As finanças pessoais são de extrema importância para uma vida financeira saudável. Mas o que fazer quando as dívidas se acumulam?
Até março de 2024, o número de inadimplentes no Brasil era de 72 milhões e 89 mil pessoas, com acréscimo de 855 mil pessoas, entre fevereiro e março.
Em abril, infelizmente os números continuam subindo, agora com quase 79% dos lares do país com endividamentos. O maior vilão? O cartão de crédito!
Utilizado por mais de 80% da população endividada, quando bem usado, ele pode ser um aliado nas contas, mas qualquer erro ou gasto desnecessário, o cartão se torna uma bola de neve difícil de solucionar.
Para limpar o nome da população, o Governo Federal junto com empresas, buscam subsidiar recursos e incentivos para garantir que esses números diminuam e aumente o poder de compra de forma saudável.
Mas a verdade, é que a população precisa entender como cuidar de suas finanças pessoais com mais consciência e controle, para sempre ter quando mais precisa.
Neste artigo, daremos X dicas que vão te ajudar a colocar suas contas em dia e começar a poupar para investir ou fazer seus sonhos se tornarem realidade. Confira.
Finanças Pessoais: O perigo de ter as contas desorganizadas
Como vimos na introdução, o Brasil possui um elevado número de pessoas inadimplentes. Inadimplência é o mesmo que dívida, ou seja, pessoas que não estão conseguindo honrar com suas contas mensais.
Conta como água, luz, gás de cozinha e alimentação, além de aluguel e cartão de crédito, estão entre as maiores dívidas do brasileiro.
Dentre todas essas contas fixas e importantes para a vida cotidiana, o cartão de crédito se tornou o maior perigo.
Por ter a facilidade de oferecer limite de compras e data de pagamento pré-datado, o cartão facilita muito a vida das pessoas quando bem utilizado.
Mas se o pagamento for apenas parcial ou ficar em atraso, o valor pode aumentar consideravelmente, a ponto de perder o controle das contas.
A partir do momento que uma pessoa deixa de pagar o cartão ou qualquer outra conta fixa, atrasando e gerando dívidas, perde-se o crédito e os valores se acumulam.
Por isso o ideal é nunca, jamais gastar mais do que se ganha e com menos dívidas, renegociar o que já tem em atraso, pagando o que está descontrolado aos poucos.
Para entender melhor como suas finanças para não financeiros podem ficar no azul, separamos a seguir algumas dicas incríveis. Confira.
10 dicas para organizar suas finanças pessoais e fica em dia com suas contas
- Determine um orçamento
Primeiramente, identifique quais os seus ganhos e as despesas fixas e variáveis que possui.
Dentre as despesas fixas estão conta de água, luz e gás de cozinha, além de internet e alimentação mensal.
Já as contas variáveis estão o cartão de crédito e compras eventuais no mercado, assim como compras de vestuário por exemplo.
Com os dados em mãos através de uma planilha simples no Google Planilhas, por exemplo, você conseguirá analisar onde seu dinheiro está sendo usado e como fazer ajustes para economizar.
- Aprenda a economizar
Mesmo que seja uma pequena quantia, optar por produtos mais baratos, acabar com serviços que não estão sendo utilizados ou optar por uma venda casada com desconto, são formas de fazer economias interessantes.
O hábito de economizar pode causar um grande impacto a longo prazo se você começar agora.
- Evite dívidas desnecessárias
Existe um ditado antigo que diz que só podemos dar um passo até onde nossa perna alcança.
Não faça dívidas que serão difíceis de você pagar. Primeiro, coloque tudo em dia, quite algumas contas e depois com dinheiro sobrando, poupe e só depois pense em comprar algo.
Se fizer tudo certo com paciência e economia, poderá até comprar a vista, por isso, ajuste suas contas antes de qualquer coisa.
- Tenha uma reserva de emergência
Pode parecer um tanto impossível pensar em uma reserva de emergência agora, mas comece a colocar as finanças pessoais em dia e depois guarde dinheiro para emergências.
Tenha um valor guardado que ajude em suas despesas futuras, guardando um pouquinho por mês.
- Invista em seu futuro
Comece a pensar em fazer pequenos investimentos mensais que vão além da poupança.
Todos os bancos possuem hoje em dia investimentos simples e com valor baixo, o que pode ser benéfico a longo prazo.
Mas só faça isso depois que suas contas estiverem no azul. Enquanto tiver dívidas, quite-as e só depois pense nos investimentos.
- Pague todas suas contas em dia
Atrasar uma conta por menor que seja o valor nunca é uma boa opção. Para evitar multas e taxas altas de encargos, até perdendo crédito na praça, sempre faça o possível para manter suas contas corretas no dia a dia.
- Use a tecnologia a seu favor na hora de organizar as contas
Hoje existem muitos aplicativos que são ferramentas incríveis na hora de organizar as contas.
Se você não é um expert em planilhas, muitos apps fazem o serviço de calcular automaticamente e direcionar como andam seus ganhos e gastos.
Baixe tudo no seu celular, tablet ou computador e comece a fazer relatórios e garantir que suas contas fiquem mais alinhadas, evitando mais dívidas.
- Sempre revise e ajuste seu orçamento
Sabe o orçamento que falamos lá no tópico 1? Ele precisa ser analisado constantemente, atualizado e ajustado conforme seus ganhos e gastos novos.
Se você passou a ganhar mais dinheiro, precisou comprar algo mais caro ou até fez uma renegociação, deve colocar nesse orçamento para não se perder.
- Planeje-se para grandes compras
Se você está planejando uma grande compra como um financiamento imobiliário, primeiro, esteja com suas contas organizadas e o crédito ativo, pois assumir uma responsabilidade como essa gera custos altos. Faça o planejamento certo.
- Estude sobre finanças pessoais
Quanto mais você entender sobre finanças pessoais, melhor você conseguirá organizar suas próprias contas diárias e sempre terá dinheiro e crédito para tudo o que sonha fazer em sua vida.
Curso de Finanças Pessoais
O que achou das dicas? Todas elas são perfeitas para garantir mais controle e dinheiro no seu bolso.
Para te ajudar a garantir uma vida financeira tranquila, faça o curso de Finanças Pessoais.
No curso, aprenda plano de contas pessoais, controle de entradas e saídas, como criar relatórios de acompanhamento, fazer orçamentos, metas e objetivos e muito mais!
O curso possui opção de certificado válido e aceito em todo território nacional. Carga horária de 10 horas e 9 aulas para você estudar no conforto de sua casa. Invista agora em você e matricule-se já!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor