argumentação acadêmica sólida no PIM

Você sabe o que é o Projeto Integrado Multidisciplinar? É um trabalho acadêmico com objetivos específicos. Aprender como fazer um PIM é essencial, já que o PIM Unip é um dos tipos de trabalho acadêmico exigidos na faculdade. E como estruturar a argumentação desse material? É o que você verá nesse artigo. Acompanhe e entenda como fazer uma argumentação sólida para melhorar seu potencial acadêmico.

O que caracteriza uma argumentação acadêmica forte

Uma argumentação acadêmica forte é marcada por uma linha de raciocínio lógica, com base em fontes confiáveis que servem como fundamento das ideias apresentadas. Além disso, outra característica dessa argumentação é a exposição de informações de maneira clara e coesa, que proporciona uma leitura fluida ao leitor que acompanha o texto.

Portanto, um projeto integrado multidisciplinar deve ser elaborado com evidências sólidas e contextualizadas, de modo que comprovem a veracidade do que está sendo afirmado. Isso significa dizer que a exposição de um texto persuasivo só tem qualidade quando utiliza uma abordagem bem fundamentada, com referências renomadas, evidenciando a importância do assunto que está sendo exposto.

Para construir uma argumentação sólida, é preciso que o autor saiba a diferença entre opinião e argumento. A opinião é uma expressão pessoal que apresenta um ponto de vista, não precisa ser apoiado em evidências e por isso se limita a uma exposição de um ponto de vista sem base sólida.

Já a argumentação deve ser apresentada com dados, referência de autores renomados no assunto, além de apresentar evidências que justifiquem as afirmações apresentadas. Por isso, demanda de um raciocínio mais complexo que busque convencer o leitor sobre o que está sendo afirmado.

Desse modo, uma argumentação acadêmica tem a capacidade de apresentar uma ideia, com fundamentação que consolida a afirmação, capaz de persuadir o leitor, desde que seja estruturado com coesão e coerência. 

Como construir uma linha de raciocínio lógica no PIM

A construção de uma linha lógica de raciocínio ao elaborar um projeto integrado multidisciplinar deve seguir alguns passos que apresentamos a seguir:

  1. Organize as ideias: comece a escrever um esqueleto do seu projeto integrado para desdobrar cada parte que será apresentada;
  2. Defina o problema: um trabalho acadêmico deve ser elaborado a partir de um problema. Defina qual será discutido no seu projeto integrado multidisciplinar;
  3. Causas e efeitos: pesquise a fundo sobre o problema, realizando diagnóstico da situação. Você deve demonstrar com dados, exemplos, evidências, quais são as causas e efeitos do problema;
  4. Defina um plano de ação: desenvolva uma solução e utilize teorias consolidadas para fundamentar. Demonstre estratégias para solução do problema;
  5. Escreva: separe a estrutura de cada tópico que será apresentado e comece o seu processo de escrita. O ideal é separar um tempo para definir quais serão os autores e materiais que fundamentam o seu trabalho;
  6. Revise: após concluir, faça a leitura de todo o material para corrigir o que for necessário.

Tipos de argumentação usados em trabalhos acadêmicos

Um artigo publicado pela Revista Letras afirma que o discurso acadêmico é argumentativo, pois os estudantes defendem ideias centrais na construção de trabalhos científicos. Mas a argumentação utilizada pode ser utilizando o método dedutivo ou indutivo. Ademais, pode ser com base em dados e fatos ou argumentação por analogia. Veja como cada uma pode ser utilizada:

  • Argumento dedutivo: tem a finalidade de chegar a conclusões específicas partindo de uma premissa universal, para chegar a uma conclusão mais específica. Normalmente utilizada na área das ciências exatas;
  • Argumento indutivo: ao contrário do dedutivo, aqui as observações específicas são feitas para tentar chegar a uma conclusão geral. Mais utilizada nas ciências naturais e sociais;
  • Argumentação baseada em dados e fatos: informações qualitativas e quantitativas são colhidas por meio de análises estatísticas e empíricas para sustentar uma ideia formada;
  • Argumentação por analogia: é feita por meio de comparação de dois fatos em contextos diversos, mas que tem características semelhantes. Serve para reforçar ou ilustrar pontos de vista, especialmente para tornar conceitos complexos mais compreensíveis.

Erros comuns na argumentação do PIM e como evitá-los

Entre os principais erros cometidos ao elaborar um PIM, está a generalização, que é limitar a sua ideia, generalizando informações. Veja a seguir como é possível evitar esse e outros erros comuns:

  • Não apresente excesso de generalização: sempre que chegar a uma conclusão, busque questionar cada detalhe, evitando ideias amplas a partir de uma visão simples e limitada. Aprofunde suas ideias;
  • Evite falácias mesmo que façam sentido: é comum que muitas pessoas utilizem a ofensa para defender sua ideia ou apresentem uma informação que não seja verdadeira, mas que muitos acreditam ser. As falácias lógicas não fazem parte de uma boa argumentação do PIM;
  • Utilize o máximo de evidências: a falta de evidências também é um problema, pois prejudica a defesa das suas ideias. Portanto, utilize fontes confiáveis, dados que comprovem suas afirmações, evitando que sua argumentação seja considerada uma mera afirmação;
  • Escreva com uma linguagem acessível: embora o universo acadêmico exija uma escrita rebuscada, isso não significa dizer que o estudante vai escrever sua redação de maneira inacessível. Torne sua linguagem clara para o universo da faculdade, mas também permitindo que públicos diversos consigam interpretar o seu material;
  • Peça orientação: não pedir ajuda a um professor por vergonha ou medo nunca é uma boa alternativa. Na faculdade, os orientadores estão aptos a auxiliar na produção acadêmica, portanto, é fundamental ter esse apoio durante a construção do PIM.

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A importância da argumentação na vida acadêmica e profissional

A argumentação é fundamental durante a vida acadêmica, mas também para o desenvolvimento profissional. Na faculdade é através da argumentação que os trabalhos acadêmicos são construídos. Essa forma de elaborar trabalhos prepara o profissional desenvolvendo habilidades que auxiliam na resolução de problemas, defesa de ideias, além de contribuir para a construção do conhecimento.

É através das habilidades argumentativas que um estudante consegue fundamentar suas ideias com base não em ideias pessoais, mas em dados científicos, ideias de autores bem conhecidos sobre esse assunto, a fim de conferir credibilidade às informações que expõe, seja no trabalho escrito ou em uma apresentação oral.

Uma das maneiras de melhorar essa habilidade é ler diversos materiais, artigos acadêmicos, redação, resumos, para se familiarizar com a escrita acadêmica. Mas fazer a leitura de outros materiais também vai ajudar a enriquecer o vocabulário e desenvolver o conhecimento de mundo.

Com a evolução digital, essa ideia de boa formação argumentativa também deve ser considerada, pois amplia as possibilidades do estudante enquanto profissional. Isso porque, hoje, é possível que os estudantes participem de cursos, palestras e até mesmo apresentem seus trabalhos acadêmicos.

É o que nos mostra o artigo Reverbico, que defende o marketing na internet como uma ferramenta poderosa para estudantes que pretendem explorar oportunidades online, por meio de conexão com pessoas de diversos lugares. 

Portanto, é fundamental que tais habilidades argumentativas sejam desenvolvidas, para que o estudante torne-se um profissional de excelência capaz de defender suas ideias de maneira fundamentada e sólida.

Conclusão 

Uma argumentação acadêmica bem consolidada é fundamental para desenvolver um PIM, como também uma redação e outros diversos trabalhos acadêmicos. Desenvolver essa habilidade permite que o estudante apresente suas ideias com clareza, de forma lógica e com base em evidência. Isso melhora o desempenho acadêmico, mas também proporciona ao estudante uma série de oportunidades no mundo profissional.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.