Internet das Coisas- IoT

Que tal automatizar toda sua casa? Janelas automáticas, portas com fechadura eletrônica, sistema de áudio que atende na hora que você quer ligar para alguém ou ouvir uma música e tudo isso é possível por causa da Internet das Coisas-IoT.

A IoT é a ligação entre a internet e dispositivos tidos de uso comum do dia a dia como celulares e computadores, e possibilita a automação e comunicação entre eles e até mesmo individualmente. 

Se hoje é possível conectar dispositivos de uma maneira fácil, rápida e, ao mesmo tempo, obtendo resultados diferentes e esperados, é devido à IoT.

Conheça agora o que é e o que vai ainda mais evoluir e chamada de Internet das Coisas- IoT e como você pode se tornar um profissional nessa área. Confira.

Internet das Coisas Iot- O que é e qual sua importância? 

Se você está lendo esse post de um notebook ou celular, basicamente está vendo a internet das coisas funcionando na prática. 

A internet das coisas é uma tecnologia que faz a conexão de inúmeros dispositivos como computadores, notebooks, smartphones e tablets a uma rede de internet

Dessa maneira, fica mais fácil interagir e utilizar cada dispositivo remotamente e de forma autônoma. 

Hoje, cada vez mais é possível automatizar vários processos do nosso cotidiano, utilizando a internet e os dispositivos a mão.

Esse termo foi cunhado pelo pesquisador e escritor inglês Kevin Ashton, o pai da Internet das Coisas.

Além dele ter criado o termo e especificado em seus livros o que ele significa, Kevin é o idealizador da ideia e do conceito que é a base de toda a IoT.

A internet das coisas se tornou algo indispensável no nosso estilo de vida da atualidade, desde as regiões mais simples até as mais sofisticadas utilizam a IoT para gerenciar vários dispositivos e facilitar o dia a dia nas conexões. 

Se você ainda não entendeu bem como funciona a internet das coisas, confira como ela funciona na prática, inclusive, aí dentro da sua casa. 

Como funciona o IoT, na prática?

Para ser possível ter acesso à internet, existem várias formas de conexão. No passado, a internet discada era a mais comum, mas de lá para cá houve uma expansão das maneiras de obter esse acesso.

Hoje, a mais comum é a Internet Banda Larga, que pode ser via rádio, via satélite ou fibra ótica. 

A mais comum utilizadas em residências é atualmente a fibra ótica e possui uma alta velocidade, além de ser muito estável, com quase nenhuma interferência, além de preço mais acessível. 

A partir do momento que o modem é instalado e o serviço de internet se inicia, os dispositivos como notebooks e celulares podem se conectar a rede através do WI-FI e para conexões secundárias como um headphone ao celular, pelo bluetooth. 

Dessa forma, é possível conectar diversos dispositivos de uma vez só e sem fio, podendo acessar a internet de qualquer ambiente com qualidade de conexão. 

Outra vantagem é fazer coisas diferentes em casa dispositivo, agilizando processos e serviços. Com a IoT, arquivos de todos os tipos, podem ser armazenados digitalmente na nuvem com segurança e praticidade. 

Por exemplo, em uma Smart TV pode-se assistir uma série, enquanto no celular baixa um jogo, enquanto termina um relatório na nuvem no notebook, tudo ao mesmo tempo, e sem perda de qualidade ou confusão de sistemas. 

Quer ver mais benefícios da Internet das Coisas IoT? Confira o próximo tópico.

Quais os benefícios da Internet das coisas?

A Internet das Coisas não trouxe só vantagens quanto a praticidade de dispositivos sem fio, mas oferece uma gama de outros benefícios, como:

  1. Automatização total

Se teve um ponto vantajoso da internet das coisas é sua capacidade de automatizar tudo e facilitar a Vida, seja em casa ou até dentro de empresas.

Com acesso à internet em vários dispositivos, inúmeras tarefas podem ser feitas com mais rapidez, com qualidade e até mesmo sem a intervenção de pessoas. 

  1. redução de custos 

A automação trouxe outro benefício muito bom, principalmente para empresas: a redução de custos.

Sem a necessidade de vários aparelhos, fios e até mesmo de uma conexão muito poderosa, atividades que antes levavam muitos dias podem ser feitas com mais agilidade e menor preço.  

  1. Bom para pequenos empreendedores

As pequenas empresas se tornaram as maiores beneficiadas com a IoT, pois conseguem entregar produtos e serviços com mais qualidade, preços mais competitivos e aumentar sua cartela de clientes significativamente. 

Para empresas com foco no digital, a IoT agiliza os serviços online e com qualidade, além de direcionar os anúncios aos clientes com mais efetividade.

  1. Melhoria na experiência do cliente

A Internet das coisas auxilia na experiência do cliente com melhorias reais que vão desde uma simples pesquisa, que se torna mais eficaz para orçar um produto, por exemplo, até escolher tamanho e cores corretamente, recebendo em casa. 

A Internet das Coisas-IoT só está começando, porque com os avanços da inteligência artificial e no futuro o multiverso, ela ficará ainda mais intuitiva. 

Mas como utilizar a Internet das coisas com mais eficiência e segurança, sendo sua proteção sua maior vulnerabilidade? Confira a seguir a resposta a essa pergunta. 

Como se proteger com a Internet das Coisas na sua casa

O grande problema que pode tornar a IoT vulnerável é em relação a sua segurança na transmissão de dados.

Todos os dias, inúmeros antivírus trabalham incansavelmente em celulares e computadores para assegurar que redes privadas residenciais ou empresariais estejam livres de hackers que possam roubar informações ou danificar sistemas.

Para isso, é importante seguir algumas dicas simples, como:

  • Crie senhas fortes e mude sempre que possível;
  • Baixe e atualize os dispositivos sempre quando necessário, para garantir barreiras de segurança mais reforçadas;
  • Tenha um antivírus no computador e com acesso em outros dispositivos, pois isso dará ainda mais reforço seguro.

A IoT é genial, não é mesmo? E que tal você se tornar um profissional nessa área? 

Atualmente, existem milhares de vagas esperando pessoas com conhecimento nessa tecnologia, e você pode ser essa pessoa, desde que tenha a qualificação exata para isso.

Com o curso de Internet das Coisas- IoT, você aprende o básico sobre essa tecnologia e já pode se inteirar melhor sobre o mercado. 

Curso rápido de 10 horas e 11 aulas, com opção de certificado e gratuito, 100% online. 

Matricule-se e se qualifique para as novas e futuras tecnologias com a gente!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.