marketing digital

O marketing digital é uma estratégia que tem gerado resultados grandes e positivos para as empresas.

Esse tipo inovador de marketing tem como característica alcançar muito mais pessoas do que o marketing comum.

Desse modo, projetando o seu negócio a um alcance bem maior e facilitando o relacionamento entre empresa e cliente.

Se você já ouvir falar sobre esse modelo de marketing mas ainda não se convenceu de implantar essa estratégia no seu negócio, confira a seguir algumas razões importantes pelas quais você pode estar deixando grandes oportunidades passarem.

marketing digital o que é

Afinal, o que é o marketing digital?

Marketing digital é basicamente todas as estratégias e planejamentos do marketing, executados por meio de ferramentas digitais.

O objetivo do marketing é tornar um produto, serviço, pessoa ou ideia mais vendável, ou seja, mais próximo do consumidor, e no digital, isso é feito utilizando as tecnologias que a internet proporciona.

– Marketing digital x Marketing tradicional

Podemos dizer que o modelo digital do marketing é uma evolução natural do marketing tradicional, porém ambos coexistem.

Na verdade, o digital vai utilizar as bases técnicas já estabelecidas no tradicional e executar as ações por meio das ferramentas digitais, principalmente na internet que é onde estão as maiores oportunidades.

Na prática, para fazer o marketing online é preciso entender bem os conceitos do tradicional, pois um não existe sem o outro.

O que as empresas podem conquistar com o marketing digital?

Um atributo revolucionário que o marketing aplicado ao digital trouxe para o jogo é que ele democratizou as oportunidades para as empresas anunciarem e serem notadas, pois na internet há espaço para todos.

Algumas empresas surfaram nessa onda antes das outras e por isso conseguiram alavancar as suas vendas com e-commerce, mesmo assim, ainda hoje é possível começar um novo negócio e utilizar o marketing online para obter ótimos resultados.

O processo ideal é construir uma audiência online, e assim você tem uma base sólida para vender seus produtos e serviços. Sem falar que utilizando a internet, você não fica restrito apenas a sua vizinhança e pode vender para qualquer lugar do país, dependendo do seu tipo de produto, claro.

– Qual é o impacto do marketing digital nas empresas?

Não há como negar que o marketing digital, também chamado de marketing 4.0, revolucionou a forma como as empresas se comunicam com o seu público, e quem não aderiu acabou ficando para trás.

Até empresas que tradicionalmente atuavam apenas no mundo físico acabaram se rendendo eventualmente à internet e com isso expandiram os seus negócios.

Imagine que lugares ermos do Brasil onde não era viável abrir uma filial de uma Lojas Americanas por exemplo, a partir de ferramentas digitais como uma loja virtual, é possível vender para esses consumidores mesmo sem tem loja física nas redondezas.

marketing digital alavancar vendas

Por que investir em marketing digital?

Apesar da internet ser um potencializador do marketing digital, ele também funciona muito bem para produtos e serviços restritos ao mundo físico, pois é fato que nem toda empresa poderá ter um e-commerce, então, o marketing online serve como um canal de comunicação para levar as pessoas até você.

Principalmente utilizando as redes sociais é possível criar anúncios específicos para atingir o seu público alvo e você ainda pode direcionar para as redondezas do estabelecimento para que seja uma comunicação certeira.

E esses são apenas alguns exemplos do que o marketing 4.0 pode fazer pelas empresas, a seguir separamos outros benefícios incríveis para quem usa essa estratégia, confira:

– Estar onde os clientes estão

Um dos principais pontos importantes em investir em marketing na internet é bem simples de entender: se você deseja vender, você precisa ser visto!

E para ser visto, você precisa estar onde seus clientes estão. Mas como isso pode ser possível quando o seu público alvo é bem vasto? Através da internet!

Se o seu público alvo fosse, por exemplo, seus vizinhos, você poderia fazer um trabalho eficiente de forma física e presencial. Porém temos certeza de que não é esse o alcance que você quer, certo?

Para alcançar o maior número de clientes em potencial possível, não há estratégia melhor do que usar a tecnologia a favor do seu negócio.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e online, dificilmente alguém hoje em dia não conhece ou não faz parte do mundo da internet.

Pelo contrário, um número assustador de consumidores usa a internet para realizar pesquisas sobre produtos e serviços. Dependendo de opiniões e conteúdos que encontrarem, tomarão sua decisão final.

Por isso, é muito importante que sua empresa esteja visível para poder ser uma consideração para o seu cliente final.

– Mirando no público alvo

Se o seu negócio for vender produtos para consumidores, o que normalmente chamamos de B2C, você pode usar facilmente o marketing das redes sociais como Facebook, Instagram e mostrar seu produto para um público alvo específico. Por exemplo. Se você vende brinco, o facebook business permite você selecionar mulheres que gostam de bijuterias e impulsionar seu anúncio para elas.

Agora se o seu produto for algo para outras empresas, chamamos de B2B, é possível fazer marketing destinado para as empresas. Como? A cnpj.biz por exemplo fornece o serviço de venda de leads por meio de base de dados de empresas. Veja aqui mais detalhes.

Exemplo: Você vende rastreadores de jóias para joalherias, então você pode pedir para a cnpj.biz quando alguma nova empresa com o CNAE de joalheria for registrada, ela ficar sabendo do seu produto e te contatar para mais informações. Fantástico não? É uma forma eficaz de ficar à frente do seu concorrente.

marketing digital autoridade

– Ganhar autoridade

Através dessa visibilidade, seu negócio conquistará espaço e autoridade no mercado.

Para isso existem estratégias de marketing digital específicas, como marketing de conteúdo e práticas de SEO.

Ao investir nessa estratégia, é possível posicionar seu site, redes sociais e blog corporativo para as famosas respostas das buscas feitas na internet.

Ou seja, o cliente apresenta uma dúvida ou um problema, e a internet oferece os seus produtos ou serviços como uma possível solução.

Imagine só como isso pode impactar os seus lucros e o seu reconhecimento no mercado!

– Atrair e fidelizar

Além de atrair os clientes em potencial com essas estratégias de marketing aplicadas ao mundo online, também é possível investir na fidelização desses clientes.

Isso porque o marketing online ajuda na melhora do relacionamento entre empresa e cliente, estabelecendo uma conexão mais próxima e mais transparente.

Com o planejamento certo, você poderá saber mais sobre o seu público, descobrir necessidades que você possa suprir, manter contato e criar laços de fidelidade.

Além de somente oferecer produtos e serviços, você pode oferecer outras soluções e informações úteis para os clientes, o que aumentará a confiança e a afinidade entre o público e a imagem de sua empresa.

– Se posicionar sempre à frente

Tudo isso fará com que sua empresa esteja engajada e aquecida em relação à concorrência.

De uma coisa você precisa saber, os concorrentes de sua empresa provavelmente já estão usando e aproveitando os benefícios do marketing digital!

Por isso, se você deseja estar bem posicionado e não ficar para trás, investir nessa área é extremamente importante para o seu negócio.

Além disso, você poderá estar atento ao mercado e acompanhar novidades em primeira mão, para oferecer sempre qualidade e inovação aos seus clientes.

Conclusão

Que o marketing online é fundamental para sua empresa ficou claro, então, porque não se qualificar para aplicar os conceitos no seu dia a dia, não é mesmo?

Para isso, conte com a Unova Cursos, pois temos uma qualificação em marketing digital para você fazer sem sair de casa. Matricule-se e aprenda as técnicas que vão alavancar o faturamento da sua empresa.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.