Para construir e fortalecer sua marca, é preciso desenvolver todo branding de sua empresa, ou seja, a identidade dele junto ao mercado.
Branding é o processo de construir uma marca reconhecível para uma empresa ou produto e a maneira como seus clientes e o público em geral percebem você.
Ele envolve a criação de uma identidade visual consistente, que inclui logotipo, fontes e cores, bem como a definição da voz da marca e sua mensagem.
Para criar um branding eficaz, é importante começar definindo a visão, missão e valores dessa marca e os elementos base que o orientam.
Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes e nichados, em busca de diferenciais que são os pontos fortes que o fazem decidir entre a marca do seu negócio e o da concorrência.
Para fazer sua marca ter esse foco, separamos algumas dicas de como desenvolver seu branding e obter sucesso com seu público. Confira.
O que é branding?
Branding é a palavra marca em inglês e no mercado, é visto como a gestão de marca no mundo corporativo.
Qual a importância da gestão da marca de uma empresa ou de um produto? O branding ajuda construir a personalidade da sua marca e estabelecer uma conexão emocional com seus clientes.
É a gestão da marca que define a identidade visual como o logotipo, sua paleta de cores e as fontes utilizadas.
É através dele, também, que todo o material gráfico e de marketing e comunicações, incluindo seu site, mídias sociais, embalagens e publicidade são escolhidas.
Além disso, essa gestão define o tom de voz da sua marca e a mensagem que deseja passar ao seu público, utilizando a linguagem aceita por ele se conectando com suas necessidades.
6 Dicas para desenvolver o branding de sua empresa e tornar sua marca forte
O branding é uma das partes mais importantes de qualquer empresa. É a imagem que ela projeta em seu público e como ela é percebida por ele.
Quando bem construído, a marca aumenta sua credibilidade e criar fidelidade com seus clientes e vemos isso em muitas marcas de sucesso que possuem clientes fiéis.
Porém, para fazer um branding que dê certo, separamos algumas dicas para desenvolver uma identidade forte para uma empresa com sucesso:
- Conheça seu público
Conheça seu público-alvo. Quem são seus clientes ideais? O que eles querem? Quais são suas necessidades? Qual é a faixa etária deles? Qual é o gênero predominante?
Saber quem é seu público, ajudará na criação de uma identidade visual que atraia e se conecte com ele.
Conhecê-lo bem, será vital para criar uma estratégia de branding que ressoe e faça o sucesso esperado com essas pessoas, tornando admiradores em clientes de verdade.
- Defina a personalidade da marca
O branding de uma empresa é essencial para o sucesso do negócio. Ele é a representação da marca e deve ter uma estratégia que a diferencie dos concorrentes e crie um vínculo com seus clientes.
A personalidade da marca é a forma como a empresa se apresenta para o público e define a personalidade dela, refletindo os valores e princípios do negócio e equilibrada com o que seus clientes esperam dela.
Alguns exemplos de personalidades são: clássica, moderna, divertida, séria, entre outras. A personalidade deve ser coerente com a imagem que se quer transmitir.
- Crie uma identidade visual
A identidade visual é a representação visual da marca. Ela é composta por elementos como logotipo, cores, tipografia, efeitos e símbolos.
A identidade precisa ser a “cara” do seu negócio, tem que ter relação com sua área de atuação ou alguma representação que indique essa relação.
Um exemplo é a logo da Puma que utiliza um animal puma para retratá-la. Este animal além de veloz, é hábil em seus pulos e a marca é referência de esporte, principalmente de velocidade e saltos.
- Diferenciais
Ter uma marca parecida com a de todo mundo não é a melhor ideia, principalmente se seu produto preza a inovação.
Invista em uma identidade, tanto visual como de personalidade, que amplie os diferenciais também para sua marca, e não apenas aos produtos e serviços.
- Não tenha medo da concorrência
Seus concorrentes podem ser fortes, mas com uma gestão de marca brilhante, você pode se equiparar e até mesmo ultrapassá-los.
Um exemplo disso é o que aconteceu com a Yahoo e o Google. Nos anos 2000, a Yahoo era o maior buscador do mundo, mas o Google, mesmo pequeno, conseguiu superá-lo e hoje está em primeiro lugar, e muito de sua popularidade se deve a gestão de branding.
- Pesquisa de Mercado
Em seguida, é importante realizar pesquisas de mercado para entender seu público-alvo e como sua marca pode se conectar com eles.
A pesquisa de mercado faz a análise do que o público-alvo necessita ou deseja e com todas as informações em mãos, é mais fácil saber como criar uma estratégia segura e eficaz para atingi-lo.
Por exemplo, uma pesquisa determinou que 46% dos consumidores fiéis a marcas, esperam que elas tenham visão quanto a seu impacto na sociedade.
Isso significa que estes consumidores continuarão fiéis desde que sua marca defenda os interesses das minorias, seja responsável quanto ao meio ambiente e combatam preconceitos.
Por fim, é importante continuar construindo e fortalecendo sua marca ao longo do tempo, monitorando sua reputação online e ajustando as estratégias conforme necessário.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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