Você já se perguntou o que é a formação de vereadores e por que ela é importante? Afinal, o que um vereador faz para uma cidade?
O vereador é um político que trabalha na criação de leis que beneficiam as famílias da cidade onde está inserido.
A praça que você tem perto de sua casa, o posto de saúde, escolas e até a mudança da mão naquela rua famosa do seu bairro, são resultados da atuação de um vereador.
Esse político é de extrema importância no país e para que você entenda como ele trabalha e quando deve ser cobrado, preparamos um artigo explicando tudo para você! Confira.
Formação de vereadores: Origem da palavra Vereador e os primeiros legisladores
A palavra vereador vem do grego verea e significa caminho, veredas. Outra tradução diz que a palavra verea pode ser vigiar uma boa terra.
Para o português a palavra virou o verbo verear que se tornou exercer o cargo público de vereador.
O vereador é do que um legislador escolhido através da votação pública eleitoral secreta a cada 4 anos, que tem como função ser um intermediário entre o governo municipal e a população.
Os primeiros registros de vereadores no mundo datam do ano de 1300 na Grécia, e em outras partes do mundo, como nas Filipinas, a partir dos anos 1600.
Vereadores como cargo público da forma como conhecemos hoje, data de Portugal por volta do século XIX e a eles era outorgada desde administração econômica como do município como um todo.
É um cargo público de extrema importância nos municípios e a seguir saberemos melhor qual seu papel dentro de uma cidade.
Quais as normas de um vereador em um cargo público?
O vereador é o fiscal do povo dentro do governo de uma cidade, ou seja, ele que analisa o trabalho do prefeito e garante que as necessidades do município estejam sendo atendidas.
É dentre todos os políticos acima dele, o mais próximo e de fácil acesso ao povo é sem dúvida o vereador, que geralmente entra na política por já ser um representante de pessoas de sua região, como um líder comunitário, por exemplo.
Assim, a pessoa que se torna vereador a partir do voto nas eleições municipais que são feitas de 4 em 4 anos, com intervalo de 2 anos entre as eleições municipais e as de estaduais e federais, rege as leis do município e fiscalização do prefeito apenas.
Ou seja, o vereador não tem o poder legal de modificar leis estaduais ou federais, apenas de sua cidade.
Para se candidatar a vereador, a pessoa pode ser homem, mulher, ser maior de 18 anos e coligado a um partido político vigente.
Precisa ser brasileiro nascido no país, não pode ser analfabeto, deve ter domicílio na cidade em que será vereador a no mínimo 1 ano, não ter pendências políticas e exercê-las com excelência.
É importante que o candidato a vereador tenha conhecimentos técnicos sobre a legislação eleitoral, desincompatibilização, registros, convenções partidárias entre outros pontos importantes que envolvem a constituição federal.
Uma cidade pode ter de 9 até 55 vereadores, e esse número é definido com base no número de habitantes do município com mais de 200 mil habitantes.
Nas eleições de 2024, os mais de 5.560 municípios do Brasil irão receber novos vereadores pelo voto a partir de 6 de outubro.
Qual a importância e principais atribuições desse político para uma cidade? Entenda a seguir.
Qual a importância dos vereadores em uma cidade?
O vereador é a pessoa que ouve o povo, procura entender suas mazelas e dificuldades e cria leis que são apresentadas a outros vereadores na câmara dos vereadores e ao prefeito, na busca de melhorar a vida dos moradores da cidade.
Este político tem o dever legal de visitar regiões da cidade e averiguar as necessidades das pessoas daquele lugar, desenvolvendo ideias que tornem a vida delas mais fácil e tranquila.
Assim, o vereador tem 2 papéis bem definidos dentro de uma prefeitura que são legislar em prol do povo da cidade e em segundo lugar, fazer a fiscalização do trabalho do prefeito.
É o vereador que analisa se obras estão sendo feitas do modo como foram determinados em licitações, se o orçamento está sendo obedecido, se as leis estão sendo aplicadas corretamente e se o prefeito está agindo corretamente.
Assim, o vereador precisa ser um grande gestor e ter uma visão organizada e participativa, além de comunicativo e ativo no meio do povo.
É importante frisar que o vereador, ainda que provem de uma região da cidade, principalmente se ela é de grande porte, deve legislar em favor do município todo, atendendo a todos.
Como escolher o melhor vereador para seu município?
O vereador é um dos políticos mais importantes para se decidir em uma cidade, pois são eles que escolhem as leis que irão reger seus interesses e trazer melhorias para o município. Confira como fazer a decisão certa:
- Defina quais são seus valores irrevogáveis
Todos temos valores e condutas que julgamos serem as corretas e não abrimos mão, e é importante que o candidato que pretende votar, tenha mais ou menos os mesmos ideais que o seu.
- Pesquise todos os candidatos
Na internet, faça uma pesquisa dos vereadores que pretende votar ou conhecer e veja quem são, a história de vida, o que já fizeram para a população ou se possuem alguma pendência com a justiça.
- Conheça quem são os vices ou suplentes
Saber quem é o vice do candidato a prefeito e os suplentes dos vereadores é importante também, pois serão essas pessoas que ficarão no lugar do seu candidato, caso ele não prossiga o mandato, caso vença.
- Não dê chance para as fakes News
Fique esperto com as notícias falsas, sempre se informando por fontes de notícias conhecidas e confiáveis.
- Leve a sério vereadores preparados para o cargo
Por fim, dê seu voto a candidatos a vereador que estejam bem-preparados, que sejam conhecidos na sociedade de seu município e tenha boas propostas.
Agora se você é um desses candidatos, faça o curso de Formação de vereadores. Com ele, consiga o conhecimento e formação necessária para ser um político mais atuante e técnico em seu trabalho em prol da população.
Curso de 10 horas de carga horária, nível básico e 100% online e gratuito, com opção de certificado e válido em todo Brasil. Matricule-se agora!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor