Para trabalhar com vendas, tão importante quanto ser uma pessoa empática e que entende as necessidades do seu público, o empreendedor também precisa contar com alguns métodos para guiá-lo nessa jornada.
Por isso, nós preparamos este guia básico com 10 passos de como vender um produto para o seu cliente e assim crescer cada vez mais no seu âmbito de atuação. Confira a lista abaixo e tenha muito sucesso no seu empreendimento!
1 – Entenda o seu produto
O primeiro passo para vender um produto é entendê-lo completamente. Parece óbvio, mas mesmo assim, muitos empreendedores ainda não sabem o que eles mesmos vendem. No entanto, faz toda a diferença saber quais são as especificações mínimas.
Isso porque antes de induzir o seu cliente a realizar uma ação, é importante convencer a si mesmo de que isso será útil para ele. Afinal, de nada adiantará apresentar um produto ou serviço inovador se você mesmo não compraria.
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2 – Conheça o seu público-alvo
Depois de entender o seu produto, quais são suas características e benefícios que ele trará para o seu cliente, chegou a hora de conhecer o seu público-alvo. Mas, fique tranquilo, pois esse passo é mais simples do que parece.
Sabe-se que o mercado é dividido em vários nichos e setores, nos quais cada um tem seus interesses e necessidades. Por isso, agora que você já identificou o objetivo do produto que está vendendo, precisa encontrar as pessoas mais capazes de se interessar por ele.
3 – Seja claro e objetivo
Ao seguir os dois primeiros passos que apresentamos nesta lista, você terá ainda mais capacidade de ter uma comunicação efetiva com o seu cliente, tendo em vista que, a partir daí, já sabe por qual caminho deve levar a conversa.
Então, nada de tentar contar várias histórias que não interessam verdadeiramente o seu público. Seja honesto e, principalmente, original. Assim, terá mais chance de conquistá-lo e fazê-lo entender a proposta real do serviço ou produto.
4 – Faça a diferença
Principalmente entre as pessoas que estão começando um novo negócio, o pensamento de que todo mundo já vende o mesmo produto é algo comum. Porém, na prática isso se torna totalmente irreal.
Isso quer dizer que sim, muitos empreendedores podem vender o mesmo item que você, porém, não da mesma forma. Então, busque a singularidade relacionada ao que o seu negócio tem para oferecer e que ninguém mais tem e personalize seu modo de venda seguindo as principais características do seu nicho.
5 – Prove a qualidade do seu produto
No âmbito digital, os vendedores não conseguem testar a qualidade dos seus produtos ao vivo, com o intuito de provar aos clientes que vale a pena realizar a compra. Porém, é possível buscar outros meios de como transmitir isso ao seu público.
Um desses exemplos é gravar vídeos e postar em redes sociais como Facebook ou Instagram. Você pode usar a criatividade e publicar unboxing dos seus clientes recebendo suas compras, o processo de produção, ou até mesmo um passo a passo de como usar esses itens.
6 – Procure parcerias
Uma das estratégias utilizadas entre as grandes marcas é unir forças com um parceiro que tem interesses em comum. Isso porque as ações voltadas para esse objetivo são capazes de atingir muito mais pessoas.
Então, seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, faça uma pesquisa de possíveis marcas que poderiam fazer um trabalho em conjunto com você e, a partir disso, agir de forma intensiva para conquistar novos clientes.
7 – Esteja presente nas redes sociais
Atualmente, estar presente nas redes sociais é mais do que uma opção, é uma necessidade. Afinal, todo mundo está lá curtindo fotos, comentando em publicações e adquirindo produtos sem sair de casa.
Por isso, se você quer vender o seu produto para mais pessoas, crie uma página nas principais redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram e mostre o que você tem a oferecer de forma criativa e humanizada.
8 – Invista em networking
O networking é a construção de uma rede de contatos com interesses profissionais em comum. Dessa forma, se você ainda não tem uma base sólida, aproveite para criar um perfil na rede social Linkedin e comece a conhecer empresários e colaboradores do mesmo nicho que o seu negócio.
Você ainda poderá destacar na sua página o seu ramo de atuação e experiências. Assim, terá mais chances de ser visto por outros profissionais que já atuam no mercado de trabalho e que poderão se interessar em fechar um negócio com você.
9 – Monte uma equipe
Assim que o seu negócio crescer, o próximo passo é montar uma equipe. Nesse momento, certifique-se de encontrar pessoas que sejam capazes de espalhar a mensagem da sua marca de forma original e sem rodeios, assim como você conferiu no passo 3.
Dessa forma, com uma equipe voltada para o mesmo objetivo, você terá como ampliar o seu investimento e levar o seu produto adiante. Caso você já tenha uma equipe montada, vale a pena profissionalizar ainda mais esses colaboradores com cursos sobre vendas e até mesmo sobre o mercado que eles estão inseridos.
10 – Especialize-se!
Este passo é um dos mais importantes para atingir o sucesso comercial, pois mesmo com a sua força de vontade, é necessário ter o conhecimento teórico para agir de forma assertiva, principalmente para fazer a gestão de pessoas.
Além disso, é imprescindível fazer cursos de marketing e vendas, afinal, todo talento precisa ser moldado. Então, se você já tem a vocação de conquistar e fidelizar clientes, estudar torna tudo isso ainda mais fácil.
Como fazer para vender qualquer coisa?
Neste post você teve a oportunidade de conhecer os 10 passos de como vender um produto para o seu público-alvo. Agora, trouxemos uma dica extra da melhor maneira de conquistar o seu cliente e fazê-lo adquirir o que você tem a oferecer.
Além dos ensinamentos que você aprendeu conosco, uma excelente técnica para garantir que as pessoas se interessem em comprar com você é agir de forma humanizada e com uma conexão verdadeira.
Para isso, vale a pena entender a maneira que funciona a mente humana e os seus diferentes aspectos. Atualmente, existem cursos que ensinam como aumentar a sua capacidade de compreensão dos indivíduos e ainda de se comunicar com outras pessoas.
Portanto, esperamos que com todas essas informações você esteja apto a conquistar cada vez mais pessoas de forma genuína e assim ter mais espaço no âmbito comercial. Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário aqui embaixo.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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[…] de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair e engajar um público-alvo por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso. Em outras palavras, é […]