Organização e Produtividade

Especializado em organizar espaços, o Personal Organizer é um profissional que faz a disposição de itens em um ambiente buscando a funcionalidade do lugar.

Este é um profissional necessário para pessoas que possuem muitos itens como roupas e móveis e não sabem como aproveitar melhor seus espaços, inclusive, sabendo a hora de doar ou vender o que não é mais importante. 

Seu trabalho é trazer ordem ao cotidiano dos clientes, principalmente para aqueles que não tem tempo para fazer a limpeza e mudança de objetos quando é preciso. 

Além de casas, esse trabalhador pode atender outros ambientes como consultórios, agências e escritórios. 

Para entender melhor como é essa profissão, hoje falaremos sobre Personal Organizer, o que é e como se preparar para trabalhar na área. 

O que é Personal Organizer?

Um Personal Organizer é um profissional que trabalha para promover a melhor disposição de espaços e objetos em um ambiente, tornando mais funcional.

Este profissional começou a ser tornar conhecido na década de 1980 nos Estados Unidos e no Brasil apenas nos anos 2000. 

Em 1983, um grupo de mulheres fundou a Association of Professional Organizers (APO), uma associação especializada no serviço para residências e empresas na arte de organizar e tornar espaços mais funcionais. 

No Brasil, em 2014 foi fundada a ANPOP- Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade, com foco total na organização de espaços. 

A organização de espaço é fundamental para garantir melhoria da circulação, o encontro mais fácil de documentos e objetos, além de tornar um ambiente mais minimalista e arrumado. 

O Personal Organizer é de extrema importância para os dias atuais e a seguir, veremos seus principais benefícios e vantagens na contratação.       

Benefícios de contratar um Personal Organizer?

O Personal Organizer é um profissional que melhora significativamente a organização de um ambiente, como:

Otimização de espaços 

Um dos grandes benefícios que o profissional Personal Organizer traz para um ambiente é torná-lo mais funcional e aberto, com melhoria na localização e disposição de objetos em menos tempo.

Além disso, os profissionais utilizam sistemas de organização inteligente que auxiliam os clientes na hora de encontrar seus itens como objetos ou documentos. 

Mais bem-estar e menos estresse aos clientes

A ciência já provou através de estudos que um ambiente bagunçado pode provocar estresse e piorar a condição de saúde mental de pessoas em crise de transtorno de depressão ou ansiedade. 

Com um ambiente mais limpo e organizado, a um aumento do bem-estar emocional e alívio de sentimentos negativos, dando a pessoa mais relaxamento e tranquilidade. 

Aumento da produtividade

Ambientes organizados dão a sensação de bem-estar e se tornam mais fáceis de obter concentração e logo, ser mais produtivo.

Seja para estudos ou trabalho em casa e mesmo em um escritório, um espaço mais limpo e livre garante foco nas tarefas e menos distrações, garantindo que tenhamos mais energia nas atividades.

Personalização do espaço

Um dos pontos vantajosos do Personal Organizer é que ele faz um estudo do espaço e do gosto e personalidade dos seus clientes, de modo a desenhar a organização do ambiente conforme as necessidades dos moradores. 

Para empresas, o profissional busca padronizar a organização de documentos e do mobiliário e objetos, para ter um ambiente mais eficiente e minimalista para os profissionais que irão trabalhar ali. 

Melhoria na gestão financeira pessoal e empresarial

Uma casa organizada pode evitar a compra de novos itens sem necessidade e ajudar o morador a economizar. 

Em empresas, o gasto com papel e outros objetos como a mobília, pode ser mais econômico se aliado com o serviço de um profissional de organização que fará com que móveis possam ser reaproveitados.

Espaços mais bem aproveitados 

Independente do tipo de espaço, se pequeno ou grande, é preciso saber como aproveitá-lo em sua totalidade.

Quando é pequeno, é importante que haja muitas gavetas e armários, algo que o Personal pode sugerir e auxiliar o cliente na busca de um design de interiores que crie mobiliário funcional. 

Em espaços grandes, o profissional terá mais oportunidade de aproveitamento até mesmo com caixas, prateleiras e mesas. 

Descarte de inutilidades

Uma das coisas mais comuns é a compra de roupas ou objetos que o uso será uma única vez ou até mesmo nenhuma. Nesses casos, o melhor é doar ou vender quando existe valorização do item.

O profissional no dia a dia de trabalho, faz uma varredura de tudo que a casa ou empresa possui para ser organizado e analisa em conjunto com o cliente para saber o que deve ser mantido, guardado e o que pode ser doado, vendido ou mesmo descartado permanentemente. 

Este é um serviço que promove a qualidade de vida como um todo para pessoas em residências ou empresas e tem sido cada vez mais popular e necessário.

Para começar a atender como Personal Organizer, confira no próximo tópico e onde estudar para iniciar no ramo profissional. 

Personal Organizer, formação, salário e informações profissionais

Para se tornar em um profissional Personal Organizer é preciso ter curso profissionalizante e a modalidade de estudo é presencial, com 40 horas de carga horária. 

Eis uma das vantagens de trabalhar na profissão, que oferece formação rápida para entrar no mercado em menor tempo. 

O salário médio de um profissional da área é de R$ 80,00 a R$ 300,00 por hora trabalhada. 

Além das residências, o Personal Organizer trabalha no mundo corporativo organizando escritórios, arquivos e agências, além de consultórios e estúdios. 

Essa é uma ótima chance de você começar nessa carreira e entrar rapidamente no mercado empreendendo ou trabalhando em empresas especializadas em organização de ambientes, de decoração e arquitetura. 

Para começar sua formação, faça o curso de Personal Organizer. Curso de 40 horas de carga horária, nível básico e com todo conteúdo necessário para você começar a organizar qualquer espaço com funcionalidade e elegância. 

São 21 aulas com conteúdo como fundamento da organização, técnicas de organização de espaços, marketing e divulgação de serviços e muito mais!

Curso com opção de certificado e gratuito! Alcance agora seus objetivos e matricule-se!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.