Quando a falência e recuperação de empresas vem sobre seu negócio, o que fazer? Essa é a pergunta de grande parte dos empresários que abrem um negócio próprio, mas não sabem como agir diante das crises.
Segundo notícia do Valor Econômico, em 2023, mais de 2 milhões de empresas fecharam as portas no Brasil.
Segundo país no mundo com potencial empreendedor, o Brasil ainda amarga um número elevado de empresas que falem. Um detalhe nesses dados é que 60% delas eram negócios com menos de 5 anos de funcionamento.
A grande maioria dos negócios que fecham no país são microempresas, sendo 80% delas fecham no primeiro ano.
Para uma empresa falir existem muitos motivos, que vão desde muitas dívidas altas, falta de dinheiro para investir até má gestão e poucas vendas.
A verdade que quando ocorre uma situação como essa, o empreendedor sente o impacto, mas se o sonho de prosperar for maior, será possível se reerguer.
Mas, afinal, como se levantar depois de falir? Como recuperar o negócio e recomeçar? É isso que veremos neste artigo, confira.
O que é Falência e recuperação de empresas?
A falência é um processo posterior a uma crise empresarial, onde esta não consegue pagar as dívidas e por conta disso, ativos como patrimônios próprios são liquidados para pagamento dos credores.
Mas antes da falência, a legislação brasileira possui outros artifícios para garantir que um empreendimento continue.
A recuperação judicial é uma medida que visa evitar que uma empresa quebre. Na recuperação judicial, a intenção é proteger tanto os sócios quanto clientes, buscando conciliação e alternativas para salvar o negócio.
Essas conciliações são acordos que a empresa firma com seus credores, clientes e funcionários, na busca por não alterar o negócio, mantendo empregos e fornecedores ativos.
Se caso não houver acordos, segue-se a falência propriamente dita, onde a justiça irá fazer o levantamento da dívida e dos bens para arcar com os custos e garantir que o que for devido seja pago.
A recuperação empresarial é um processo de reestruturação após a falência. Esse é um caso que pode ocorrer, caso o empresário pretenda recomeçar o negócio do zero ou de onde parou, porém, mudando algumas estratégias.
Este processo pode incluir a renegociação de dívidas que ainda possam existir, corte de custos, investimento em tecnologia, melhorias no atendimento ao cliente, novos produtos e serviços.
Quando o empresário possui a orientação correta, a recuperação empresarial pode transformar um negócio falido em uma empresa próspera e duradoura.
A falência pode ser uma oportunidade para começar de novo com mais sabedoria, já que parte do caminho já é conhecido.
A seguir, algumas dicas de como recomeçar depois da falência e recuperação de empresas.
Dicas para Recomeçar um Negócio Falido
Quando o negócio vira em falência e recuperação de empresas, a primeira coisa é não se desesperar, respirar fundo e pensar nas melhores formas de começar de novo.
Confira algumas dicas para recomeçar sua empresa ainda melhor:
- Aceite a situação e tente outra vez
Quando uma falência acontece, é normal bater o desânimo e o sentimento de fracasso, porém esse deve ser um sentimento temporário, buscando se reerguer novamente.
O negócio pode não ter dado certo agora, mas existem outras oportunidades a partir desse momento difícil que farão você acertar e conseguir numa outra vez.
- Aprenda com seus erros
Antes de recomeçar, liste tudo o que deu errado e aprenda com esses erros. Veja se era possível ter economizado mais ou não ter feito aquela dívida desnecessária.
Os erros são ruins no início, mas se tornam valiosos depois e nos ajudam a evitar problemas semelhantes no futuro.
- Reavalie seu plano de negócio
As vezes o erro está no plano de negócio que você pensou ou até naquele que você não definiu.
Algumas estratégias podem não ser exatamente a melhor opção no momento para seu negócio ir em frente. Ajuste-o e considere o que funciona e o que não.
- É hora de cortar custos
Procure todas as maneiras possíveis em reduzir custos para comprometer o mínimo possível as contas da empresa.
Agora não é momento para gastar, mas investir em coisas que irão valorizar o negócio como novos produtos e cortar tudo aquilo que pode ser supérfluo.
- Reconstrua o crédito do seu negócio
Agora que você já encarou a falência e recuperação de empresas, é hora de reconstruir o seu crédito, que na altura do campeonato está bem afetado negativamente.
Converse no banco e veja tudo o que pode ser feito para melhorar sua pontuação de crédito.
As vezes essas medidas levam um certo tempo, mas são cruciais para o futuro do seu negócio.
- Crie uma estratégia nova
Uma nova abordagem pode ser o que falta para atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Se fizer promoções, evite dar muitos descontos, determine novos fornecedores com preços mais competitivos e faça o possível para ter um frete mais baixo.
- Estabeleça metas que sejam realistas
Defina metas que sejam desafiadoras, mas desde que sejam alcançáveis.
De nada adianta criar uma estratégia incrível e sonhar com algo além, pois é hora de levantar-se e para isso, é preciso pensar com sobriedade e fugir do mundo dos sonhos.
- Desenvolva rede de apoio
Quando estamos recomeçando, é fundamental ter uma rede de mentores e conselheiros que ajudem a obter apoio.
Além do apoio emocional, estes profissionais podem, inclusive, ser um ótimo network com você, por isso, invista em relações duradouras e de sucesso.
- Estude e se atualize
O mercado está sempre mudando e se você não estiver por dentro do que acontece, possivelmente perderá muitos clientes.
Mantenha-se atualizado sobre as tendências do setor e não deixe de estudar e obter novos conhecimentos e habilidades.
- Mantenha-se positivo
Mantenha-se positivo e seja resiliente. Isso significa olhar com otimismo para vida e a cada adversidade voltar mais resistente.
A falência é um obstáculo, mas não o fim da linha, por isso olhe para o futuro com confiança em momentos melhores.
Lembre-se, a falência não é o fim e sim uma oportunidade de recomeço. Mude sua perspectiva e reinicie com estratégias mais claras e mais fortes.
Para uma melhor capacitação e desempenho em sua vida empresarial, faça o curso de Falência e Recuperação de Empresas.
O curso é 100% online e gratuito, com opção de certificado e tudo o que você precisa saber para recomeçar mais forte. Faça já sua matrícula!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor