Todo pai e mãe já parou a noite para contar histórias de livros infantis para seus filhos, sendo um momento de interação familiar e aprendizado para a criança.
Histórias estimulam a imaginação, despertam a curiosidade e ainda auxilia a criança entender como funciona suas emoções e conflitos mentais.
Na escola de educação infantil, os professores devem dominar essa prática, não apenas contando a história em si, mas criando um ambiente de improviso, diversão e realismo, envolvendo as crianças naquele universo único.
Para isso, é preciso saber como criar esse momento e nesse artigo, daremos dicas de como você pode envolver seus alunos na sala de aula ao contar histórias.
Por que é importante contar histórias para crianças?
Contar histórias para crianças é uma valiosa prática que estimula sua imaginação, criatividade e auxilia no processo de aprendizagem, inclusive na linguagem.
Existem muitos livros infantis que apesar das cores e movimento da história no sentido visual, quando contada com vozes e ambientação, torna tudo mais real na cabeça da criança, divertindo e potencializando aprendizados para vida.
Muitas histórias somente divertem, ou seja, são engraçadas e não possuem uma moral final, mas outras tem um desenvolvimento que pretende trazer um ensinamento para que a criança se identifique e auxilia na sua construção como ser humano.
Os livros, quando estimulados desde tenra idade, provocam na criança o desejo de ler e não é à toa que muitas delas começam a falar e ler antes da idade da alfabetização.
Ao contar histórias, os pais em casa e os professores em sala de aula, auxiliam no desenvolvimento dela para que se interesse e aprenda a interagir, se tornando uma pessoa questionadora e a frente de seu tempo.
Portanto, este é processo fundamental na formação das crianças e pais e docentes devem valorizar e investir para um desenvolvimento saudável.
Confira a seguir algumas dicas importantes para contar histórias da forma correta e envolvendo a criança por inteiro no mundo da imaginação.
10 dicas de como contar histórias que envolvam as crianças
Pode parecer simples, mas contar histórias para crianças requer habilidades dos professores em sala de aula, pois são várias crianças para cuidar e necessário paciência, um bom livro e estratégias que atraiam sua atenção.
Para professores em início de vida profissional, nem sempre é fácil saber como envolver essas crianças para que entendam e prestem atenção na história, por isso daremos 10 dicas agora para criar o ambiente perfeito para isso:
- Escolha histórias que sejam adequadas para a idade
A primeira dica é a escolha do livro perfeito. Para acertar na escolha, opte por livros que coincidam com a idade da criança.
Se as crianças possuem de 0 a 3 anos, os livros precisam ser muito coloridos, com letras grandes e história mais curtas.
Para crianças maiores, as histórias podem ser um pouco mais elaboradas e conforme se aproxima da faixa etária da alfabetização, as histórias devem ficar mais interessantes e com mais complexidade.
Esse é um ponto importante, pois histórias fora da faixa etária, tiram a concentração das crianças e você pode perder o controle da sala.
- Antes de ler para as crianças, leia para si e entenda
Sim, jamais leia uma história que você nunca leu pela primeira vez. Ao contar histórias, você deve estudar ela antes, fazer um esboço dos pontos mais importantes dela e
- Opte por histórias com moral e um propósito
As melhores histórias para se contar, são aquelas que tem uma moral educacional, onde a criança vai aprender alguma coisa.
Escolha histórias com início, meio e fim e que sempre tenha alguns pontos chave para que sejam reforçados valores educacionais.
- Crie uma ambientação
O ambiente das histórias pode ser uma floresta, a casa da vó ou apenas dentro de um carro, o importante é o professor ter brinquedos ou brincadeiras que criem esse ambiente.
Se é uma reunião dos animais da floresta, coloque uma máscara de um e coloque o rosto dos outros desenhados na parede, se é na vó ou no carro, crie um espaço que seja similar a esses que as crianças irão adorar interagir.
- Imite vozes e trejeitos para cada personagem
Faça vozes, crie comportamentos e faça caras e bocas para os personagens da história que estiver contando.
Essa é uma das técnicas mais eficazes para interagir com crianças quando estiver contando histórias.
- Faça adaptações das histórias interagindo com as crianças
Está contando a história dos 3 porquinhos? Pergunte a uma das crianças o que ela faria se o lobo estivesse diante de sua porta?
Essa é uma das muitas formas de interagir com as crianças adaptando a história para que elas possam participar dela também. Uma maneira de deixa esse momento mais dinâmico.
- Use estratégias como fantoches, teatro de sombras e cantigas
Use técnicas e estratégias como o uso de bonecos como fantoches, teatrinhos de sombras e crie músicas para cantar com as crianças.
Essa é uma das formas mais fáceis de fixar a história na cabecinha das crianças e diverti-las ao mesmo tempo.
- Faça pausas e repetições quando for necessário
Pausas dramáticas e repetir frases de efeito são técnicas de persuasão que ajudam muito a fixar ideias e chamar atenção.
Abuse dessas técnicas para manter as crianças concentradas, repetindo e questionando o que acabou de ser dito e pausando em momentos críticos para causar suspense e atenção.
- Quando precisar, saiba improvisar
Se a história não está surtindo muito efeito em manter as crianças atentas, improvise.
Você pode criar diálogos que não estão no livro, personagens e até chamar um outro professor ou auxiliar para contar a história com você e deixá-la mais divertida.
- Divirta-se e se especialize em contar histórias para seus alunos!
E depois de todas essas dicas riquíssimas, o mais importante é que você se divirta em todo processo, dando risada e aproveitando a alegria da criançada durante esses momentos.
Para se tornar em um professor mais completo, se especialize em contar histórias com o curso de Rodas de Histórias na Educação Infantil.
Nesse curso, você aprenderá técnicas para contar contos de todos os tipos como narração, como ler para os pequenos e a importância desses momentos.
Curso rápido de carga horária de 20 horas com 8 aulas de estudo de nível básico. Opção de certificado válido e aceito em todo país. Invista em seus alunos e matricule-se!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor