A Gestão de Crédito e Risco é a concessão de crédito feita por bancos e financeiras, que leva em consideração os riscos mínimos que podem comprometer os pagamentos de empréstimos e financiamentos.
Quando o crédito é cedido a uma empresa ou pessoa física, o banco deve fazer uma varredura na vida financeira do indivíduo, para ter a certeza de que a pessoa irá cumprir com suas obrigações mediante ao pagamento da dívida.
Muitas pessoas entram em uma verdadeira bola de neve ao utilizar cartão de crédito, fazer empréstimos e financiamentos, comprometendo toda sua renda.
É preciso aprender a ter consciência financeira e entender como funciona o crédito e risco nos bancos.
Nesse artigo, explicaremos como eles analisam o histórico financeiro e pessoal para conceder crédito e dicas para organizar sua vida financeira e evitar dívidas.
O que é a Gestão de Crédito e Risco?
A Gestão de Crédito e Risco é um processo que bancos, empresas de empréstimos e investimentos, além de financiadoras, fazem para analisar a obtenção de crédito de uma pessoa ou empresa.
Para ceder um valor X a uma pessoa física ou jurídica, é preciso fazer um estudo na capacidade financeira dela e se o valor pedido será viável com o poder de ganho e cumprimento dos pagamentos no prazo estipulado.
Esse estudo se baseia na vida financeira tanto da pessoa como das empresas, analisando se houveram dívidas não pagas, se possui bom nome e até qual valor é possível que não haja inadimplência.
É importante frisar que esta pesquisa que bancos e empresas de empréstimos fazem, tem base unicamente do histórico financeiro e não existe nada que garanta que a pessoa pagará ou não a dívida.
Por isso existe o risco e a gestão de crédito, inclusive, adicionando juros, e em alguns casos, pede em troca algum bem que sirva como garantia de pagamento, caso ocorra algum imprevisto.
Importância da Gestão de Crédito e Risco
Para as empresas que trabalham no setor, é fundamental fazer este estudo, pois garante que elas cresçam saudáveis e com o mínimo de dívidas ou chance de sujar sua reputação no mercado.
Para pessoas físicas, a inadimplência cai consideravelmente. Atualmente, pesquisas mostram que 78% dos brasileiros possuem alguma dívida atrasada e 12% ficaram com algum atraso nas contas somente em janeiro de 2024.
Famílias que tem ganhos de mais de 5 salários-mínimos, tiveram redução no endividamento e aos poucos, inclusive, com medidas do Governo Federal, a inadimplência vem caindo consideravelmente.
Já nas empresas, essa inadimplência pode ser ainda maior, não apenas pelo valor mais alto do crédito recebido, mas do lucro menor do que o esperado no caso de alguns setores do mercado.
Como as empresas de crédito fazem a análise de risco
Existem vários tipos de processos e ferramentas que as empresas de crédito utilizam para descobrir a vida financeira de outras empresas e pessoas físicas:
- Análise SPC/SERASA
Um dos mais conhecidos na gestão de crédito e risco é a análise no SPC/SERASA.
Ambos são empresas diferentes, mas com o mesmo fim: elas dão a informação de crédito e informam a outras empresas a vida financeira e de crédito de uma pessoa, seja ela física ou privada.
Através dos dados, as empresas descobrem se podem ou não confiar em um indivíduo e lhe dar mais crédito, com base em sua vida financeira.
Os dados podem mostrar quantos cartões de crédito ela possui, seu score, ou seja, seu ranking de confiabilidade de ser um bom pagador e até possíveis empréstimos concedidos.
- Verificação da renda do consumidor
As empresas de crédito podem fazer uma análise mais aprofundada na renda da pessoa, como o salário e outros ganhos financeiros que ela possua.
Entre os dados, pode ser analisado o patrimônio que ela tem como imóveis, carros, investimentos e o salário atual e até mesmo o anterior.
- Histórico financeiro
Os dados do histórico financeiro, podem ser feitos desde o início da vida financeira da pessoa ou apenas determinados períodos.
Nesse histórico, o banco pode estudar se houveram outros empréstimos e crédito concedido e como foi o comportamento.
Se houve créditos anteriores e atrasos, pagamentos parciais, rotativo e até dívidas e acordos, podem ser essenciais para novos créditos ou não.
Como a gestão financeira ajuda pessoas e empresas a organizar suas contas
Todo mundo já passou por algum momento difícil na vida financeira e isso não se resume apenas a pessoas físicas, mas principalmente jurídicas.
Empresas, em especial, pequenos empreendedores, passam grandes apuros quando o negócio está fluindo, crescendo, mas falta dinheiro para investir e melhorar.
O contrário também ocorre, quando o negócio não vai tão bem, mas a ajuda de crédito pode quitar algumas contas e dar a força que precisa para impulsioná-la.
Na vida de pessoas comuns, as dívidas podem trazer muito estresse e acabar colocando sonhos em espera ou mesmo exterminando oportunidades.
Por isso, confira algumas dicas de Gestão de crédito e risco que você pode fazer em sua vida financeira, seja para sua empresa ou pessoal, e ficar longe de dívidas:
- Quite as dívidas e depois comece a investir e poupar
Com dinheiro na mão, não saia comprando coisas, mas pague suas dívidas, organize tudo e depois comece a guardar e fazer pequenos investimentos.
Investir, tanto para empresas como pessoas comuns, pode ser fundamental para garantir uma renda no futuro, que seja confortável e sem débitos.
- Faça corte de gastos
Sempre dá para cortar alguma coisa da rotina, quando as contas estão no vermelho. Diminua o uso de água, de luz elétrica e evite comprar lanches nos fins de semana.
Todos esses pontos podem economizar o suficiente para pagar contas no mês seguinte e não atrasar nada.
- Estude e se planeje
Faça o estudo e planejamento do quanto de crédito precisa para continuar atuante no mercado e tenham uma margem mínima para obter.
Aprenda cada vez mais sobre finanças, inclusive, empresariais, para gerir o negócio com o mínimo de dinheiro de empréstimos e sempre estude as menores taxas de juros.
Curso de Gestão de Crédito e Risco
Com todas essas dicas úteis, ficará mais fácil de você guiar sua vida financeira e do seu negócio, para lucros efetivos e crédito constante e saudável no mercado, bem longe da inadimplência.
Para entender melhor como os bancos e empresas de crédito funcionam e quais as análises mais eficazes para obter crédito no mercado, o curso de Gestão de crédito e Risco é fundamental.
O curso possui aulas como a importância da gestão de crédito, o que é risco, os tipos de risco, as métricas qualitativas e quantitativas e muito mais.
Curso 100% digital e online, com opção de certificado válido e aceito em todo país. Matricule-se agora e não perca mais tempo!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor