desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável são práticas e conceitos que visam criar produtos e modelos de serviços que visem beneficiar a natureza e garantir a recuperação do meio ambiente ou preservação dos recursos naturais.

Com o crescimento das cidades e avanços tecnológicos, é vital que a natureza seja protegida para evitar mais desiquilíbrio ambiental e auxiliar na recuperação da água, florestas e diminuir a extinção de animais silvestres.

Para isso, não é só a população em geral que deve agir, mas inclusive as empresas. Elas podem se beneficiar com ações de sustentabilidade, enquanto lucra e faz o negócio crescer.

Para compreender melhor sobre esse assunto, confira este artigo e tudo sobre desenvolvimento sustentável.

 O que é desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é a capacidade de produzirmos produtos e criarmos serviços, sem comprometer a natureza.

Nesse tipo de progresso, existe a harmonia do crescimento econômico com a proteção ambiente e equidade social.

Isso significa que as atividades humanas são conduzidas de maneira que promove o bem-estar econômico e, consequentemente social, enquanto garante um meio ambiente preservado para as gerações futuras.

O conceito do desenvolvimento sustentável se refere a um tipo de desenvolvimento que atende às necessidades humanas tanto presentes como com foco no futuro, mas sempre colocando a natureza no centro.

A seguir, vejamos alguns tipos de desenvolvimento sustentáveis possíveis que oferecem benefícios e vantagens para a população mundial.

Tipos de desenvolvimento sustentável

A ideia do desenvolvimento sustentável é garantir que haja menos impactos e envolvam vários aspectos da sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Basicamente, existem 3 tipos de sustentabilidade que podem ser focadas por empresas, como:

  • Sustentabilidade Ambiental– A sustentabilidade ambiental envolve a proteção e conservação do meio ambiente e a utilização racional dos recursos naturais.

Nessa modalidade, existe uma maior preocupação com a poluição e o desperdício. 

Isso inclui ações como a produção de energias renováveis até a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa e promoção da biodiversidade.

  • Sustentabilidade Social- Envolve a equidade social, ou seja, a inclusão de pessoas em todas as esferas da sociedade com reconhecimento e oportunidade.

Isso é a garantia de acesso a recursos e oportunidades no mercado, melhores acessos a educação e a saúde, e a redução das desigualdades sociais.

Este é um dos pontos do ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sediado pelas Nações Unidas, que abrange uma gama de questões, desde a erradicação da pobreza e da fome até a busca pela paz e justiça.

  • Sustentabilidade Econômica– É a capacidade de uma economia que gera riqueza de forma contínua e equitativa.

Isso trata de práticas empresariais sustentáveis como a criação de empregos verdes, ou seja, vagas em áreas específicas na promoção do meio ambiente e a inovação da eficiência econômica.

O desenvolvimento sustentável é uma prática com objetivo global, já que o mundo tem tido mudanças drásticas no clima e nos recursos naturais, causados diretamente pelas práticas econômicas abusivas. 

Alcançar o desenvolvimento sustentável é um desafio bastante complexo que requer a cooperação de todos, principalmente dos setores da sociedade como governos e empresas.

Para as empresas, em especial, é fundamental buscar produzir com menos enquanto faz mais e para isso, deve investir em conhecimento, tecnologia e criar estratégias novas.

O desenvolvimento sustentável é extremamente benéfico aos negócios, independente do seu tamanho e no próximo tópico, veja alguns dos mais importantes.  

7 benefícios que as empresas ganham com o desenvolvimento sustentável

O que as empresas ganham quando desenvolvem produtos e fazem serviços com foco na sustentabilidade? 

Veja 7 benefícios que auxiliam em uma gestão empresarial sustentável mais saudável e rentável:

  1. Redução dos custos

A implementação de práticas sustentáveis na empresa, podem gerar novos recursos e principalmente a redução de custos, já que resulta em mais economia.

  1. Melhoria da imagem da marca no mercado

As empresas que têm o compromisso com o desenvolvimento sustentável, tendem a melhorar sua reputação no mercado.

A imagem de uma marca pode ser evidenciada e reconhecida a partir das práticas verdes com que trabalha.

  1. Aumento da competitividade

A sustentabilidade promove mercados mais competitivos e atraem clientes com maior poder de compra.

Os clientes estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e grande parte prefere participar de negócios que compartilham desses valores.

Além disso, os clientes novos tendem a valorizar as marcas verdes, sendo mais responsáveis e ajudando a enaltecê-la no mercado.

Outro ponto fundamental é que estas empresas atraem investidores que valorizam a responsabilidade corporativa, logo, possuem maiores chances de crescimento e investimento.

  1. Acesso a novos mercados

A sustentabilidade abre portas como a oportunidade de adentrar novos nichos mercadológicos.

A partir do momento que a empresa foca em serviços e produtos verdes, automaticamente, obtêm acesso a uma demanda melhor e mais sustentável. 

  1. Conformidade Regulatória

A adoção de práticas sustentáveis nas empresas, ajuda que empresas cumpram as regulamentações ambientais impostas pelos governos e evitem multas e penalidades.

Além disso, ela se torna referência em relação a outras no mercado, ganhando ainda mais visibilidade. 

  1. Resiliência a médio e longo prazo

Outro ponto pouco falado, mas muito importante, é o fato que em tempos de crise, as empresas sustentáveis estarão mais preparadas para desafios.

Isso ocorre, pois aprenderam a lidar com a escassez de recursos ou a criação de alternativas que são renováveis e uma opção para os naturais, tendo mais chances de sobreviver. 

  1. Inovação

A busca por soluções sustentáveis, estimula a inovação, logo, leva os negócios ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

O desenvolvimento sustentável não é apenas bom para o planeta, mas também pode trazer benefícios tangíveis para as empresas.

Cada um de nós tem um papel a desempenhar, seja através da adoção de estilos de vida mais sustentáveis, da promoção de práticas empresariais responsáveis ou da defesa de políticas públicas que promovam a sustentabilidade.

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.