O dia a dia está cada vez mais corrido, e a gestão de tempo seja na vida pessoal e principalmente na profissional é muito necessária.
A Gestão de tempo é a prática de organizar o dia de forma a garantir que todas as atividades necessárias para serem executadas sejam cumpridas sem correria, com consciência e qualidade.
Quando se gerencia o tempo corretamente, você aproveita melhor o dia, seja nas atividades profissionais como nos pessoais, como ir à academia ou estudar para concursos, por exemplo.
No trabalho, é preciso ter uma organização ainda maior, pois existem metas a serem batidas e necessário maior agilidade nos processos.
Para não perder tempo e se perder no que é pessoal e profissional, falaremos como a Gestão de Tempo ajuda a organizar a sua carreira, como ela é fundamental para a vida e 7 dicas para aumentar a produtividade. Confira.
O que é a Gestão de Tempo?
Gestão de tempo é a prática de organizar suas atividades, sejam elas pessoais ou profissionais, com as horas do dia, de modo, que você consiga executá-las sem atrasos.
Quando se gere o tempo, automaticamente priorizamos pontos fundamentais, garantindo um melhor aproveitamento do tempo e melhoria da produtividade.
Sem uma gestão dos horários de forma consiste, os atrasos acabam sendo inevitáveis, e agravam muito a continuidade e qualidade dos projetos em execução.
Portanto, esta é uma prática essencial para pessoas em todas as áreas da vida, principalmente profissional.
Por que a Gestão de Tempo é fundamental para vida e carreira?
Quando se aprende a gerir o tempo para as atividades diárias, seja na vida pessoal como na carreira, inúmeros benefícios são administrados, como:
- Menos estresse– Quando o tempo está apertado para tudo, gera muito mais pressão, logo, aumenta significativamente o estresse diário.
O estresse pode desencadear vários problemas de saúde, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais, além de falta de concentração e irritabilidade;
- Eliminação de maus hábitos– Quando mais o seu tempo está alinhado com bons hábitos, melhor você aproveita o dia e elimina, com o tempo, hábitos nocivos.
Por exemplo, com uma gestão de tempo de qualidade, pessoas com problemas para dormir, começam a ter o hábito de dormir mais cedo, e logo, isso refletirá na saúde e no bom humor;
- Mais produtividade– Um profissional que gere bem seu tempo entre suas atividades e outras tarefas, consegue ser mais produtivo, rápido e faz tudo com qualidade;
- Delimitação da vida pessoal da profissional– Essa é para pequenos empreendedores.
Enquanto gerencia a vida pessoal com a profissional, quando a gestão de tempo está em dia, automaticamente você começa a separar com mais clareza, o que é profissional do pessoal.
Ou seja, não trabalha além do horário proposto desde o início do planejamento estratégico, não usa o dinheiro ou faz uso de produtos e objetos da empresa em sua vida privada. Tudo fica mais organizado.
É claro que por mais planejado que esteja o dia de uma pessoa, haverá imprevistos, mas a pessoa que sabe como gerenciar o próprio tempo, consegue, inclusive, se preparar para as situações inusitadas da vida.
E este é um dos pontos importantes dessa prática, pois quanto mais organizada estiver a vida e carreira, melhor preparado você estará para encarar dificuldades e situações de última hora.
7 dicas para gerenciar seu tempo com mais qualidade e produtividade
Para te ajudar ainda mais, separamos 7 dicas para definir sua gestão de tempo com maestria:
- Faça a definição de suas prioridades
Identifique quais as atividades que são mais relevantes no seu dia a dia e deixe sempre um adendo para emergências.
Valorize o tempo não por aquilo que é urgente, mas por sua importância, pois isso sim é vital em sua vida;
- Planeje todo seu dia
Tire um dia na semana e determine como você espera que ela se desenvolva e todos os dias, reforce este plano.
Essa atitude além de ajudar você a ganhar tempo, ainda garante que seu foco continue sempre firme;
- Use apps de lista e agendamento de tarefas
Baixe um app de tarefas em seu celular, pois estes aplicativos são fundamentais para ajudar a manter o foco e não esquecer das atividades.
Existem muitos programas gratuitos e fáceis de usar, perfeitos para ajudar diariamente;
- Cuidado com suas metas e objetivos
Metas, são pequenos objetivos que podem ser executados e concluídos em curto e médio prazo. Já os objetivos são planos mais longos.
Tome o cuidado de fazer metas e objetivos que sejam realistas e totalmente alcançáveis, caso contrário, poderá se frustrar grandemente.
- Não seja multitarefas
Foque em uma ou poucas tarefas por vez. Essa é uma estratégia que evita estresse e cansaço desnecessário.
- Diga não quando for preciso
Recusar pedidos ou tarefas a mais, evita que você se sobrecarregue e priorize o que realmente é necessário.
- Ajuste, arrisque e mude o trajeto quando precisar
Por fim, revise sempre seu planejamento e observe se tudo está caminhando do jeito certo.
Caso algo não esteja mais no seu agrado, alguma pontuação não está surtindo o efeito esperado, mude, exclua ou ajuste para ficar perfeito para sua necessidade.
Estas são dicas que quando bem implementadas, levam a melhoria e satisfação no trabalho e a gestão eficaz do seu tempo é uma habilidade que deve ser desenvolvida constantemente.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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