As ferramentas gratuitas para empreendedores online podem ajudar a construir marcas sólidas com um investimento inicial muito mais baixo. Venha conhecer algumas das suas opções.
O espírito empreendedor ama, certamente, o século XXI e todas as suas janelas de oportunidade para o sucesso.
De facto, historicamente, nunca antes se assistiu a uma facilidade tão grande para a criação dos mais diversos negócios online. Isto, só em 2018, manifestou-se com um aumento na ordem dos 23% no número de lojas online existentes no mundo.
Claro que o rápido crescimento das empresas neste setor não traz apenas pontos positivos. Existem desafios efetivos e evidentes no que diz respeito às formas como este tipo de crescimento impacta no sucesso das empresas.
Estudos realizados no Brasil indicam, na verdade que a grande maioria das lojas online tende a falir entre o primeiro ano e o ano e meio de atividade.
A criação de uma marca sólida é um dos pontos fundamentais para garantir que uma empresa tem sucesso, mesmo perante as difíceis lógicas da concorrência atual. Infelizmente, quando se pensa na criação desta marca, com tudo o que ela implica – nome, logotipo, slogan, design visual, conteúdos de SEO, produtos de qualidade, promoção, entre outros – logo surge um outro constrangimento: as questões econômicas.
Criar uma marca sólida exige, de facto, algum investimento e, mesmo que se optem por métodos como o dropshipping, que reduzem de imediato o investimento inicial por não haver criação de stock ou armazenamento de produtos, continua a haver um leque de gastos efetivos a serem feitos na criação da empresa online.
Felizmente, alguns dos gastos iniciais podem também ser amenizados, com recurso às ferramentas disponibilizadas online. Hoje, apresentamos algumas delas.
Geradores de logos
Agora, já é possível criar logotipos gratuitos com recurso aos geradores de logotipos online.
O logotipo é fundamental para ajudar a diferenciar uma marca das demais, tratando-se de um forte elemento de identificação da marca.
Esta imagem irá ajudar a garantir que o cliente identifica a marca com maior facilidade e poderá, até, criar uma maior sensação de familiaridade e confiança, à medida que os clientes começam a associar o nome e o logotipo.
Canva para Design Gráfico
O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há mais de 8 anos, já conta com mais de 15 milhões de usuários ativos em 190 países. Para se ter uma ideia, mais de 36 designs são criados a cada segundo nessa ferramenta incrível! Você também, pode criar logotipo com essa ferramenta que possui diversos modelos de logo prontas.
Geradores de nome
Para que a identificação com o logotipo aconteça também é necessária a criação de um nome forte, sonante, único e apelativo.
A criação do nome pode também ser feita a partir de geradores gratuitos e deve, acima de tudo, ser um nome original, que revele mais sobre o tipo de empresa que representa e que seja sonante, para que os clientes o recordem com facilidade.
O nome é um dos traços mais importantes da identidade de qualquer marca e um erro comum é criar nomes similares a outros, mais conceituados. Ao fazer isto, a sua marca poderá passar por uma imitação, o que reduz a confiança do consumidor.
É ainda importante que se recorde de que estes geradores podem ajudar a criar nomes que tenham, ainda, um endereço correspondente disponível na web.
Geradores de slogan
Depois de criado o nome e o logotipo, também o slogan da empresa será um passo na construção da identidade da marca. Esta é outra característica da marca que é, atualmente, possível conquistar, de forma gratuita, no meio online.
O slogan deve ser, fundamentalmente, uma frase curta, ancorada no tipo de serviços ou produtos oferecidos pela marca e que seja cativante e fácil de decorar.
Se pensar nas grandes marcas da atualidade, facilmente notará que, para cada uma delas, existe uma frase indissociável que vem à mente. Este é o slogan da marca.
O poder do slogan é tão grande, na verdade, que chega a ser o primeiro elemento diferenciador de uma empresa face às demais, permitindo que os jingles permaneçam, mesmo depois de algumas marcas deixarem de produzir.
Aplicativo de recarga online
Ferramenta gratuita para pagamento de recarga de celular, cartão pre-pago, cartão de transportes, contas, boleto, google play, jogos entre outras.
Você ganha cashback e ainda pode ganhar dinheiro indicado usando o aplicativo, aproveite o cupom de desconto da recargapay.
Redes sociais
Como ferramenta de promoção gratuita terá, ainda as várias redes sociais. A mídia social é uma forma gratuita, rápida e eficaz de atingir milhares e milhares de pessoas ao redor do globo.
Quando cria uma marca – seja esta uma loja online ou física – é, por isso, muito importante que crie, para esta, contas em redes sociais como o Instagram, o Facebook ou o Twitter.
É verdade que nem todas as formas de promoção dentro destas plataformas são gratuitas, abrindo-se a possibilidade de investimento em publicidade ou publicações patrocinadas.
Ainda assim, mesmo que não opte por colocar publicidade paga nestas redes, terá a possibilidade de promover a marca e os seus vários produtos junto de, literalmente, milhões de pessoas.
Cada vez mais pessoas recorrem às redes sociais para ajudar a colocar as suas marcas num patamar de destaque e, para muitas, esta é a melhor forma de promoção da atualidade, na medida em que permite uma maior abrangência de públicos, uma maior e mais direta interação com os mesmos e ainda um feedback mais rápido e realista.
Sobre o Autor