Para quem deseja ingressar no ensino superior de forma gratuita, sabemos que é preciso se preparar para um dos exames mais concorridos todos os anos. Quer se preparar para o enem 2020? Confira aqui algumas dicas de estudo para conquistar a sua aprovação.
Enem 2020
O Exame Nacional do Ensino médio é aplicado todos os anos desde 1998, com objetivo de realizar uma avaliação sobre as competências que os alunos estudam durante o período do ensino médio.
A prova consiste em dois dias de avaliação, nos quais são aplicadas no primeiro dia as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Códigos e suas Tecnologias, mais a redação.
No segundo dia, as provas aplicadas são as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
As provas são aplicadas em dois domingos, sendo o segundo com um tempo maior de duração, 5 horas. A taxa de inscrição é de R$ 82, podendo ser isentas ao declarar baixa renda, ou seja, renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e estudar em escola pública, ou particular com bolsa.
Dicas para se preparar para o Enem
Agora que conhecemos melhor como o exame funciona, vamos às dicas para conseguir aprovação no Enem 2020.
Comece a estudar com antecedência
Se você quer prestar o Enem 2020 é essencial estudar com antecedência, pois o conhecimento se instala melhor na memória de longo prazo. Quando você estuda, por exemplo, 5 horas por dia durante a semana, meses antes do exame, tem um melhor desempenho.
Se interesse pelo que está estudando
Se você não tem afinidade com a matéria, provavelmente, terá um avanço lento. Mas uma das maneiras de melhorar isso é se envolver e se dedicar a essa matéria. Comece o dia de estudo pelas matérias que têm maior dificuldade.
Pratique para o Enem 2020 através de simulados e provas anteriores
Além de ser essencial conhecer como funciona o exame, precisamos praticar através de simulados.
Você pode realizar as provas em sites que oferecem o simulado Enem online ou baixar as provas anteriores. Fazer isso é muito importante para avaliar o seu desempenho e o que precisa melhorar nos estudos.
Estude com energia e sem fome
Estar com fome vai fazer você se distrair e ficar sem energia, tornando a concentração muito mais difícil.
Portanto, é muito importante que você tome café da manhã ou almoce antes de começar a estudar para o Enem 2020.
Além disso, já separe uma garrafinha com água para deixar sobre a mesa.
Locais de estudo alternativos
Se você alternar os lugares onde estuda, melhora a atenção e a retenção do aprendizado.
Além disso, estudar por semanas no mesmo local pode ser cansativo e entediante. Alternar entre diferentes bibliotecas ou salas de estudo e sua casa é uma boa opção.
Crie mapas mentais
Os mapas mentais são uma das melhores maneiras de lembrar a estrutura de um conteúdo. Se você tiver que desenvolver temas longos, será uma excelente ferramenta.
Use a técnica de associação
Em vez de tentar memorizar por simples repetição, essa técnica consiste em que você associe os conceitos ou palavras a imagens mentais. Repetição é uma maneira ineficaz de aprender. Além disso, é chato e você perderá muito tempo.
Evite estudar na noite e dia anterior ao Enem 2020
Você tem que demonstrar no exame o conhecimento adquirido durante todo o seu preparo. Se for dormir muito tarde, estará com pouca atenção, com fadiga, pouca energia e pode cometer erros.
Use o dia anterior para descansar a mente, você já se preparou com antecedência e estudou tudo o que era preciso para o exame, forçar o armazenamento de conhecimento antes de realizar a prova é prejudicial e atrapalha o rendimento.
Como evitar o nervosismo no dia da prova
Para evitar o nervosismo, famoso branco e sentimentos que atrapalham o seu desenvolvimento na prova, é preciso trabalhar sua mente. Mas como fazer isso?
É bem simples, ao seguir as dicas mencionadas anteriormente, ter se preparado com antecedência e seguir o planejamento de estudo, você deve pensar o seguinte:
“Estudei com antecedência e estou preparado para o Enem 2020”.
Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.
Sobre o Autor