Na infância, as crianças pela sua própria imaturidade, possuem uma carga emocional muito grande, que ao longo de seu crescimento, se torna menor, conforme o amadurecimento mental e físico avançam e equilibra com a racionalidade.
No universo infantil, a criança lida com emoções que vão da raiva e choro, a alegria e gargalhadas.
Com o passar do tempo, principalmente na época da educação infantil e da aprendizagem da leitura, é comum a confusão com as emoções, ao se deparar com sentimentos mais complexos que antes não eram notados.
Inveja, cobiça, angústia, são emoções que a criança pode vivenciar e não é fácil compreendê-las em tenra idade.
Para que essas emoções não se tornem em grandes problemas para a vida futura, é fundamental focar na educação emocional delas e uma forma de fazer isso é através da arte.
Através da arte, é possível contribuir e incentivar as crianças a sentirem empatia, admiração e ter um olhar mais crítico e apurado para as diversas formas de expressões artísticas.
O desenvolvimento infantil se torna muito mais divertido e positivo quando é focado em uma evolução saudável, apenas valorizando as emoções boas e sabendo como lidar com as ruins.
Para isso, pais e professores devem se unir para buscar o que existe de melhor nas crianças e ajudá-las nesse processo de descoberta.
Se você é pai/mãe ou docente e quer entender como ajudar as crianças na Educação Emocional, confira este artigo que está muito interessante sobre esse assunto.
O que é a Educação Emocional e como ela influencia no desenvolvimento infantil?
A educação emocional é um processo de aprendizagem que desenvolve as habilidades emocionais das pessoas, principalmente crianças e adolescentes.
Nesta idade, o cérebro está em ampla formação, e por isso, possui imaturidade tanto racional quanto emocional, o que provoca estados emotivos exagerados ou muito reprimidos.
Na fase pré-escolar e escolar, quando se aprende a ler, escrever e fazer cálculos simples, a educação emocional é fundamental para forjar o caráter e auxiliar no desenvolvimento saudável das crianças.
É nessa fase que as crianças começam a entender e aprender a lidar com as próprias emoções e se deparam também com as emoções dos outros.
Ela é importante, pois promove o bem-estar emocional e mental, fazendo com que as crianças identifiquem com mais facilidade as emoções positivas, a experimentá-las e entender o que é a satisfação.
Além disso, mesmo diante de emoções negativas, aprendem a compreender como funcionam e como equilibrá-las.
É importante frisar que as emoções consideradas negativas e ruins, são necessárias, principalmente para trabalhar o emocional quanto a decepções e as frustrações da vida.
Assim, eis outro ponto importante que a Educação Emocional propaga, que é a relação com o outro, interpessoal. Vivemos em sociedade e natural que haja bom convívio, assim como momentos de conflitos.
Com uma boa base emocional, a criança e jovem, saberá como lidar com as diferenças e construir relacionamentos mais longevos e fortes, além de se tornar uma pessoa mais pacífica e acolhedora.
Na vida profissional e acadêmica, uma pessoa com equilíbrio e inteligência emocional, tem mais facilidade para desenvolver suas habilidades em sua área de atuação, além de lidar melhor com a pressão, estresse e se manter mais motivado no dia a dia.
Assim, fica claro como ter um emocional forte e bem estruturado na infância, impacta diretamente em toda vida, independente das situações e áreas.
Como a arte ajuda na educação emocional das crianças?
Música, artes plásticas, dança e teatro, são alguns tipos de arte que ajudam e muito no processo de descoberta e de educação emocional de crianças e jovens.
Você já deve ter visto entrevistas com atores e atrizes famosos, que dizem que são pessoas extremamente tímidas, mas que através do teatro, dança e música, acabaram descobrindo uma fonte de coragem, alegria e desprendimento.
Nas pessoas que já são extrovertidas por natureza, a educação emocional tem um papel ainda mais enriquecedor, auxiliando na construção de um indivíduo mais bem-humorado, falante e firme.
A arte é democrática, gratuita e livre para que crianças e jovens sejam despertados para um mundo novo com a possibilidade de criar algo que os estimule e os desafie para a vida.
Portanto, é um dos pontos fundamentais para o crescimento dessas pessoas que ainda estão em formação e dependem de toda a ajuda e estrutura para se tornar em uma pessoa completa e feliz.
Dicas para pais e professores de como desenvolver a educação emocional nas crianças
A educação emocional é um processo contínuo e ao desenvolver as habilidades emocionais das crianças e seus temperamentos, você preparará para viver plenamente.
Veja agora, algumas dicas que separamos para auxiliar pais e docentes nesse processo de educação emocional de crianças e jovens:
- Ensine as crianças a aprender a identificar suas emoções. Fale para elas prestarem atenção as sensações físicas e os pensamentos, assim como o comportamento diante delas;
- Nomeie as emoções, pois assim será mais fácil compreender o que realmente sente e não confunde com outras sensações;
- Mostre para a criança que não tem problema sentir emoções negativas. Elas fazem parte e são válidas no processo de aprendizagem;
- Incentive as crianças e principalmente os adolescentes, a adotarem uma atitude positiva para todos os momentos da vida. Focar nos aspectos positivos e no que é possível controlar.
Curso de Educação Emocional e arte grátis online UNOVA Cursos
Você pode notar o quanto é importante investir não só nas habilidades acadêmicas e profissionais, mas principalmente em ter um emocional bem estruturado para lidar com os desafios da vida.
Desde a infância, quanto mais essa parte é trabalhada, melhor será o adulto no futuro. Para auxiliar pais e professores, foi criado o curso Educação Emocional e arte UNOVA Cursos.
Neste curso, você aprenderá noções básicas de inteligência emocional, emoção x cognição, arte e estratégias afetivas e muito mais!
São 9 aulas e carga horária de 10 horas. Aprenda de onde quiser com o melhor conteúdo em videoaulas e material didático.
Curso grátis e online e com opção de certificado. Comece agora a complementar seus conhecimentos e crescer profissionalmente. Matricule-se já!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor