O Brasil é o país da desigualdade. Pesquisas mostram que as 10% de pessoas mais ricas no país, ganham quase 59% de toda renda nacional, sendo que o 50% mais pobres, recebem 29 vezes menos que os mais ricos.
Mas não é só aqui que esse é um problema, mas em todo globo. Para se ter uma ideia, a renda das 50% pessoas mais pobres é apenas a metade do que era há mais de 100 anos.
Saúde, educação, segurança, são situações que se revelam grotescas e destroem sociedades, e por isso, a Assistência Social é tão importante, principalmente no Brasil.
Por aqui, a partir de 1930 o Serviço Social se tornou conhecido, com as primeiras escolas especializadas em oferecer auxílio as pessoas de baixa renda e mudar a realidade do país.
Hoje, ser Assistente Social é sinônimo de militar por um propósito, de ver o Brasil ser mais igualitário, com equidade e respeito a sua população.
Para se tornar um profissional da área, é preciso muita dedicação, estudo e empatia. Confira todas as informações necessárias para começar na carreira.
Qual a história da Assistência Social e o que faz o Assistente Social?
A Assistência Social se tornou mais conhecida a partir do século XX, porém, sua história é ainda mais antiga.
Na Roma e Grécia antiga, o cuidado com as pessoas mais pobres e a sociedade, oferecendo recursos como educação e saúde, já eram pensados, tanto que muitas das leis da época buscavam benefícios para sociedade.
Nos últimos 100 anos o Serviço Social se tornou mais popular, principalmente depois da Segunda Guerra mundial.
Foi depois de 1945, com o aparecimento da ONU e os Direitos Humanos, que o Serviço Social se consolidou.
No Brasil, a profissão foi regulamentada a partir do ano de 1952 e o profissional capacitado para atuar é conhecido como Assistente Social.
O Assistente Social tem a função de implementar políticas públicas em benefício aos cidadãos relacionadas aos seguintes temas:
- Mais segurança;
- Acesso a saúde de qualidade;
- Oportunidades profissionais;
- Serviços públicos em geral.
Todas as pessoas, independente de cor, gênero e idade podem ser beneficiados pelo auxílio deste profissional.
Onde o Assistente Social trabalha, salários e atribuições
Dentre as atribuições que esse profissional precisa atuar no seu dia a dia, estão as seguintes obrigações:
- Orientar pessoas e familiares, além da comunidade que está inserido;
- Criar planos e implementar ações;
- Coordenar recursos sociais;
- Analisar e executar políticas públicas;
- Garante a conformidade e realização de direitos, entre outros.
O Assistente Social pode atuar em ONGs- Organizações não-governamentais, hospitais, escolas e abrigos, seja na iniciativa privada ou em setores públicos, através de concurso.
Instituições como prisões, órgãos do governo e centros de saúde, como clínicas para dependentes químicos, também fazem parte dos ambientes que este profissional pode atuar.
O salário médio da profissão é de R$ 2.975,84. O profissional pode começar na carreira através de cursos online e passando posteriormente para cursos técnicos.
A graduação dura 4 anos e o profissional pode fazer pós de 2 anos. As profissões relacionadas são a Psicologia e Sociologia.
Mercado atual do Serviço Social
O Serviço Social cresceu muito, principalmente depois da pandemia, que acabou abrindo novos caminhos para a assistência de pessoas mais vulneráveis.
Novas moradias, recursos de saúde que antes eram comuns para pessoas com maior poder aquisitivo e oportunidades de trabalho, são alguns exemplos de como o mercado está mais amplo para esses profissionais.
Apesar de ser um mercado interessante, não é qualquer pessoa que está capacitada para atuar no setor.
O primeiro ponto, é que o estudante em Serviço Social deve ser uma pessoa a frente de seu tempo, com vontade de ajudar as pessoas e empatia, buscando a justiça e benefício do outro.
Além disso, o profissional deve continuar seu aprendizado contínuo, sempre se atualizando para estar qualificado para o mercado.
Dicas para ser um Assistente Social de sucesso
Agora que você conhece um pouco mais sobre o Serviço Social, confira algumas dicas para atuar nesse setor:
- Seja comunicativo e aprenda a falar em público
O Assistente Social deve saber como se comunicar com as pessoas e sua comunidade, buscando ser ouvido pelo poder público e trazer para a população as melhorias esperadas.
É vital saber como falar com as famílias, ter ideias e ser uma voz para os grupos minoritários.
Se você tem timidez e quer ser um Assistente Social, indicamos o curso que te ajudará a ser mais comunicativo e saber formar frases e ideias consistentes.
- Seja um conhecedor da lei
Não, você não precisa se tornar um advogado, mas tem a obrigação de conhecer as principais leis da constituição, dos direitos humanos e das principais cartilhas como o Estatuto da criança e adolescente.
Isto significa que conhecendo as leis, saberá até onde pode atuar, o que é legal ou não e como orientar as pessoas quanto a seus direitos e deveres.
- Se coloque no lugar das pessoas
É fundamental gostar de pessoas e se colocar no lugar delas, pois somente assim você saberá como ajudá-las.
Sinta a dor, vá até os locais, observe com os próprios olhos as situações relatadas, pois somente dessa forma, com a razão e emoção em equilíbrio, dará o auxílio adequado.
Curso de Introdução ao Sistema Único de Assistência Social grátis online da Unova Cursos
O Serviço Social deve dar auxílio e segurança as pessoas, garantindo qualidade de vida e acesso aos programas do governo e oportunidades para uma vida melhor.
O curso Introdução ao Sistema único de Assistência Social, é perfeito para você que enxerga na profissão, a chance de entrar no mercado de trabalho e ajudar pessoas a construírem uma vida mais digna.
Curso com carga horária de 10 horas e 8 aulas de estudo. Aprenda a história da Assistência Social, CRAS/CREAS/Centro POP/Centro-Dia, Abordagem Social e muito mais.
Todos os nossos cursos possuem certificado válido e aceito em todo país, para os melhores processos seletivos e concursos públicos.
Curso gratuito e online. Estude de onde quiser e invista em você. Matricule-se!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor