Rede social com foco no profissional, o LinkedIn é hoje uma vitrine corporativa com mais de 830 milhões de pessoas e 58 milhões de empresas registradas de todos os lugares do mundo.
Atualmente, pelo menos 40% dos usuários acessam a rede diariamente, seja para publicar e compartilhar ideias, como fazer networking ou ver oportunidades de trabalho.
Muitas pessoas conseguem novas oportunidades de trabalho ou de alavancar seus negócios através dessa rede, mas outros encontram dificuldade para conquistar visibilidade.
Se você é uma dessa pessoas e quer ter um perfil mais atrativo para as empresas, daremos neste artigo, dicas de como deixar seu LinkedIn mais profissional. Confira.
O que é o LinkedIn mais profissional e quais suas estatísticas mais importantes
O LinkedIn é uma rede social voltada para emprego e negócios e lançada em 2003. Em 2002 a ideia começou a tomar forma pelas mãos do empresário americano Reid Hoffman e mais 4 amigos.
Atualmente, é uma empresa da Microsoft, que fez a compra em 2016 por 26 milhões de dólares.
No Brasil, a empresa começou em abril de 2010 e são mais de 63 milhões de usuários e considerada a sexta mais utilizada no país.
Além desse número, o LinkedIn mais profissional tende a ser assim com base em outros dados interessantes que enaltecem sua importância de mercado:
- Entre as pessoas com ensino superior, mais de 50% utilizam a rede, enquanto 10% das pessoas com ensino médio fazem uso dela;
- 133 milhões de pessoas que estão na plataforma são americanas, porém, 70% dos usuários são de outros países;
- São mais de 132 milhões de pessoas na América Latina;
- 57% dos usuários são homens;
- 59% são da geração millenials;
- Quem trabalha com marketing, tem encontrado na rede boas oportunidades. Atualmente, 79% desses profissionais trabalham com geração de leads por ela e já obtiveram ao menos 1 cliente;
- As postagens que mais viraliza na rede possuem 8 imagens, já que 50% desses posts geram resultados em relação aos posts escritos;
- São mais de 46 milhões de estudantes e 180 milhões de influenciadores usando a rede social profissional.
Com essas informações, é possível perceber como esta é uma das redes mais importantes da atualidade e que você precisa saber como interagir nela para conseguir um novo emprego ou atrair novos negócios.
Dicas para deixar seu LinkedIn mais atrativo para as empresas
Agora que você tem uma visão mais clara de como deixar o LinkedIn mais profissional e incrível, é hora de dar aquela incrementada em seu perfil na rede.
Veja as dicas mais importantes para garantir um novo emprego ou novos negócios através dela:
- Preencha todo seu perfil e sempre atualize
A primeira coisa a ser feita ao entrar no LinkedIn é preencher o máximo possível seu perfil. Ter todas as áreas de dados pessoais, competências e experiências preenchidos, é o que irá atrair os recrutadores.
Ter diplomas e certificados, link para trabalhos que participou e até mesmo trabalhos voluntários que auxiliou, são fundamentais para que as empresas se interessem por você.
Não se esqueça de a cada modificação do perfil, é preciso atualizar as informações. Esse ponto é importante para garantir que você esteja sendo visto.
- Escolha uma foto bem profissional
A escolha da foto também é importante, já que algo bem profissional será fundamental para atrair mais recrutadores.
Lembre-se de não pegar qualquer foto. Não pode ser em uma balada ou desarrumado, pois isso não pegará bem, a não ser para vagas e negócios em festas e eventos específicos.
A imagem deve transmitir seu espírito profissional, portanto escolha uma roupa mais formal, alinhe o cabelo, maquiagem ou barba e garanta uma foto mais séria para deixar seu perfil de trabalho arrojado.
- Tenha uma foto de capa que transpareça a qualidade do seu trabalho
Você é designer ou programador? Que tal colocar na capa uma foto do que você faz? É jardineiro? Um arranjo de flores que você mesmo montou, vai pegar bem!
A foto de capa precisa ser um copilado do que você faz de melhor ou dar uma dica de suas habilidades.
- Crie um resumo impactante
O resumo profissional é onde você contará sua trajetória de trabalho, portanto seja sucinto, direto e simples.
Para que seu perfil seja encontrado mais facilmente, coloque palavras-chave. Para ter ideias, o Google Trends pode te ajudar bastante.
Outra dica é buscar no Google modelos de resumos de perfis de sucesso para fazer parecido.
- Aumente suas conexões
As conexões profissionais são fundamentais para você conseguir mais visibilidade e obter maiores chances no trabalho e para negócios.
A partir de seus amigos e familiares, se ligue a outras pessoas que eles tenham contato, além de pessoas famosas e influencers.
- Esclareça exatamente o que você quer
Um ponto que não pode passar desapercebido é qual seu objetivo com seu perfil no LinkedIn. A ideia é criar um novo negócio? Ou conseguir uma vaga de emprego?
É importante que você saiba exatamente a definição certa a dar nele, pois é isso que vai guiar pessoas até você.
- Crie conteúdo para a rede
Por fim, crie conteúdo com imagens e textos próprios, que se tornarão um tipo de portfólio do seu trabalho, também.
Imagens, vídeos e textos, são muito bem-vindos, principalmente quando se alinha ao que você trabalha e busque mais conexões que pensem igual.
Curso Recrutamento e Seleção de Pessoal grátis online UNOVA Cursos
Os profissionais de Recursos Humanos, buscam os melhores colaboradores em sites de vagas e perfis para o LinkedIn mais profissional e, por isso, é tão importante ter um perfil na rede social.
Com as dicas deste artigo, você deixará sua área muito mais atrativa e com mais chances de fechar bons negócios.
Para quem trabalha com RH, saber como analisar esses perfis é fundamental. Faça o curso Recrutamento e Seleção de Pessoal e aprenda como fazer isso.
O curso possui tudo o que você precisa para começar na carreira e estuda em uma plataforma completa com os melhores cursos para seu crescimento profissional.
Certificado válido e aceito em todo país, com cursos grátis e online. Matricule-se agora!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor