O Comportamento do Consumidor mudou muito nos últimos anos, quando comparado com décadas anteriores.
Nas primeiras 4 décadas do século XX, as guerras, doenças e problemas econômicos, faziam com que as pessoas vivessem com menos oportunidades, produtos e serviços, e precisavam se contentar com isso.
Mas a partir da década de 1950, se percebeu que a revolução industrial se consolidava e agora, as pessoas começavam a ver coisas novas e tecnologias que antes eram impensadas.
Hoje, mais de 70 anos depois, vemos um mundo completamente diferente, que tem sido moldado a quase 30 anos, pelo advento da internet.
Com isso, os consumidores mudaram significativamente seu modo de compra, os tipos de produtos e serviços que desejam e precisam e isso se tornou em um grande desafio para as empresas em todo mundo.
Saber como abordar um cliente não é uma tarefa fácil e mais difícil ainda, é entender como vender conforme seus desejos e necessidades.
Para compreender isso, é vital fazer um estudo do Comportamento do Consumidor e nesse artigo, trataremos sobre como planejar negócios e criar estratégias para vender mais e melhor aos clientes.
O que é o Comportamento do Consumidor?
O comportamento do Consumidor é estudado com base na forma como as pessoas ou grupos fazem suas pesquisas, compras e mesmo o descarte de produtos e serviços.
Os hábitos e a forma de agir dos consumidores e a experiência do cliente também é avaliado, já que essas práticas determinam como irão se comportar em relação a comprar seus produtos.
Foi na década de 1960 que os estudos do comportamento dos consumidores começaram a ser explorado, pois foi a partir dessa década e um pouco antes, na anterior, que a revolução industrial se tornou mais ávida e acessível as pessoas.
Nesse tempo, propagandas no rádio, na TV e nos jornais, se tornava comum para veicular sobre produtos e serviços, e estes bens de consumo também tinham suas vendas feitas em maior quantidade.
Mas a forma como era feita essas compras, diferenciava dos tempos atuais. Enquanto tudo era muito mais limitado, o poder estava nas mãos dos empresários, que colocavam os preços que queriam, já que não havia legislação e o cliente não tinha razão.
Com o tempo, as leis foram tornando o marketing estratégico e o mercado em si, mais exigente e o monopólio de muitas empresas se tornou cada vez mais raro, com o aumento de negócios similares.
Mas nada se compara a chegada da tecnologia e principalmente da internet, com as e-commerce e o avanço dos negócios digitais.
Foi exatamente a internet que mudou completamente a forma como consumidores compram e o mercado precisou se reinventar para não quebrar.
A importância do estudo do comportamento do consumidor?
Como foi dito no último tópico, o estudo do comportamento do consumidor, principalmente com a chegada da internet e lojas virtuais e negócios online, acabou mudando a forma como se compra e se vende.
Enquanto antigamente quem dava as cartas eram os empresários, agora, o comprador possui uma gama de oportunidades em suas mãos, já que existe mais concorrentes e facilidade de negociação.
Além disso, hoje temos cartão de crédito, débito, pix, financiamentos e uma infinidade de produtos e serviços que vão além daquilo que precisamos ou mesmo queremos e a internet facilitou tudo isso ainda mais.
Por isso, é de suma importância que os empreendedores conheçam seus clientes e consumidores a fundo, para oferecer os melhores produtos, serviços e preço e não os perder para a concorrência.
Deve haver lojas tanto físicas como online, maior gama de produtos e serviços, preços mais competitivos e melhor qualidade para uma jornada de compra eficaz.
Mas o que é a jornada de compra? Basicamente são os passos que todos os compradores passam até adquirir algo.
Toda compra começa de um jeito: a descoberta daquele produto. Logo após, o consumidor deve reconhecer que existe um problema que aquele produto (ou serviço) pode resolver.
Por fim, ele fará algumas pesquisas para avaliar se existe esse produto ou serviço em outro lugar com preço melhor, qualidade superior e entrega mais rápida e concluirá com a compra propriamente dita.
3 Dicas para oferecer o melhor para consumidores
Separamos algumas dicas que todo empreendedor deve conhecer e ter como estratégia para estudar e atingir seus consumidores com excelência:
- Esteja sempre atento ao que seus clientes querem e precisam
Ouvir os clientes, criar pesquisas como formulários para dúvidas, reclamações e sugestões, são algumas das formas que as empresas podem utilizar para saber o que exatamente os consumidores estão buscando.
Dessa maneira, é mais fácil de entregar exatamente o que eles querem e precisam e garantir uma satisfação ainda maior.
- Crie estratégias de marketing que façam efeito
A chamada venda casada é um tipo de estratégia de vendas das mais utilizadas para liberar estoque, seja por estar cheio ou com produtos perto de vencer.
O que muitas empresas não percebem, é que fazê-la com produtos que realmente as pessoas querem, faz muito mais diferença.
Uma pessoa que sempre compra um hidratante de uma marca, com certeza vai se interessar por outros produtos da marca, e fazer esse tipo de marketing, pode movimentar ainda mais o nicho da empresa.
- Dê segurança ao cliente do início ao fim do processo de compra
Quem ao comprar um produto online, não se sente um pouco preocupado com a segurança de dados?
E qual o cliente não se pergunta se aquele produto ou serviço vale a pena mesmo? São questões comuns e que a loja ou empresa precisa garantir ao cliente.
Portanto, tenha um sistema seguro e trabalhe sempre com o melhor, equilibrando os preços para dar mais oportunidades de descontos e acessibilidade.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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