cliente, mas torná-lo parte do processo desde o início, garantindo que essa relação não tenha fim.
Para isso, é preciso pensar fora da caixa, envolver e fidelizar o cliente de forma madura e consistente.
Para entender como isso funciona, confira nesse artigo tudo sobre Growth Marketing, como é e quais estratégias de sucesso.
Growth Marketing: O que é e como funciona?
O Growth Marketing é o crescimento escalável e acelerado de uma empresa e tem o foco em ações estratégicas que visam basicamente a atração e retenção de clientes.
A palavra Growth Marketing provém do inglês e significa crescimento, enquanto marketing significa mercado, comercialização ou mercadologia.
Logo, Growth Marketing significa crescimento de um mercado ou empresa, com avanço acelerado e consistente.
O objetivo do Growth Marketing é garantir que os clientes atraídos sejam retidos e motivados a ficarem sempre fiéis aos produtos ou serviços que sua empresa oferece.
Essa estratégia deve manter sempre os clientes ligados a marca, seja no boca a boca, falando bem dos produtos e serviços, seja utilizando constantemente ou trazendo outras pessoas para conhecê-la, sendo este o maior propósito.
As estratégias são variadas e abrangem vários profissionais, já que não é uma tática única ou limitada a apenas um plano estratégico específico.
Deste modo, entende-se que o Growth Marketing são os esforços da empresa em prol de um crescimento sustentável e dedicado unicamente em atender com qualidade aos clientes. A seguir, veremos as estratégias mais utilizadas para isso.
Quais as estratégias mais utilizadas no Growth Marketing?
Para garantir que o Growth Marketing traga os resultados esperados, são utilizadas uma gama de estratégias diferenciadas e específicas. Confira algumas delas dentre as mais utilizadas:
- Experiências personalizadas
Uma das estratégias mais utilizadas e antigas é a personalização de serviços e produtos.
Um cliente quando recebe um e-mail com seu nome destacado, com descontos ou cupons exclusivos, tem maior chance de fechar uma compra do que aquele que não utiliza aquela marca.
- Marketing de conteúdo
O foco aqui é produzir conteúdo, seja escrito, vídeos, sons ou qualquer outro tipo de produção para atrair e fidelizar clientes.
Um exemplo são vídeos exclusivos para membros em canais no YouTube ou e-books para assinantes recorrentes.
- Contato através das redes sociais
Se sua empresa não tem uma rede social, está perdendo tempo e dinheiro, já que através delas é possível mostrar os produtos e serviços que trabalha, além de interagir com os clientes.
Através dessa abordagem, fica fácil até mesmo para fazer pesquisas com clientes, entendendo melhor seu comportamento e oferecendo exatamente o que querem.
- Automação de processos
Este é um recurso não tão novo, mas que tem sido potencializado pelas IA. A automação de processos garante que todo o contato com os clientes seja feito em vários canais ao mesmo tempo, enquanto entrega produtos e serviços com excelência.
Todas as estratégias citadas, quando bem-feitas, podem potencializar a relação da empresa com os clientes com mais eficiência, estreitando o relacionamento. Entenda como fidelizar esses clientes, no próximo tópico.
Como fidelizar clientes e escalar negócios com Growth Marketing? 4 dicas
Para colocar as estratégias descritas de Growth Marketing em prática, é preciso seguir alguns pontos fundamentais:
- Defina seu público-alvo e persona
Primeiramente, para definir com exatidão uma estratégia certeira de Growth Marketing, é necessário saber qual o público-alvo e a persona.
Público-alvo são as pessoas que se alinham ao seu produto e que tem as necessidades atendidas.
Por exemplo, um mecânico de carros, irá buscar produtos como ferramentas e acessórios para carros, assim como uma costureira sempre se interessará por linhas, agulhas e tecidos, pois fazem parte de sua profissão.
Já a persona é uma definição ainda mais clara de quem é esse tipo de público, ou seja, cria-se um perfil da pessoa, como exemplo, o mecânico, um homem entre 35 e 55 anos, apaixonado por carros ou a costureira, uma mulher de 45 ou 50 anos que gosta de moda e criar modelos de roupas.
Essas duas maneiras estratégicas de definição de público e persona, ajudam muito a atender cada público, principalmente para produtos e serviços diversos, oferecendo somente o que eles realmente querem e precisam.
- Determine onde divulgará seus anúncios
Com o perfil e público definido, ficará mais fácil saber onde os anúncios devem ser feitos.
Se o público não é muito de redes sociais, aí a dica é investir mais em anúncios físicos ou em sites e blogs.
Se beneficie com o SEO– Search Engine Optimization, ou seja, otimização de motores de busca, que irão destacar as melhores palavras-chave e irão levar seus clientes para os anúncios.
- Analise os dados obtidos e mude o que for preciso
Com todas as informações anteriores, faça uma análise de todos os dados e veja se as estratégias que estão sendo utilizadas estão corretas ou precisam de alguns ajustes.
Entenda que haverá momentos que será preciso modificar ideias e tudo em prol de atingir o objetivo inicial.
- Não deixe de estudar seus clientes
Essa é uma dica de ouro, já que depois que um cliente está ganho, muitas empresas tendem a deixá-lo de lado, não investindo mais como se fosse apenas um potencial.
Lembre-se que é mais barato manter um cliente do que dispor esforços sobre novos, por isso, invista em dar mais qualidade, preço especial e mimos que façam seus clientes ainda mais fiéis a seu produto ou serviço.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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