O estoque e armazenagem é um dos pontos mais importantes para uma empresa, pois para vender produtos é preciso ter onde colocá-los para venda e para isso, eles precisam de organização.
A forma como são armazenados também conta até a entrega, e isso tudo pode, inclusive, ser administrado por aplicativos e planilhas, além de conhecimento.
Existem diferentes tipos de armazenamento e estoques e todos possuem finalidades específicas.
Nesse artigo, iremos falar sobre eles e como são fundamentais para negócios de todos os tamanhos.
Estoque e Armazenagem: O que é um estoque e qual sua importância
Toda empresa por menor que seja, precisa ter um estoque, pois este é o local para o armazenamento dos produtos para venda.
Além disso, o estoque também serve para guardar os insumos utilizados pela empresa, como, por exemplo, produtos de limpeza ou suprimentos de escritório e informática.
Empresas de grande porte, em geral tem mais de um estoque e imensos galpões, onde todas as mercadorias são catalogadas e alocadas conforme tamanho, quantidade, tipo de produto ou outra forma de organização.
Já os pequenos empreendedores, inclusive os online, podem montar um pequeno estoque em casa mesmo, com um espaço exclusivo para guardar todos os itens e garantir que todas as vezes que os clientes precisarem, terão os produtos na mão.
Assim, a maior importância de um estoque e armazenagem é a garantia que o cliente final irá receber o produto no final com qualidade e no tempo esperado.
O estoque facilita essa relação e ainda garante que o produto esteja intacto, do jeito que o cliente deseja e espera receber.
Mas, existe diferença de estoque e armazenamento? No próximo tópico mostraremos que sim e como são pontos importantes no processo logístico.
Quais as diferenças entre estoque e armazenagem?
Sim, existe diferença entre eles: o estoque é o acúmulo de mercadoria para fins comerciais, ou seja, de venda.
Além disso, a estocagem visa garantir que essas mercadorias estejam armazenadas de forma correta, na temperatura, tempo e posição certa para quando for necessária sua revenda.
Já o armazenamento tem relação com a movimentação de produtos, desde sua chegada até a entrega ao cliente, inclusive, passando pela estocagem.
Assim, entende-se que: estoque é mais subjetivo, influencia diretamente o fluxo de caixa, guarda de produtos em local determinado e com menor dinamismo.
O armazenamento por sua vez, é objetivo, amplo, com guarda de produtos de forma temporária, relação com centros de distribuição e mais dinâmico e influente no cálculo de custos de frete e entrega.
Dessa forma, o estoque e armazenagem são complementos um do outro, onde desde o momento que o produto chega até quando ele é entregue, passa por um processo logístico complexo, intenso e importante garantindo qualidade e prestação de serviço com excelência.
Existem vários tipos de estoque e formas de armazenamento e a seguir veremos como são e funcionam.
Os tipos de estoques
Para fazer a alocação de produtos, existem vários tipos de estoques diferentes e cada um serve para um fim diferente. Confira:
- Estoque sazonal
O estoque sazonal é um tipo de estoque de produtos temporário e previsível, específico para datas comemorativas ou períodos especiais, como por exemplo, Dia das Mães e copa do mundo.
- Estoque de produtos inativos
Quando um produto não tem boa saída, o estoque inativo pode ser uma opção até haver uma nova demanda para aquele produto.
- Estoque de terceiros (consignado)
Este é um armazenamento mantido por outras empresas e parceiros comerciais como fornecedores e distribuidores.
- Estoque máximo de tempo
Este é um estoque que prevê uma quantidade máxima e por um tempo determinado específico.
- Dropshipping
O dropshipping é uma modalidade de negócio que um vendedor vende produtos de terceiros e se utiliza de seu estoque, basicamente agindo como intermediário e revendedor, porém, com marca própria.
Além desses tipos de estoque, o armazenamento pode ser definido em 3 tipos: armazenagem própria, armazenagem contratada e terceirizada.
Na própria, a empresa se responsabiliza por 100% do espaço, inclusive dos custos e toda infraestrutura local.
Na contratada, a empresa aluga um local e alguns serviços de armazenamento, buscando a eficiência sem gastar muito com isso, porém, não tem o controle total como no primeiro caso.
Já no armazenamento terceirizado, 100% da responsabilidade do estoque é delegada a terceiros, desde o controle do estoque até entregas e espaço útil.
Cada caso deve ser analisado e combinar com a situação financeira da empresa e necessidade.
A organização da empresa é fundamental para que o estoque desse negócio dê certo e a seguir, veja algumas dicas para implementar o estoque e armazenagem de forma correta em seu negócio.
5 dicas rápidas para aproveitar bem o estoque e armazenagem no seu pequeno negócio
Se você tem um pequeno negócio, um e-commerce por exemplo, e não sabe como fazer o estoque dele ser eficiente, aí vão algumas dicas:
- Aproveite aplicativos e programas de gestão de estoque e produtos, alguns são gratuitos e fáceis de usar;
- Crie promoções e ofertas, além de combos de produtos para vender aqueles que estão no estoque inativo e fazer a roda do estoque girar;
- Crie códigos e liste todos para ficar mais fácil identificá-los;
- Garanta que o inventário do seu estoque esteja sempre atualizado e organizado, o que ajuda muito para saber o que foi vendido e o que entrou em um determinado período;
- Se prepare e estude cada vez mais sobre logística para ter um estoque redondo e perfeito!
O que achou em conhecer mais sobre estoque e armazenagem? É um assunto muito interessante e perfeito para pessoas e profissionais que gostam e pretendem seguir carreiras logísticas.
A carreira Logística é uma das mais rentáveis nos dias atuais e uma ótima oportunidade para trabalhar em empresas de todos os portes e garantir qualidade desde quando recebe o produto, até sua entrega nas mãos do cliente.
Para aprender mais sobre esse assunto, estude o curso Planejamento e gestão de estoques.
Nesse curso você encontra aulas de cadeia logística, inventário físico, layout de estoque, giro de estoque entre outros assuntos.
Estude sem sair de casa, com material didático digital e 100% online, com tudo gratuito e opção de certificado. Vem e se matricula com a gente! Clica e aqui saiba mais!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor