Compreendendo os nascidos entre 1995 e 2009, a geração Z destaca-se por ter um grupo de pessoas que nasceram no final do século XX e os nascidos na primeira década do século XXI.
Esse ponto é que faz deles um grupo especial, já que estes nasceram em um tempo de grandes mudanças tecnológicas e hábitos diferentes das gerações anteriores.
Independentes e nativos digitais, a geração Z possui muitos desafios e um dos maiores deles tem a ver com a vida profissional, marcada por um mercado mais competitivo, com empregos mais descartáveis e uma CLT mais flexível.
Esta é a geração da mudança na educação de jovens e adultos e nesse artigo falaremos sobre a definição da geração Z, suas vantagens e como vencer os muitos desafios a frente.
Educação de jovens e adultos: Quem é quem nas gerações mundiais?
Geração é a definição de um grupo de pessoas nascidas em um tempo específico e tem como fator determinante de seu comportamento, costumes e crenças baseadas nos acontecimentos daquele tempo.
Assim, cada geração terá uma forma de enxergar e viver no mundo e isso, inclusive, irá impactar na maneira como ele interage com outras gerações, sejam elas anteriores ou posteriores.
As gerações começaram a ser definidas a partir da Segunda Guerra Mundial, com os nascidos a partir de 1946.
As gerações a partir da década de 1940 no ano de 1946 foram determinadas da seguinte forma:
- 1946-1964= Baby Boomers
A primeira geração é contada a partir do primeiro ano sem guerra e neste período houve um aumento nos nascimentos em todo mundo.
Atualmente, em 2024, as pessoas dessa geração estão com idades entre 78 e 60 anos.
- 1965-1980= Geração X
A segunda geração conta a partir do primeiro ano da ditadura militar no Brasil e na atualidade estão com idades entre 59 anos e 44 anos.
- 1981-1996= Geração Y ou Millennials
Os Millennials são os nascidos nas 2 últimas décadas antes do fim do século XX. A geração compreendem pessoas com idades entre 43 e 28 anos.
- 1997-2010= Geração Z
A geração Z são as pessoas nascidas no fim do século XX e início do século XXI e compreendem idades entre 27 e 14 anos.
- 2010-2019= Geração Alfa
A geração Alfa é uma das mais recentes e 100% século XXI. Nascidos nessa fase geracional estão com idades entre 14 e 5 anos.
- 2020 ou 2025= Geração Beta
A geração Beta é o grupo mais jovem e ainda não possui uma definição clara. Muitos especialistas acreditam que essa geração iniciou em 2020 ou a partir de 2025.
A geração Z, uma das mais recentes, é que tem tido maiores desafios atualmente, principalmente no mercado de trabalho. Confira a seguir.
Educação de jovens e adultos: Quais os hábitos da geração Z e suas características mais importantes?
Enquanto os Boomers são a geração do trabalho duro e rigidez, a X ser mais livre e os millennials a geração que conheceu a internet e as tecnologias, a Z é a mais conectada, autônoma e sem paciência para valores antiquados.
Os principais hábitos e características que destacam os nativos da geração Z são:
Independência
Esta é a geração mais autônoma e independente de todas, com alto grau de desconexão com valores e obrigações que outras gerações viam como normal.
Viverem sozinhos, trabalhar só e ter uma vida com pensamentos únicos e no coletivos apenas em pequenos grupos.
Sem identidade pré-definida
Os nativos desse tempo não tem uma identidade certa e definida como os millennials e outras gerações anteriores.
Isso significa que são muito flexíveis, abertos ao diálogo e as mudanças com mais clareza e facilidade que as gerações antigas.
Realistas e imediatistas
Essa história de sonhar acordado, pensar no futuro e planejar é algo que não combina muito com as pessoas dessa geração.
Pé no chão, são pessoas que levam a sério o aqui e agora, a realidade do momento e altamente imediatistas, com ansiedade aflorada para tudo o que seja para já.
Multifocais
A geração Z é altamente multifocal, e o que isso significa? Que são pessoas que não focam em apenas uma coisa, mas em várias frentes.
Eles podem mexer em redes sociais enquanto ouvem um podcast e escrevem mensagens para um amigo. Essa é uma vantagem que ajuda muito na escola e mercado de trabalho.
Tecnológicos
São os primeiros grupos que nasceram no mundo 100% digital, e como tal não tiram os celulares da mão e tudo o que fazem como pesquisas, estudo e trabalho é utilizando a tecnologia sempre ao favor.
Mas diante de todos esses pontos o maior desafio é o mercado de trabalho e falaremos sobre ele a seguir.
Os maiores desafios da Geração Z: Mercado de trabalho
Dentre os maiores desafios que essa geração tem é no mercado de trabalho. Para trabalhar, estes profissionais preferem empregos dinâmicos, colaborativos e tendo a tecnologia como seu auxiliar diário.
Enquanto a geração boomer e X cresceram em meio ao trabalho braçal, com pouca ou nenhuma tecnologia e empregos de longo prazo, a geração Z se diferencia valorizar a qualidade de vida.
Trabalhar em um mesmo emprego por 10, 15 ou 20 anos é algo do passado para esse grupo, que vê nas empresas sempre a ascensão profissional com melhores salários e bem-estar.
Aliás, salário é algo que a geração Z tem grande foco, porém entre ganhar mais e perder em tempo de qualidade com a família e lazer, eles optam sempre pela saúde.
Educação de Jovens e Adultos
Essa é a geração da mudança, em um mundo cada vez mais tecnológico e que esse grupo consegue tirar de letra.
Com grandes desafios, estão em busca de aprender e se tornarem em profissionais mais capacitados e para isso acreditam no valor da educação.
Por isso é fundamental o curso de Educação de Jovens e Adultos, onde aprendem sobre analfabetismo funcional, sistema educacional brasileiro, tratamento aos alunos do EJA e mais.
Curso com opção de certificado, gratuito e 100% online. Matricule-se agora!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor