
O CRM é uma ferramenta importante e fundamental para empresas que querem maximizar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.
O CRM automatiza processos e centraliza informações, dando as equipes de vendas e atendimento ao cliente, informações precisas para agirem com mais eficiência e estratégia.
Através desse sistema, as empresas identificam e diferenciam os clientes e determinam seu público-alvo com mais facilidade, focando nos pontos mais importantes e aumentando o faturamento e rentabilidade do negócio.
Além disso, oferecem aos clientes maior valor e qualidade, com atendimento exclusivo. Neste artigo, falaremos sobre CRM e como ele aumenta as vendas, com 3 passos para você fidelizar e vender mais e melhor para seus clientes. Confira.
O que é CRM e qual sua importância para as empresas?
CRM- Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em tradução para o português, é uma estratégia com um conjunto de ferramentas essenciais empresariais que visam melhorar o relacionamento com o cliente e impulsionar vendas.
Através do CRM, é possível organizar as informações sobre clientes e prospectá-los com mais precisão, já que a empresa terá uma visão completa em seu histórico de interações, determinando as preferências e comportamento no mercado.
Dessa maneira, o atendimento ao cliente tende a ser mais personalizado e humanizado, gerando maior satisfação do cliente e sua fidelização potencial.
O CRM é importante pois oferece vários benefícios para a empresa, como:
- Processos de vendas melhores e mais ágeis– O CRM garante a estruturação e acompanhamento das vendas em tempo real, permitindo que a equipe de vendas tenha mais domínio sobre a gestão das oportunidades de negócio;
- Análise de dados– Uma das vantagens do CRM é seu fornecimento de insights claros e valiosos sobre o comportamento do cliente, dando uma visão clara sobre os passos a tomar quanto as estratégias em relação aos clientes;
- Integração interna– Departamentos como marketing e vendas podem ser integrados com informações pertinentes através do CRM como único canal, mantendo uma relação coesa e única evitando confusões internas;
- Automação– Tarefas tidas como rotineiras, são organizadas e automatizadas pelo sistema como agendamento de reuniões, envio de e-mails e atualização de cadastros;
- Visão real e ampla do negócio– A empresa, por meio de relatórios fornecidos pelo CRM, traz uma visão mais clara e abrangente, auxiliando o gestor a tomar decisões que sejam corretas para o futuro do negócio;
- Redução dos custos– Com informações mais centralizadas e processos otimizados, menos custos operacionais são envolvidos;
- Melhora do faturamento– Com menos custos, pequenos negócios têm maior chance de crescimento e melhoria de produtividade e faturamento.
Mais do que um simples sistema operacional, o CRM é uma ferramenta estratégica que visa colocar os clientes no centro das operações de um negócio, fazendo com que seja melhor atendido em suas necessidades e desejos.
Não importa o tamanho do negócio, existe CRM para todos os nichos que melhoram significativamente a performance da empresa e satisfação do cliente, impulsionando o crescimento.
A seguir, Confira como o CRM aumenta as vendas e depois, como fidelizar clientes através desse sistema com dicas infalíveis.
Como o CRM ajuda a aumentar as vendas do seu negócio
O CRM é muito mais que um sistema de organização e relacionamento com os clientes, mas uma máquina de vendas.
Na implementação das estratégias, a empresa estará bem-posicionada para o aumento das vendas e fortalecimento da interação com os clientes.
Para ter mais vendas com esse recurso, existem alguns caminhos possíveis e essenciais:
- Enriqueça os dados dos seus clientes
Quanto mais informações tiver dos seus clientes, melhor. Isso inclui o histórico das compras, as preferências e interações passadas, além dos dados de contato básicos.
Com esses dados a equipe de vendas terá uma visão clara de como agir com esse cliente e fazer a abordagem correta.
- Mantenha o sistema de vendas automatizado
Use as funcionalidades de automação do CRM para otimizar as operações de vendas.
No sistema é possível configurar os lembretes automáticos, agendar follow-ups e criar fluxos de trabalho para tarefas, principalmente as repetitivas e obrigatórias.
- Analise as métricas para tomar as melhores decisões
Faça a análise das métricas do negócio direto no CRM e obtenha insights precisos e valiosos sobre o processo de vendas.
Esse monitoramento é fundamental para saber quais as decisões corretas e o que precisa ser ajustado para o fechamento da receita no positivo.
- Personalize a experiência com o cliente
Com a organização do CRM e dados detalhados do cliente, é mais fácil oferecer serviços exclusivos e personalizados as necessidades dele.
Adapte as comunicações, as ofertas e abordagens de vendas e veja um aumento significado nas taxas de conversão e fidelização.
Todas essas dicas são fundamentais para o aumento das vendas, mas a fidelização de um cliente é o objetivo final e no próximo tópico, veja 3 dicas de como fazer isso.
3 passos para fidelizar clientes através do CRM
- Segmente os clientes
Segmentar clientes é direcionar campanhas específicas e que sejam relevantes a cada grupo específico de cliente.
Para isso, divida a base de clientes em pequenos grupos que tenham características e comportamentos semelhantes.
Dessa maneira será mais fácil personalizar serviços e produtos, aumentar a relevância das ações do marketing e consequentemente melhorar a taxa de conversão.
- Automatize processos de marketing
Com a automatização dos processos de marketing, além de economizar tempo e dinheiro, ainda atinge os clientes com mais precisão.
A automação garante tarefas mais rápidas, principalmente as repetitivas e necessárias do dia a dia e torna a equipe mais eficiente.
- Aprimoramento do pós-venda
O acompanhamento pós-venda é crucial para a fidelização dos clientes e sua satisfação.
Com um pós-venda de qualidade, a empresa incentiva a recompra e promove a lealdade a marca a longo prazo.
Cabe ao time de marketing e vendas garantir que esse pós-venda seja feito com eficiência enviando e-mails de agradecimentos, descontos e oferecendo guias de manutenção e uso com exclusividade, solicitando feedbacks positivos e identificando as áreas que necessitam de melhorias.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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