Estudos mostram que mais de 300 mil pessoas morrem anualmente por causa do infarto, uma condição cardíaca grave que quando não recebe cuidados rápidos, pode se tornar fatal.
Outro estudo diz que anualmente, 100 mil pessoas perdem a vida por uma morte súbita por outras causas de saúde, e que podiam ser evitadas se recebessem os primeiros socorros necessários rapidamente.
No Brasil, mais de 80% da população não sabe como socorrer uma pessoa em uma emergência e isso é preocupante, já que existem técnicas simples que podem ser essenciais para salvar uma vida.
Hoje falaremos sobre primeiros socorros, quais as emergências médicas mais comuns e dicas e técnicas que você pode fazer para salvar uma pessoa. Confira.
O que são primeiros socorros? Conheça a história e importância para humanidade
Hoje os primeiros socorros são conhecidos e até feito por pessoas comuns, algo que inclusive, hoje falaremos aqui na busca de incentivar mais conhecimento e a salvação de vidas pelo mundo afora.
Mas somente a partir de 1859 que esses socorros específicos começaram a se tornar reais e importantes, partindo de um filantropo suíço chamado de Jean Henry Dunant.
Na batalha de Solferino em terras italianas, quando tentava conversar sobre negócios com Napoleão III, então imperador e líder do exército francês, Henry viu a morte de muitos soldados que se fossem socorridos rapidamente e recebessem os cuidados necessários no momento, poderiam ter sido salvos.
Foi com essa visão trágica da guerra que Henry se comoveu com a situação e fundou a Cruz Vermelha em 1863, hoje, uma das maiores redes humanitárias globais de atuação em desastres naturais, guerras e conflitos sociais e de saúde.
Atualmente, são mais de 97 milhões de voluntários espalhados por todo planeta, com neutralidade política e econômica, sem discriminação a raça, credo classe social ou nacionalidade e pensamento social e político.
Henry Dunant recebeu o Nobel da paz em 1901e seu nome ficou atrelado para sempre na importância dos primeiros socorros e sua busca pela salvação de vidas.
É fundamental conhecer as manobras básicas dos primeiros socorros, pois em situações de risco com pessoas que possam ter um mal súbito ou sofram acidentes, recebam atendimento rápido e tenham chance de sobrevivência.
As 6 etapas principais dos primeiros socorros
Depois de conhecer a história dos primeiros socorros, é importante saber que eles devem ser feitos com responsabilidade e cuidado, garantindo sua integridade e principalmente da pessoa que necessita de ajuda.
Desde a criação da Cruz Vermelha e a crescente evolução da medicina, foram criados métodos e procedimentos que visam primeiros socorros da maneira correta e o mais rápido possível.
As etapas dos primeiros socorros consistem em 6 procedimentos básicos que quando seguidos na sequência, oferecem maiores chances a pessoa necessitada:
- Mantenha a calma;
- Garanta a segurança sua e de outras pessoas;
- Peça socorro especializado;
- Controle toda a situação;
- Verifique o estado geral da pessoa que precisa de ajuda;
- Realize ações que possam ajudar a pessoa a sobreviver.
Assim se entende, que você deve manter-se calmo e cuidar de si e das outras pessoas, chamando o socorro e analisando todo o ambiente de modo a ter inteligência emocional para controlar a situação em benefício de todos.
É fundamental que a pessoa ou pessoas que estão vitimadas por algo, se mantenham em alerta e dependendo da situação, você deve saber como agir para garantir que ela fique viva e bem até a chegada da ajuda.
Os primeiros socorros são essenciais para serem aplicados em casos de risco de vida e qualquer pessoa pode conhecer os processos básicos para ajudar outras pessoas. Confira a seguir dicas e como fazer esses procedimentos corretamente.
Dicas e como prestar primeiros socorros e salvar uma vida
Seguindo as orientações do último tópico, veja algumas dicas que devem ser seguidas ao socorrer uma pessoa e alguns procedimentos simples que você pode fazer e ajudar alguém a sobreviver:
- Como agir diante de uma pessoa desmaiada
Se caso estiver diante de uma pessoa desmaiada ou que passou por um mal súbito, em primeiro lugar, afaste os curiosos e garanta que o ambiente esteja arejado e a pessoa receba oxigênio suficiente.
Depois, afrouxe as roupas para respirar melhor e coloque a pessoa de barriga para cima, levantando as pernas acima do tórax e movimentando lentamente a cabeça dela para um dos lados.
Caso a pessoa recobre a consciência, ajude-a sentar-se e fique com ela por até 10 minutos até ela ter condições de andar.
- Como proceder com pessoas que foram picadas ou mordidas por animais
Se você se deparou com uma pessoa que foi picada por uma cobra ou mordida por um cachorro, lave o local do ferimento com água corrente e abundante e eleve o membro acima da cabeça.
Não amarre, aperte ou sugue o veneno ali contido, nem passe qualquer pomada no local da mordida.
Leve a pessoa rapidamente para o hospital ou chame o socorro, mas garanta que ela fique em repouso durante todo o tempo.
- O que fazer em caso de engasgo com alimentos
Se uma pessoa estiver engasgada, o alimento preso na garganta, pode obstruir a passagem do ar pela traqueia e causar a morte da pessoa em poucos minutos. Veja como agir:
Com a pessoa consciente e levantada, passe os braços no entorno de seu abdômen e com um dos punhos fechados e a outra mão segurando, posicione o punho acima do umbigo e pressione a barriga com movimento para cima, como se tentasse levantá-la. Repita os movimentos até a pessoa desengasgar.
Lembre-se de não oferecer alimentos ou água enquanto a pessoa estiver passando mal. Isso pode potencializar os sintomas e piorar a situação.
Não deixe a pessoa só, caso ela esteja consciente. Fique o tempo todo ao lado dela e garanta que os sinais vitais estejam presentes.
Estes são procedimentos que qualquer pessoa consegue fazer e pode ser a única forma de salvar uma pessoa em uma situação arriscada de vida.
Você já conhecia essas práticas? Já fez alguma delas? Se quer aprender muito mais, faça o curso de Primeiros Socorros.
Nele, você aprenderá as práticas aqui descritas entre outras, para trabalhar na área da saúde ou saber como auxiliar outras pessoas em emergências.
Curso 100% online, digital e com opção de certificado. Garanta sua matrícula já!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor