Web Design

Faz mais de 20 anos que a computação se tornou uma opção de carreira viável para qualquer pessoa. Mais importante que isso, o simples termo “computação” já nem é mais usado no seu sentido original, simplesmente porque se desdobrou em muitos.

Áreas como TI (tecnologia da informação), web design e até marketing digital surgiram como novas expressões para designar algumas das várias áreas relacionadas diretamente ao desenvolvimento computacional e sua aplicação na vida diária.

Uma das áreas que especificamente chama mais atenção e curiosidade é a de web design, isto é, a arte de projetar, criar e/ou desenvolver páginas na internet sobre todo tipo de coisa: serviços, produtos, artes, interesses pessoais e por aí vai.

Mas como se iniciar nesse mundo já não tão específico? Quais são os primeiros passos a se dar na direção do conhecimento do desenvolvimento de páginas de web? Em seguida, perguntas ainda mais ambiciosas: como fazer disso um meio de vida e se diferenciar num mercado potencialmente competitivo?

O começo: cursos e opções de carreira

Ninguém nasce sabendo nada, e tudo na vida é aprendizado; pode ser um clichê, mas é uma frase que serve para lembrar que não devemos desanimar só porque não dominamos certa técnica, ou então não conhecemos determinada ferramenta, etc.

Assim como a escola e a faculdade servem para fornecer conhecimento para seus alunos, existe um sem-número de cursos online de web design, programação (em suas diversas ramificações), marketing digital e muito mais para serem explorados.

Se você não tem conhecimento técnico de como desenvolver sua página, mas sente vontade de explorar essa possibilidade, um curso de qualidade certamente pode ser a melhor opção. Note que não estamos falando de quatro anos de ensino superior, e sim de opções que incluem até mesmo aprendizado 100% remoto e virtual – às vezes até gratuito.

É também uma boa ideia, ao menos no começo, tentar ver várias possibilidades de atuação para filtrá-las de acordo com seu interesse, aptidão natural e potencial de mercado, se a ideia for monetizar. É uma área ampla, e por isso vale a pena se permitir um pouco de tentativa-e-erro no primeiro momento – é assim que você saberá para qual lado seguir segundo sua experiência própria.

Você logo vai descobrir que são muitas, muitas áreas diferentes para explorar, mas certamente vai encontrar uma (ou várias) delas nas quais suas habilidades pré-existentes se encaixem melhor, ou que despertem maior interesse, ou ainda que simplesmente pareça financeiramente mais viável para fazer sua ideia funcionar.

A parte técnica: hospedagem e manutenção do seu projeto

hospedagem de sites

Agora você já tem uma noção mais prática de como iniciar seu próprio desenvolvimento de páginas, sites e produtos virtuais correlatos. As possibilidades são infinitas, já que é possível seguir o rumo do empreendimento pessoal ou tentar se juntar a nomes de peso já atuando na área.

No caso dos projetos pessoais ou empreendimentos próprios, no mínimo, é preciso se lembrar de algo que nem sempre passa pela cabeça de quem ainda está na fase do planejamento: a hospedagem e manutenção do site. Afinal de contas, se a internet funciona como um mundo repleto de “terrenos” para construir, é preciso de alguma forma ter permissão e suporte para isso.

Na vida real estaríamos falando de imobiliárias ou coisas assim; na internet, o nome que se dá é hospedagem, pois é literalmente o serviço oferecido: a plataforma do usuário é disponibilizada para o público geral mediante sua “fixação” num endereço virtual, que é chamado servidor.

Aí as coisas podem começar a assustar quem não conhece bem a área, mas não é preciso ficar receoso. A hospedagem é apenas mais um serviço como tantos outros que podem ser contratados para fazer uma ideia se tornar um projeto.

Serviços como uma hospedagem VPS cPanel, por exemplo, resolvem a questão do servidor e garantem ainda serviços de suporte na segurança, personalização dos servidores privados virtuais e muito mais para que seu site fique seguro.

Desenvolvendo uma página

Vamos nos ater ao fato de que nem sempre um mesmo profissional consegue lidar com todas as etapas da criação do seu site. Um desenvolvedor front-end, por exemplo, muitas vezes não terá conhecimento suficiente para desenvolver boas práticas de SEO no projeto e torná-lo atrativo ao público-alvo.

Isso é natural e esperado; dessa forma, o importante é ter a ciência (e até a humildade) de saber que muitas vezes o projeto requer mais mãos. O ideal é ter algum tipo de rascunho do que interessa oferecer a quem for acessar, e trabalhar a partir daí, contatando eventuais profissionais externos quando necessário.

O desenvolvimento da página em si é o momento no qual você pode colocar sua impressão digital no projeto, para usar uma figura de linguagem simples; é o momento de analisar referências e tentar juntar ideias num projeto coeso, mas sem nunca se esquecer da viabilidade técnica.

Trace objetivos e metas factíveis

Um erro comum de quem está entrando agora no mundo da criação do web design é se sentir frustrado por ver sua página não aparecendo no topo da pesquisa do Google, ou ficando aquém de números poderosos em acesso e, quando cabível, conversão de internauta em cliente.

Por isso é preciso traçar metas que condizem com a realidade, isto é, se a página acabou de ser criada, não tem como esperar que ela seja o resultado orgânico número 1 na pesquisa online, ou que supere referências do ramo em vendas, etc.

O importante é considerar quão bem estão sendo aplicadas as boas práticas de SEO, se a página funciona como deve (em termos de código) e se o servidor está capacitado para suportar X acessos – especialmente se você começar a observar crescimento.

Pode ser também uma boa hora para considerar investimento em publicidade paga – anúncios patrocinados, novas estratégias de marketing digital e afins. Para isso, novamente, é interessante ao menos consultar um profissional especializado, de modo a otimizar resultados, custos e tempo gasto.

A grande questão é: não existe fórmula pronta ou infalível para desenvolver seu site; tropeçar, ter dúvidas e se questionar é normal e muitas vezes saudável. O que vale mesmo é saber que, no longo prazo, você estará atingindo o público ideal, usando as ferramentas adequadas e mantendo seu projeto seguro e estável.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.