Confeitaria e Doçaria

Se você sonha em ser um empreendedor, que tal investir na confeitaria e doçaria? Este é um mercado que está sempre em evidência, pois o setor alimentício é um dos mais prósperos do mundo e está sempre cheio de oportunidades.

Através de cursos online e muita prática, é possível começar um negócio na área em casa, produzindo desde doces até pães e bolos saborosos de alta qualidade.

Com preços competitivos e diferenciais especiais, você pode criar sua marca e se tornar referência em sua região. 

Neste artigo, aprenda e entenda como abrir uma confeitaria em sua casa, quais equipamentos para começar e dicas de vendas e negócio para se dar bem. 

Confeitaria e Doceria: Conheça e saiba mais sobre o mercado doce no Brasil

A confeitaria tem como conceito principal, o desenvolvimento e decoração de doces, bolos e sobremesas em geral.

Existem 3 tipos de confeitaria:

  • Confeitaria Industrial– A confeitaria industrial produz pães, sobremesas e bolos em grande escala, com produção para venda em alta demanda;
  • Confeitaria Gourmet– A confeitaria gourmet é focada em doces finos e de luxo, com produção personalizada para festas, eventos e lojas especializadas em doces caros;
  • Confeitaria caseira– A confeitaria caseira é baseada em bolos e doces feitos em casa seja para consumo próprio e principalmente comercialização regional e para pequenos grupos. 

Hoje, o consumo de doces, sobremesas e bolos aumentou significativamente e possui inúmeros tipos de ingredientes, produtos diferentes e até uma confeitaria específica como a vegana e para restrições a alguns alimentos. 

Na confeitaria e doceria atual, são vendidos produtos, como:

  • Bolos;
  • Pudins;
  • Brownie;
  • Cheesecakes;
  • Cupcakes;
  • Trufas de chocolate;
  • Balas de coco;
  • Macaron;
  • Tortas;
  • Cookies;
  • Donuts;
  • Petit Gâteau;
  • Doces finos e muito mais.

Estes diferenciais juntos criam um dos mercados mais valiosos no Brasil, com faturamento de mais de 12 bilhões em 2023.

Atualmente no Brasil são mais de 230 mil empresas voltadas para o ramo da confeitaria e padarias e 90% desse número é de pequenos empreendedores.

O setor da confeitaria no Brasil, conforme dados do Google, é o segundo que mais busca sobre bolos e doces na plataforma de pesquisas online, provando que o país é um excelente celeiro de oportunidades nesse setor. 

Quais equipamentos e produtos necessários para começar uma confeitaria 

Muitas dessas pequenas confeitarias e docerias produzem doces caseiros ou gourmet em casa, montando cozinhas especializadas e trabalhando com pequenos empreendedores locais. 

Para isso, é preciso equipar a residência com alguns itens importantes que facilitem a produção dos confeitos e ofereça qualidade e requinte a eles. Vai precisar:

  • Geladeira;
  • Batedeira e liquidificador;
  • Fogão e forno (gás/elétrico);
  • Utensílios de decoração;
  • Formas de alumínio e acetato para doces e bolos;
  • Balança.

Para garantir preços mais econômicos, compre os ingredientes dos doces e bolos em supermercados atacadistas. Além de preço mais baixo, tem grande variedade.

Para uma doceria em casa, é importante ter uma ou mais vitrines para anunciar os produtos para os clientes. 

Frisamos que independente da produção ser feita em casa, ela também precisa prezar pela higiene e segurança. 

É vital buscar toda liberação da fiscalização e alvará de produção e comercialização de produtos alimentícios. Consulte a prefeitura de sua cidade para informações. 

Dicas de negócios para abrir uma confeitaria e doceria de sucesso

Para abrir uma confeitaria e doceria de qualidade em sua casa e ser um sucesso em sua região, confira as dicas a seguir:

  1. Entenda o mercado global e local

Antes de se aventurar pelo empreendedorismo, é fundamental que você entenda sobre o mercado da confeitaria.

Faça pesquisas e conheça o cenário do mercado atual como um todo e veja quais as melhoras maneiras de abordar seus clientes.

Foque no cenário do mercado de sua região, pois é onde seu negócio está inserido e vai começar. Analise seus concorrentes e crie boas estratégias além dos melhores doces. 

  1. Faça um planejamento 

É fundamental colocar no papel todas suas ideias de negócio, desde os produtos que pretende vender como quais os custos que terá, se aqueles produtos terão saída em sua região e quais os investimentos necessários.

Isso é um plano de negócio onde você irá desenhar exatamente onde pensa em investir e apostar suas fichas para tudo dar certo. 

  1. Legalize o seu negócio

Com o plano de negócios em mãos e conhecimento do mercado de confeitaria e doceria, é hora de se legalizar.

Hoje é possível abrir um MEI (Microempreendedor Individual) e ter seu próprio CNPJ, vendendo como uma empresa e sendo visto como um profissional.

Como avisamos no tópico anterior, é fundamental que você procure a sua licença da Vigilância Sanitária e, também um contador para cuidar das contas e burocracia.

  1. Defina o cardápio

Tenha um cardápio variado e com muitos sabores diferenciados. É importante que você ofereça produtos frescos e de qualidade, em embalagens personalizadas para evidenciar sua marca.

Tenha um sistema rápido, fácil e barato para produção e personalize os doces e bolos especiais conforme o gosto da clientela.

  1. Tenha uma marca atrativa

A marca de sua empresa tem que combinar com o que vende, portanto se tratando de uma confeitaria e doceria, logo, o logotipo deve ter menção a isso. 

Tenha cores vivas, que tenham relação com o mercado alimentício seguindo as cores de sua marca e invista nisso para chamar atenção.

  1. Atendimento ao cliente

Independente se atende em casa, numa loja física ou mesmo online, seja sempre simpático, prestativo e crie um ambiente acolhedor.

Para que clientes venham, voltem e tragam outras pessoas com eles, é preciso investir em atendimento também. 

  1. Invista em marketing

O marketing digital é excelente para evidenciar seu negócio em qualquer lugar! Use as redes sociais, a utilização de flyers nas ruas e anúncios em locais físicos e online. 

Faça a promoção de sua confeitaria e doceria de forma consistente e deixe que a qualidade de seus produtos faça as informações boca-a-boca rolar. 

  1. Ofereça experiências estratégias

As experiências estratégias são ideias para atrair e fidelizar clientes. Faça convite a degustação dos produtos, explore as datas comemorativas e sazonais e faça promoções especiais. 

Essas são formas de você conquistar a confiança das pessoas, principalmente quando ainda está começando e precisa ganhar reconhecimento. Para fortalecer seu conhecimento, faça o curso Confeitaria e Doceria.

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.