Compreender o conceito de Inteligência Artificial é algo essencial para as organizações que querem acompanhar o futuro e se modernizar.
É considerada como uma das tecnologias disruptivas da atualidade por conta de seu potencial de modificar a maneira como as organizações funcionam. Além disso, pode contribuir com trilhões de dólares para a economia até 2030.
As companhias que adotam a inteligência artificial de alguma forma conseguem se beneficiar, independentemente de sua área de atuação. Está muito além da automação de atividades, estando envolvida com processos cognitivos e capacidade de aprendizado.
Sistemas de inteligência artificial conseguem realizar diversas atividades numerosas, manuais e repetitivas, além daquelas que dependem de análise e tomadas de decisão. O melhor é que ela se baseia em dados, tornando tudo mais assertivo.
Engana-se quem acredita que a inteligência artificial é acessível apenas para as grandes empresas ou para a indústria, pois na verdade, pode ser usada por negócios dos mais diferentes tipos e segmentos de atuação.
Para esclarecer o assunto, este artigo vai mostrar a definição de inteligência artificial, como aplicar a metodologia nas empresas e quais são as projeções para o futuro, assim, fica muito mais fácil aplicá-la.
Inteligência artificial: o que é?
As soluções de inteligência artificial envolvem diversas tecnologias, como sistemas de aprendizado, algoritmos e redes neurais, para simular a capacidade humana relacionada à inteligência.
Alguns exemplos disso são o raciocínio, percepção de ambiente e habilidade para tomar decisões. Também está relacionada à capacidade de recursos tecnológicos e realizarem atividades de maneira inteligente.
Ao contar com esse recurso, uma empresa de plano funerário com jazigo terá acesso a uma tecnologia capaz de aprender por si mesma, por conta de seu sistema de aprendizado, capaz de analisar um grande volume de informações.
É justamente por isso que a inteligência artificial consegue ampliar seus conhecimentos. Também é importante dizer que se trata de um campo da ciência e que seu propósito é desenvolver e empregar máquinas que realizam atividades humanas.
Isso é feito de maneira autônoma, além de estar realizada a robótica, machine learning e reconhecimento de voz e visão, bem como outras tecnologias.
Como pode ser aplicada?
A inteligência artificial pode ser aplicada de diversas formas dentro das empresas, e entre as principais aplicações estão:
- Financeiro;
- Recursos humanos;
- Marketing;
- Produção.
Por conta de sua capacidade em analisar e processar informações, a inteligência artificial é muito útil para avaliar indicadores e oferecer suporte às tomadas de decisão, fornecendo sugestões de medidas que serão aplicadas no negócio.
É capaz de atuar diretamente nos processos gerenciais, automatizar cálculos e avaliar sobre qual aplicação melhora o retorno sobre os investimentos.
Tem papel de destaque na prevenção de fraudes, uma vez que otimiza e automatiza a análise de concessão de crédito, e diversas entidades do setor financeiro podem conciliar transações em massa em qualquer horário.
No departamento de recursos humanos de um fabricante de pasta personalizada para empresa, a tecnologia contribui para redirecionar os colaboradores que se encontram em tarefas repetitivas para atividades de valor agregado.
Também é capaz de gerenciar longos processos de ambientação de profissionais que foram recém contratados, possibilitando que eles aprimorem e implementem o gerenciamento de inteligência artificial na companhia.
Quanto ao marketing, a inteligência artificial pode colaborar com o mapeamento de tendências e comportamentos do público, além de prever demandas. Consegue ajudar no atendimento ao público, por meio de chatbots no site institucional em redes sociais.
É um recurso que consegue responder aos questionamentos dos consumidores, tendo como base análises feitas em diálogos. Outra atividade aprimorada por ela é o comportamento do usuário, analisando conteúdos digitais e segmentando perfis.
Isso permite recomendar produtos e serviços com maior possibilidade de compra, além de facilitar as estratégias de retargeting.
Uma empresa de brunch tradicional vai identificar os hábitos de compra e de navegação dos usuários, com isso, utiliza a inteligência artificial para automatizar suas estratégias.
É possível enviar ofertas e alertas sobre redução de preço para pessoas que quase compraram um produto antes, mas por alguma razão não concluíram a compra.
De acordo com pesquisas realizadas pela Thrive My Way, o uso de inteligência artificial em plataformas CRM vai crescer 250% nos próximos anos, e quando esses sistemas são empoderados pela tecnologia, aumentam muito os retornos.
Por fim, a inteligência artificial pode ser aplicada nas operações e produções, e justamente por isso é vista como a quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, junto com outros elementos como realidade aumentada e internet das coisas.
É bom ressaltar que é graças à internet das coisas e à inteligência artificial que as organizações não dependem apenas de sistemas virtuais como dispositivos físicos que não pertencem a informática ou eletrônica, como no caso das máquinas industriais.
Com amplo uso na medicina, por exemplo, para fazer cirurgia ortopédica em gatos, na indústria sua aplicação é ainda mais vasta, em uma das que mais se destacam é o monitoramento de robôs.
Nesse caso, a inteligência artificial é aliada à robótica trazendo o potencial de aprimorar processos e mapear gargalos, além de reduzir erros.
Isso é possível por conta do acompanhamento contínuo de sensores, equipamentos de telemetria, câmeras e outros dispositivos de monitoramento.
Na indústria, também pode ser usada para manutenção preditiva, analisando diversas informações como temperatura, pressão, nível de ruído, bem como se antecipar às necessidades de manutenção antes que algum problema aconteça.
Também é muito útil para evitar manutenções desnecessárias que podem paralisar a produção, aumentando os custos com o processo.
Por fim, também pode ser aplicada para melhorar simulações, realizando testes virtuais na linha de produção para encontrar processos de maior performance, dispor melhor os elementos da fábrica e eliminar gargalos.
Projeções para o futuro
Uma clínica veterinária perto de mim, assim como diversos outros negócios precisam conhecer as projeções de inteligência artificial para o futuro, e uma delas é melhorar a modelagem da linguagem.
Trata-se de um processo que possibilita que as máquinas compreendam e se comuniquem com os seres humanos, por meio de uma linguagem compreensível.
Ela é capaz de captar expressões humanas, convertê-las em códigos e acionar a execução de um programa.
Um dos maiores exemplos disso é o GPT-3, um modelo de linguagem de última geração que possui cerca de 150 bilhões de parâmetros, variáveis e pontos de dados utilizados como recursos para que a máquina processe a linguagem.
Tendo isso em vista, fica claro que a inteligência artificial será capaz de criar conversas que dificilmente serão diferenciadas daquelas realizadas pelos seres humanos.
Quando essa tecnologia surgiu, uma das maiores preocupações dos profissionais é que ela substituísse o trabalho humano, mas não foi para isso que a inteligência artificial foi criada.
Por exemplo, em um fornecedor de saco de coxinha congelada, a inteligência artificial foi desenvolvida para impulsionar as habilidades e competências dos profissionais que atuam dentro dela.
Por exemplo, no setor de marketing, pode mostrar quais leads podem ser trabalhados pela equipe de vendas, enquanto na área de engenharia é uma aliada na manutenção preditiva, antecipando possíveis reparos.
Da mesma forma, nas áreas de conhecimento, a inteligência artificial vai facilitar a classificação de um grande volume de dados, transformando as ações em operações precisas.
Uma empresa de aluguel de sala para terapeutas precisa ter acesso a dados porque eles são fundamentais em seu cotidiano, além disso, são a base para o funcionamento da inteligência artificial.
O big data já se consolidou entre as corporações, mas uma das maiores projeções do futuro é o Small Data, dados menores e amplos que possibilitam uma análise robusta para a companhia.
Um levantamento feito pela Gartner mostrou que, em 2025, cerca de 70% das organizações vão sair do big data para entrar no small data, melhorando o contexto para análises e livrando a inteligência artificial da dependência de dados.
Por fim, as empresas também poderão reforçar sua segurança cibernética, algo muito importante tendo em vista que esse tipo de crime gera muitos impactos para a sociedade, mais até do que os atos terroristas.
Uma marca de embreagem caminhão precisa se proteger porque os criminosos evoluem junto com as máquinas, e quando um dispositivo é conectado à rede, aumenta-se a vulnerabilidade que pode ser aproveitada pelos hackers.
Nesse cenário, a inteligência artificial será usada para trazer mais segurança cibernética para as organizações, uma vez que é capaz de monitorar o tráfego da rede e identificar qualquer ação suspeita, acionando os mecanismos de barramento.
Considerações finais
Não existem dúvidas de que a inteligência artificial vai trazer muitas mudanças para a sociedade, tanto pessoas quanto empresas, visto que é capaz de otimizar e automatizar muita coisa.
Compreender seu funcionamento e as projeções para o futuro é a melhor forma de aproveitar melhor o recurso e obter todos os benefícios que ele oferece.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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