O marketing digital é um dos mercados mais rentáveis da atualidade. Só em 2022, foram quase 15 bilhões de dólares movimentados só no Brasil.
Mas, afinal, qual o conceito do que é marketing digital? É um conjunto de estratégias que utilizam recursos através da internet, para impactar o público-alvo de empresas.
Além das vendas, o marketing digital visa estreitar o relacionamento dos clientes com os negócios, facilitando a fidelização e garantindo que a empresa esteja sempre atenta as necessidades de seu público.
Blogs e redes sociais são alguns dos canais mais utilizados, mas outras formas de estar próximo de seu público é tendo um e-commerce, criando um podcast ou fazendo vídeos para plataformas como o Youtube.
Se você está começando neste mercado e quer entender melhor como ele funciona, confira nossas dicas a seguir, inclusive, com ideias gratuitas para um início nesse mercado com economia.
- Use o poder das redes sociais
As redes sociais são uma ótima maneira de impulsionar seus negócios. Elas permitem que você se conecte com milhares, e até mesmo milhões, de potenciais clientes. Além disso, elas também permitem que você crie um relacionamento com esses clientes.
As mídias sociais têm um poder incrível para conectar pessoas, e uma ótima forma de promover seus negócios.
Não importa qual seja o seu produto ou serviço, você pode usar as mídias sociais para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.
- Coloque sua marca em tudo
Crie uma marca, uma logo que represente seu negócio. A identidade visual é fundamental para qualquer empresa.
A construção de marca é mais apenas do que uma logo, mas é o desenvolvimento das ideias e estratégias que sua empresa irá atacar para conquistar clientes.
- Crie uma landing page matadora
As landing pages se tornaram sites muito atrativos e perfeitos para pequenos negócios, já que em uma única página, você dá todas as informações importantes sobre seus produtos, serviços e valores, além de formas de contato.
As Páginas de resposta podem, por exemplo, serem páginas automáticas voltadas para divulgação e uma opção muito válida para vender sua marca ou produtos e serviços além das redes ou tráfego pago.
Crie seu próprio site adquirindo um domínio para seu negócio e contrate um profissional para dar vida a seu sonho digital.
- Crie um blog
O blog é uma das formas de tráfego orgânico mais barato e rentável do mercado do marketing digital.
Para se ter uma ideia, o SEO é hoje um dos meios mais investidos e com melhor retorno. Hoje, é a terceira forma de marketing de conteúdo mais utilizada, atrás apenas dos vídeos e e-books.
Através do SEO- Search Enginer Optimization, ou seja, a otimização para motores de busca como o Google, é possível criar palavras-chave e ganhar dinheiro vendendo produtos e serviços através do tráfego proveniente de bons posicionamentos nos buscadores.
Pense no blog como uma forma de diversificar seus modos de ganhar dinheiro online e uma das modalidades mais rentáveis a longo prazo do mercado.
- Invista em tráfego pago
O tráfego pago são anúncios sobre seu negócio que você pode fazer no Google e redes sociais.
Com pouco investimento, é possível ter sua marca anunciada em vários lugares diferentes e movimentando seus clientes, aumentando o tráfego do seu site, blog ou e-commerce.
Para que essa estratégia tenha um bom retorno, é legal ater a ela, redes sociais e blog, ou seja, em seu perfil, criar posts falando do seu negócio ou dos seus produtos e serviços, de modo explicativo, persuasivo e divertido.
Aqui também deve haver investimento em SEO, com otimização para redes sociais e não apenas blog, mas em vídeos e imagens, alcançando mais pessoas que se identifiquem com seu negócio.
- Incentive a interação com seus seguidores
Postagens nas redes sociais é uma das formas mais de marketing digital mais famosas desse mercado, é uma maneira gratuita de divulgar sua empresa e negócios, enquanto tem um relacionamento amigável com seus clientes.
Faça postagens que chame atenção de seus seguidores. Crie histórias inspiradoras, faça vídeos engraçados e conteúdo que gere visualizações.
Isso é incentivar a interação em suas redes e você pode promover seu negócio com segurança, enquanto deixa seus potenciais clientes entretidos.
- A importância de uma comunidade de pequenos negócios
Outra maneira de trabalhar no mercado do marketing digital é através de comunidades de pequenos negócios.
Nessas comunidades, algo parecido com marketplaces, você pode anunciar sua empresa e deixar catálogo de produtos, explicar algumas ações e trocar ideias com outros profissionais.
É uma ótima maneira de conhecer novos clientes ou parceiros e você pode encontrar esses grupos em redes sociais como o Facebook ou comunidades no WhatsApp e Telegram.
- Estar sempre atualizado
O mercado do marketing digital é um universo de possibilidades e todo dia algo novo começa e acontece.
Para não perder o fio da meada, a dica é nunca parar de estudar e estar sempre atualizado com o mercado, além de estudar todas as novas tecnologias e estar aberto para conhecer e testar recursos novos.
Para sua empresa fazer a diferença nesse nicho, é fundamental que você se arrisque e não abra mão da educação constante.
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O que achou das dicas desse post para começar no marketing digital? É um mercado que ainda tem muito a ser explorado, cabe a você aproveitar os nichos que aparecem todos os dias e se tornam ideias rentáveis incríveis.
Para entender como fazer essa exploração com sucesso e investir nesse mercado como empreendedor digital ou oferecer serviços para empresas, faça o curso Marketing Digital.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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