currículo profissional

O primeiro passo para fazer parte do mercado de trabalho é criar um currículo interessante, capaz de chamar a atenção dos recrutadores. Saber como escrever seu currículo profissional pode ser essencial para atingir essa meta.

A verdade é que não existe uma receita única para elaborar um currículo: assim como qualquer documento pessoal, ele varia de acordo com as características de cada candidato.

Entretanto, existem elementos que são interessantes de estar em um currículo, além de detalhes que funcionam como “truques” para chamar a atenção dos recrutadores.

Quer saber como escrever seu currículo profissional? Confira as dicas a seguir!

Faça um resumo profissional

Talvez você não conheça esse elemento, mas o resumo profissional pode ser uma ótima maneira interessante de se apresentar como candidato.

Isso porque, este é um espaço do currículo em que você dá ao recrutador uma visão geral sobre sua experiência profissional.

Itens como área de atuação, tempo de experiência no segmento, porte das empresas onde trabalhou e nível dos cargos exercidos costumam marcar presença no resumo profissional.

Como esse é um elemento que nem todos os candidatos colocam no currículo, ajuda a chamar a atenção dos recrutadores. Para não errar, confira um conteúdo sobre resumo profissional exemplo.

Seja sucinto

A verdade é que os recrutadores precisam lidar com dezenas de currículos todos os dias. Por conta disso, essas pessoas buscam praticidade – e isso inclui a quantidade e a qualidade das informações.

Nesse sentido, uma dica de como escrever seu currículo profissional é ser objetivo. Por mais que você tenha muita experiência, tente sempre sintetizar o conteúdo em até duas páginas, sendo que o ideal é somente uma.

Uma boa forma de resumir o currículo está na parte de Experiências Profissionais. Você não precisa incluir todos os cargos que já ocupou na vida, somente os três últimos (ou os mais relevantes) são necessários.

 Decida o que você vai priorizar

Normalmente, pensamos que todos os currículos são iguais em sua estrutura. Entretanto, existem diferentes tipos de currículo, que variam de acordo com o que você quer priorizar.

Uma dica de como escrever o seu currículo profissional é definir quais informações você gostaria de colocar em primeiro plano.

Pessoas com muita experiência podem priorizar registros anteriores de trabalho, enquanto profissionais iniciantes podem destacar suas habilidades ou cursos realizados.

Definindo a prioridade, você pode entender qual tipo de currículo é ideal para você e seguir esse modelo.

Insira suas habilidades

Mais do que conhecimentos específicos de uma área de trabalho, os recrutadores buscam sempre por pessoas que possuem as chamadas soft skills.

Soft skills representam suas habilidades e características relacionadas ao comportamento.

Alguns exemplos são: boa comunicação, flexibilidade, proatividade, facilidade no trabalho em equipe e até mesmo liderança e gestão de pessoas.

Uma dica para chamar a atenção dos recrutadores é ter uma área do seu currículo em que descreve suas habilidades. Apenas não minta nessas características, certo?

Cuidado com erros ortográficos

Quando um recrutador observa o seu currículo, ele não está “de olho” nos possíveis erros de gramática. Porém, esse tipo de erro passa a sensação de total desleixo com o seu material.

Dessa forma, para não chamar a atenção dos recrutadores de forma negativa e até perder pontos na seleção, verifique sempre se o seu currículo está correto na ortografia.

Além de pedir para algum amigo conferir o que você escreveu, você pode inserir o texto em um arquivo de Word para que o corretor automático verifique a parte gramatical.

Vale ainda levar este texto para o Google Docs, uma ferramenta presente no Google Drive. Seu próprio corretor é, por vezes, mais apurado que o Word.

Pense na apresentação

Há um consenso entre os cientistas e estudiosos de que o ser humano é bastante visual. Estima-se que 80% de tudo o que aprendemos e captamos ao nosso redor vem do sentido da visão.

Por conta disso, nossa última dica para chamar a atenção dos recrutadores é pensar na apresentação do seu currículo.

Você pode utilizar um modelo mais simples, do próprio Word. Porém, um design diferenciado, que seja favorável para a leitura e atrativo, pode fazer toda a diferença no processo seletivo.

Plataformas como o Canva ou Miro trazem alguns modelos prontos, criativos e personalizáveis.

 Não é só o currículo

De fato, saber como escrever seu currículo é importante porque esse é o primeiro contato entre você e uma empresa. Entretanto, o esforço não acaba na confecção do currículo.

Para chamar a atenção positivamente, você deve escrever uma mensagem no e-mail se apresentando ao enviar o currículo.

Em uma entrevista, procure se mostrar preparado, estudando sobre a empresa em questão e tendo como base algumas das perguntas mais feitas pelos recrutadores.

Dessa maneira, com um conjunto bem elaborado (currículo + apresentação + entrevista), você tem grandes chances de conquistar um emprego!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.