Marketing Político

No atual cenário político mundial, o marketing político tem sido vital para garantir o engajamento dos candidatos nas redes sociais e evidenciar sua autenticidade.

A construção de uma imagem presente nas plataformas digitais, estabelece uma conexão mais rápida e estreita com o eleitorado.

A era digital tem transformado a forma como as pessoas pesquisam e conhecem produtos e serviços e isso tem se estendido para outros nichos como é o caso do mundo político. 

E para fazer a navegação eficaz na internet, é importante que os candidatos a cargos públicos adotem estratégias que promovam não só sua imagem de forma positiva, mas garanta conteúdo relevante, interação e o acesso do povo a solução dos problemas da comunidade. 

Conheça o que é e como funciona o Marketing Político, a forma como ele deve ser implementado e como fortalecer e promover a imagem do candidato para conquistar e ser um bom político na gestão pública. Confira.

O que é marketing político e como funciona?

O marketing político é um instrumento utilizado por partidos políticos e candidatos para divulgar informações sobre a chapa e as propostas do candidato para possíveis eleitores.

É através do marketing político bem-feito que candidatos são conhecidos e podem divulgar seus feitos, além de garantir confiança e respeito das pessoas e obter uma oportunidade nos órgãos públicos. 

E para conquistar votos não basta apenas ser conhecido, o candidato deve ser ousado e explorar todas as formas de divulgação e informar a seu eleitorado o que já fez ou o que pretende fazer pela população.

Políticos iniciantes podem se beneficiar e muito com o marketing político, atingindo uma divulgação muito superior ao esperado do marketing tradicional.

Existe dois tipos de marketing: o tradicional e o digital. O marketing tradicional utiliza meios estratégicos offline como anúncios em outdoors, em jornais, revistas e na TV ou no rádio e, também, através de telemarketing.

O marketing político tradicional ainda é muito eficaz, principalmente em pequenos municípios e comunidades onde a divulgação é restrita a região. 

O marketing digital usa meios digitais online para divulgação de anúncios como e-mail marketing, redes sociais, blogs, sites e podcasts. 

Atualmente é o meio de maior alcance e pode ser usado tanto por políticos iniciantes, políticos regionais como vereadores e prefeitos e principalmente candidatos mais experientes e na disputa de cargos mais elevados como de governadores, senadores e presidente. 

A divulgação através do marketing digital é muito mais abrangente e melhor de mensuração, além disso, existem recursos estratégicos que auxiliam na forma como esses anúncios chegam ao público-alvo como SEO, PPC e tráfego pago.

As redes sociais têm sido um dos canais mais utilizados no marketing político e influencia 45% da população, segundo uma pesquisa da DataSenado, Instituto ligado ao Senado brasileiro em conjunto com a Câmara dos Deputados em Brasília.

Mas como usar as redes sociais corretamente para atingir o eleitorado necessário para vencer uma eleição? Confira como a seguir.

4 práticas para engajar com marketing político nas redes sociais

Com as plataformas digitais sendo um veículo cada vez mais importantes nas estratégias de marketing político, é preciso saber como explorar e aproveitar ao máximo para promover visibilidade e conexão com os eleitores. Veja como com essas X práticas:

  1. Defina qual será a mensagem principal

Antes começar a estratégia de comunicação, é preciso estabelecer quais serão os valores e propostas mais importantes para serem abordados com o público.

Entenda que essa mensagem deverá refletir seu perfil e enaltecer sua autenticidade e personalidade na construção da imagem com o eleitorado.

  1. Use as redes sociais de forma estratégica 

Ferramentas poderosas e eficazes no alcance e engajamento do eleitorado atualmente, as redes sociais devem ser exploradas conforme a forma de abordagem de cada rede. 

Use Facebook, Twitter, Tik Tok e Instagram no compartilhamento do conteúdo relevante, mas tenha o cuidado de segmentá-lo conforme a proposta da rede social. 

Por exemplo, no Twitter, a temática é voltada a pequenos posts escritos, então use palavras fortes de efeito que causem impacto. Já no Tik Tok, o foco são vídeos curtos, então tenha um roteiro que mostre em 1 minuto, as principais propostas para eleição. 

Cada plataforma tem sua particularidade e você deve adaptar o conteúdo e tom de voz de acordo com essas mudanças. 

  1. Interaja com seus eleitores 

Engajar não é apenas ganhar curtidas e compartilhamentos, mas responder comentários e ouvir o povo, os possíveis eleitores. 

Realize lives com perguntas e respostas ao vivo, além de enquetes dentre outros formatos que garantam um diálogo aberto e estreito com a população. 

Além de melhorar o engajamento, se vencer a eleição, terá um norte a seguir em prol desses eleitores. 

  1. Monitore e faça alterações e adaptações na estratégia sempre que necessário 

Analise o tempo todo como anda as estratégias vigentes e quando necessário faça mudanças e adaptações. 

Use novas ferramentas, explore mais recursos das redes sociais e abandone práticas que não estejam surtindo efeito. Esteja atento a tudo para saber quando agir. 

Implementar tais práticas é uma construção gradual, mas estimulante, onde além de resultados, dará ao candidato uma visão clara das necessidades da população e quais serão seus desafios na gestão pública.

Para auxiliar nesse processo, é vital ter um profissional especializado no marketing político, que saiba como engajar e garantir a autenticidade do candidato, utilizando as redes sociais para crescer e conquistar votos. 

Para começar nesse mercado, confira a seguir tudo o que é preciso para auxiliar candidatos em sua trajetória política.

Curso de Marketing político

O sucesso no marketing político digital não é apenas números de seguidores, curtidas e comentários, mas à qualidade da ligação e conexão estabelecida com o eleitorado. 

Para engajar nas redes sociais, é preciso conhecimento e saber quais os posts, vídeos e a forma de abordagem correta e para isso, faça o curso Marketing Político.

Neste curso, você aprenderá como favorecer candidatos no ambiente digital e atingir mais eleitores, aumentando a chance de eleger um político e garantir o crescimento da democracia. 

Curso de nível básico com carga horária de 30 horas. São 45 aulas e opção de certificado válido e reconhecido em todo território nacional. Matricule-se e alcance seus objetivos políticos e profissionais!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.