
Uma das modalidades de recebimento de comissões mais lucrativa é através do marketing de afiliados.
Esta é uma estratégia onde uma pessoa promove produtos ou serviços de outra ou empresas e recebe parte dos lucros através de comissões.
Democrática, dá liberdade para quem promove e pode garantir ganhos acima da média, essa estratégia de marketing é uma das mais famosas do meio e auxilia negócios a ficarem conhecidos e crescerem mais.
Aprenda agora tudo sobre o marketing de afiliados, como funciona e como você deve iniciar e dicas para se dar bem com essa estratégia.
Marketing de Afiliados: O que é, sua importância e como funciona?
O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing digital que permite que pessoas comuns ganhem comissões fazendo a promoção de produtos e serviços de outras empresas.
O primeiro programa de afiliados foi a Amazon no fim dos anos 1990, e no Brasil a Buscapé foi a primeira, com a Lomadee chegando logo após. Atualmente as plataformas de marketing de afiliados mais conhecidas no Brasil, são:
- Hotmart;
- Monetizze;
- Kiwify;
- Magazine Luiza;
- Amazon afiliados.
Também é possível promover produtos de plataformas no exterior e ganhar em dólar. As mais conhecidas lá fora, são a própria Amazon, já citada, a ClickBank, Bygo e a Dig Store.
Em geral os produtos mais disponibilizados para afiliados são os infoprodutos, produtos digitais que podem ser e-books, mentorias, planilhas e cursos online.
Mas existem outros tipos de plataformas que dão comissão pela venda de produtos físicos como é o caso da Amazon que disponibiliza link de venda para livros, roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e uma variedade de produtos.
O marketing de afiliados funciona da seguinte forma: uma empresa decide anunciar e um serviço ou produto e pretende gerar vendas do público através do conhecimento e aquisição desse bem.
A empresa lança em plataformas especializadas de afiliados o seu produto ou serviço, o que ele faz, todas informações e o valor da comissão a ser repassada para os afiliados a cada venda.
As plataformas de marketing de afiliados liberam um link de vendas que os afiliados podem promover em blogs, redes sociais, e-mails e outras formas de divulgação como anúncios pagos.
A cada divulgação que converta vendas, o afiliado recebe uma comissão e esta porcentagem varia de produto para produto como de empresa para empresa.
Os benefícios do marketing de afiliados, é que ele é fácil de aderir, escalável dando bons retornos a curto prazo, auxilia nas vendas da empresa que produziu o produto ou oferece o serviço, além do afiliado não ter que se preocupar com logística ou notas fiscais.
Assim como as muitas formas estratégicas de marketing digital, o marketing de afiliados é uma forma de ganho de renda e maximização dos resultados. Confira a seguir como começar e se dar bem com ele.
8 dicas para começar e se dar bem no Marketing de afiliados
Para se dar bem no Marketing de Afiliados, é importante primeiramente, escolher um nicho específico e construir a presença online por meio de sites, redes sociais, blogs e outras formas de compartilhamento de links de afiliados.
É vital criar conteúdo relevante, e uma dessas formas é através da avaliação de produtos como unboxing e tutoriais.
Além dessas dicas, separamos mais 8 formas de ser dar bem no marketing de afiliados:
- Entenda o público-alvo do produto ou serviço– Para promover corretamente um produto ou serviço, é fundamental conhecer profundamente o público a que esse produto se destina e quais suas necessidade e desejos;
- Invista em estratégias de SEO– A otimização de motores de busca (SEO) aumenta a visibilidade e auxilia no ranqueamento do conteúdo para figurar entre os primeiros lugares e sempre ser encontrado pelo seu público;
- Utilize ferramentas de automação– Muitos processos básicos e repetitivos podem ser automatizados e para isso existem muitas ferramentas online que tornam esses processos rotineiros mais fáceis e ágeis como é o caso do e-mail marketing e ferramentas de análise que otimizam campanhas, auxiliando na economia de tempo;
- Faça parceria com empresas, influencers e outros afiliados: Construa uma rede de contatos e troque ideias. Uma dessas formas é fazer parcerias com empresas e influencers e, também, criar conexão com outros afiliados é fundamental;
- Observe as mudanças e nuances do mercado- O mercado está sempre mudando, por isso fique atento a tudo que está sempre se diversificando, nas novidades de usos e, inclusive, em novos produtos e serviços que pode apostar para ganhar mais com marketing de afiliados;
- Explore várias formatos e canais de anúncio- Crie conteúdo de qualidade e explore várias formas de fazer isso, seja com conteúdo escrito como blogs, até vídeos e imagens. Seja criativo e ousado nas abordagens de seu público;
- Aposte na venda casada: Que tal oferecer ao público mais benefícios e aumentar os lucros? Se for possível, ofereça versões mais caras ou produtos complementares que podem elevar suas comissões no marketing de afiliados;
- Sempre que necessário, mude e ajuste a rota: Muitas vezes você perceberá que o produto ou serviço escolhido não está gerando bons resultados. Nesse caso pode ajustar a abordagem ou mudar de empresa e parcerias. Esteja sempre com a mente aberta para mudanças quando forem necessárias.
Por fim, tenha paciência, seja transparente em tudo e honesto em todos os anúncios com seu público-alvo e principalmente com a empresa que faz a afiliação.
É fundamental construir confiança e garantir sucesso no marketing de afiliados que seja duradouro e para obter melhores resultados, é importante conhecer bem como explorá-lo da maneira certa, por isso preparamos um curso perfeito para você se qualificar. Veja a seguir.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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