Com mais de 150% de crescimento nas vendas virtuais entre 2017 e 2022, os negócios online têm tido todo esse sucesso, impulsionado pelo marketing digital.
Pesquisas mostram que até 2027, o marketing digital deve crescem mais de 35%, com investimentos na cada dos 680 bilhões de dólares.
Isso mostra o quanto essas ações digitais são fundamentais para o sucesso de empresas, inclusive as de menor porte.
Anunciar produtos, serviços ou mesmo seu poder de influência na vida das pessoas, o marketing digital pode ser a melhor forma de promover-se e ganhar reconhecimento e muito dinheiro.
Se você sonha em abrir um negócio online, separamos 8 dicas para começar e usufruir ao máximo do que o Marketing digital tem a oferecer.
Marketing Digital: O que é e quais seus benefícios?
Conjunto de estratégias de comunicação, o Marketing Digital são ações voltadas especificamente ao meio digital.
Abrange táticas que atraem, engajam e convertem em audiência e vendas através de canais digitais.
Algumas das estratégias mais utilizadas no meio digital, são:
SEO (Search Engine Optimization) – O SEO é uma das estratégias mais utilizadas para fazer a otimização para mecanismos de busca.
Ela auxilia na melhora da visibilidade do site nos resultados do Google e facilita que leitores e clientes encontre as informações, os produtos e serviços que procuram.
Inbound Marketing – O Inbound faz a atração dos clientes por meio de conteúdo relevante em blogs, e-books e através de vídeos.
Redes Sociais – As redes sociais auxiliam criadores de conteúdo a interagirem com seu público.
As mais conhecidas são as plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, voltada para o mercado profissional.
E-mail Marketing – Envia mensagens diretas para leads e clientes por e-mail e pode ser uma forma eficiente de atrair novos clientes e fidelizar os que já tem.
Podcast – Através de um formato similar ao rádio, cria-se áudios e vídeos de entrevistas e bate-papos descontraídos sobre vários assuntos, enquanto promove produtos, serviços e atrai ouvintes.
Tráfego Pago – O tráfego pago é uma estratégia de anúncios que atraem visitantes e clientes com mais rapidez e pode ser feita em conjunto com as estratégias citadas.
Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é que ele não precisa de grandes investimentos financeiros.
Além disso, qualquer pessoa com um computador ou celular consegue colocar boa parte das ações em prática sozinho. Ele possui inúmeros benefícios, como:
- Alcance mundial;
- Você consegue direcionar seus nichos e segmentos com facilidade para cada público;
- Acompanha os resultados na hora, em tempo real;
- Resultados precisos, desde que as estratégias estejam bem definidas.
Mas como fazer o Marketing Digital funcionar? Em primeiro lugar, é preciso focar no planejamento, definindo quais as metas e objetivos para fazer a implementação correta.
Conteúdo relevante, otimizado e destinado para os veículos e canais certos, tendem a serem vistos e gerar a demanda que seu negócio digital precisa.
Para que o negócio ganhe visibilidade, é preciso que seja monitorada e analisada continuamente, pois as métricas que geram relatórios e os resultados da saúde do negócio e seu crescimento.
O empreendedor digital precisa estar atento o tempo todo para as mudanças do mercado e sempre ajustando suas ideias para o sucesso da empresa.
Como começar um negócio online com 8 dicas
Empolgante a ao mesmo assustador, a ideia de montar o próprio negócio é sempre um desafio repleto de novidades e oportunidades.
Se o seu sonho é empreender, que tal montar um negócio online? Separamos 10 dicas para você iniciá-lo com o pé direito agora:
- Defina primeiro seu nicho de mercado
Antes de tudo, identifique qual o público-alvo do seu negócio. Quem são seus potenciais clientes? O que eles precisam?
Escolher um nicho específico ajuda a direcionar suas estratégias e como abordar seus clientes esperados.
- Realize pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado é fundamental para você entender o mercado e as pessoas e assim, saber quem são seus concorrentes, as tendências e as necessidades do público.
Sabendo desses pontos, fica mais fácil moldar as ofertas, promoções e o diferencial do seu negócio.
- Escolha quais os produtos e serviços que venderá
Seja uma loja virtual, serviços de consultoria ou produtos físicos, defina o que você vai oferecer aos clientes.
Esse tópico é respondido geralmente com a pesquisa de mercado em dia, por isso considere a demanda, a viabilidade e o seu próprio interesse do negócio.
- Crie uma loja virtual e site
Se você optar por um e-commerce, escolha uma plataforma confiável para montar sua loja online. Aposte também em espaços em marketplaces, pois vale a pena.
Tenha um site também, um local específico que seja seu para que seus clientes também visitem e vejam outras informações e novidades.
- Construa sua marca forte
Tenha uma identidade visual com um nome sugestivo e marca forte. Uma boa marca cria conexões com os clientes e gera confiança entre vocês.
- Ofereça bom atendimento
O atendimento é fundamental para seu negócio vingar, por isso, responda as dúvidas, seja prestativo e mantenha uma comunicação transparente e amigável.
Clientes satisfeitos voltam sempre e indicam seu negócio para outras pessoas e essa ainda é a melhor propaganda do mundo: o boca a boca. Não perca essa chance!
- Tenha organização
Gerencie as finanças, tenha um estoque eficiente e crie processos mais otimizados.
Abuse da tecnologia ao seu favor utilizando ferramentas como planilhas e aplicativos, pois muitos são de graça, fáceis de usar e ajudam muito seu negócio.
- Persista, aprenda e se atualize
O mundo digital muda o tempo todo e você deve estar sempre a par de todas as novidades.
Entenda que dificuldades irão aparecer e as vezes você precisará se adaptar as mudanças, por isso, seja flexível e pense fora da caixa.
Nunca deixe de aprender. Estude, faça cursos e treinamentos, pois isso fará a grande diferença que seu negócio online de Marketing Digital precisa.
Curso de Marketing Digital
Com todas essas dicas e informações, ficou mais fácil iniciar uma nova empresa ou extensão do seu negócio que já existe.
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