
A depressão e ansiedade infantil são transtornos mentais que podem aparecer abruptamente ou levarem tempo para se manifestarem e afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças.
Nas crianças, ambos os transtornos podem impactar no desenvolvimento mental e na interação social e geralmente não são fáceis de serem notados.
Os transtornos mentais citados podem passar despercebidos inicialmente e até serem confundidos com outros comportamentos que são comuns na infância, porém, eles possuem particularidades que diferem de outros comportamentos e patologias.
Se você é pai e mãe e percebeu mudanças no comportamento do seu filho, entenda através deste artigo como identificar a depressão e ansiedade infantil e como deve ser o tratamento. Confira.
O que é Depressão e ansiedade infantil?
A depressão e ansiedade infantil são doenças mentais que afetam o humor, o comportamento e as emoções de uma pessoa.
A depressão é caracterizada por episódios de tristeza extrema e humor desanimado a maior parte do tempo, enquanto a ansiedade é caracterizada pela preocupação e pensamentos excessivos e anormais.
No mundo, são mais de 300 milhões de pessoas com depressão e ansiedade, segundo a OMS. No Brasil são mais de 11.7 milhões.
A doença é mais comum em adultos, mas também pode afetar crianças e adolescentes.
Não existem dados que mostram quantas crianças são afetadas com a depressão e ansiedade infantil, porém existem estudos da USP que revelam que durante a pandemia, 36% das crianças e adolescentes no país apresentaram episódios de crises de uma ou ambas as patologias.
Nas crianças, o estudo revelou que 1,8% das crianças em idade escolar apresentavam depressão e entre os adolescentes esse número sobe para 5%.
Na infância, tanto a depressão como a ansiedade são difíceis de serem identificadas, pois por causa do comportamento imaturo e muitas vezes agitado das crianças, nem sempre é fácil perceber o desânimo, medo e tristeza infantil.
A depressão e ansiedade são doenças que podem ser fatais caso não sejam tratadas corretamente e no próximo tópico, veremos os sintomas mais comuns.
Sintomas mais comuns da depressão e ansiedade infantil
Como dito no tópico anterior, a depressão e ansiedade infantil podem ser difíceis de fechar um diagnóstico, principalmente em crianças mais agitadas ou com a personalidade mais introspectiva. Na depressão os sintomas mais comuns, são:
- Tristeza profunda e persistente;
- Irritabilidade além do normal;
- Apatia e insegurança;
- Falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas;
- Sentimento de inutilidade ou culpa.
Apesar de descritas juntas, a depressão e ansiedade são transtornos diferentes. Na ansiedade, os sintomas são:
- Preocupação demasiada;
- Medos além do normal e irracionais;
- Hipocondria;
- Pensamentos diversos e desconexos.
Tanto um como outro podem apresentar sintomas físicos como dores gastrointestinais, diarreias, dores de cabeça, taquicardia, sudorese, cansaço excessivo e distúrbios do sono que vão desde sono excessivo até insônias.
Mas como a depressão e ansiedade infantil ocorrem na infância? É diferente das doenças nos adultos?
Em geral ambas as patologias funcionam da mesma forma que nos adultos, porém com alguns pontos diferentes.
Nas crianças, ela fica mais fechada e possui um grande medo de ficar só. Outro sintoma é a falta de vontade de brincar com brinquedos ou outras crianças.
A criança depressiva pode ter alterações no apetite como comer muito ou quase nada e dormir além do normal ou ter problemas para pegar e manter o sono.
Já na ansiedade, a criança pode ficar mais chorosa, evitar locais ou pessoas e ficar mais irritada e com medo de tudo.
Todos os sintomas devem ser analisados e a seguir falaremos das possíveis causas que devem ser observadas no tratamento da depressão e ansiedade infantil.
Atenção aos pais e responsáveis para a depressão e ansiedade infantil
Os sintomas que foram citados no tópico anterior podem variar de acordo com a idade da criança e cabe a família e responsáveis ficarem atentos, pois muitas vezes a mudança de comportamento evidencia crimes como abuso sexual e bullying.
Por exemplo, a criança depressiva pode ter sua autoestima afetada se estiver sofrendo bullying na escola. Além disso, ela pode querer ficar mais isolada e calada e seu rendimento escolar cair drasticamente.
No caso de abuso sexual, a criança fica mais arredia a toques, isolada socialmente e apática, além de evitar olhares e ficar agitada em um estado de vigilância excessiva.
Ou seja, muitas crianças com depressão e ansiedade infantil estão doentes mentalmente por causa de situações que estão ocorrendo diretamente com ela sem o conhecimento de seus pais e responsáveis.
Além de trazer sofrimento mental e emocional a criança, ela pode até mesmo desenvolver doenças físicas como problemas cardíacos e gastrointestinais.
É importante que a família esteja atenta para identificar quando a criança não está bem, garantindo que ela receba o tratamento adequado para não ter complicações na vida adulta.
No próximo tópico, veja como funciona o tratamento, os tipos de tratamentos e como ajudar a criança no dia a dia no combate a depressão e ansiedade infantil.
O que é e como funcionam os tratamentos para depressão e ansiedade infantil
Os tratamentos para depressão e ansiedade infantil são desde medicamentos até terapia como a Terapia Cognitivo Comportamental- TCC, com auxílio de um psicólogo.
No tratamento medicamentoso, são utilizados remédios como antidepressivos ansiolíticos e ajudam a criança a modificar seus padrões de pensamento.
Já no tratamento do TCC, a criança tem consultas de sessões de conversas com psicólogos onde o profissional extrai dela o máximo de informações e ajuda a superar a depressão e ansiedade com atividades lúdicas e eficazes.
Essa intervenção quanto mais rápida é feita, melhor é para a criança e os profissionais devem manter os pais e responsáveis informados da evolução e necessidade de mudanças no tratamento quando necessário.
Curso de Depressão e Ansiedade Infantil
A depressão e ansiedade são doenças incômodas, invasivas e severas que são difíceis para um adulto compreender, mas ainda mais desafiadora para uma criança.
Cabe as famílias se atentarem para os mais simples sinais e garantir todo amor e cuidados para sua cura total.
Com o curso de Depressão e Ansiedade Infantil, os familiares terão um norte de como lidar com uma criança depressiva e ansiosa e quais os tratamentos mais eficazes.
Além disso, o curso é perfeito para profissionais da educação e saúde, para saberem identificar uma criança nessas condições e ajudar que ela tenha cuidados rápidos de saúde mental.
Matricule-se e conte com um curso 100% online, gratuito e com opção de certificado. Comece agora seus estudos e prepare-se melhor para o futuro!

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor