Inteligência Emocional é o nome dado ao controle das emoções diante de situações da vida e dia a dia.
Ao longo da vida, nos deparamos com inúmeros tipos de problemas e desafios, e estas situações vão requerer de nós o controle para não se desesperar e encontrar a melhor forma de solucioná-lo.
Este conceito é de suma importância para todas as áreas da existência, especialmente a vida profissional, onde os desafios desde o início do trabalho até a aposentadoria, irão colocar a pessoa em diferentes momentos, alguns difíceis e delicados.
Lidar com pessoas e seus múltiplos temperamentos, encarar conflitos, ter que resolver problemas causados por outras pessoas e erros próprios, são alguns exemplos de situações que a inteligência emocional deve ser ativada.
Entenda neste artigo, o conceito da Inteligência Emocional e sua importância para vida pessoal e principalmente profissional.
O que é Inteligência Emocional?
Segundo Daniel Goleman, jornalista e psicólogo e um dos primeiros a classificar o conceito da Inteligência Emocional no mundo, através de seu livro Inteligência Emocional, de 1995, determina que:
“A Inteligência Emocional consiste em reconhecer nossas próprias emoções e a das outras pessoas, e gerenciar essas emoções, de modo a lidar com elas e se adaptar as mudanças com mais frieza e habilidade”.
Para ele, quando uma pessoa analisa seus sentimentos, os reconhece e sabe como lidar e expressá-los de forma eficaz, inclusive, quando são emoções ruins, essa pessoa é classificada como alguém com inteligência emocional.
Goleman destaca, ainda em seu livro, que existem 5 pilares fundamentais para Inteligência Emocional:
- A autoconsciência;
- Autorregulação;
- Automotivação;
- Empatia;
- Habilidades Sociais.
Destacando cada um deles, a Autoconsciência nada mais é do que o autoconhecimento.
Ou seja, quanto mais nos conhecemos, maior o controle com as próprias emoções e mais facilidade em lidar com as emoções dos outros.
A autorregulação é a facilidade em regular, ou seja, controlar suas emoções diante de situações difíceis e de grande pressão.
Automotivação vai além do controle, mas o equilíbrio e a arte de se manter focado, mesmo em situações conflitantes.
A empatia, nada mais é que o ato de se colocar no lugar dos outros, sentir a dor e imaginar-se passando por aquelas dificuldades e desse modo, compreendendo melhor o ponto de vista do outro.
Por fim, as habilidades sociais, é a inteligência interpessoal, ou seja, saber lidar e se relacionar com as pessoas de maneira harmônica e produtiva.
Compreendendo melhor o conceito, como a Inteligência Emocional afeta nossas vidas na prática do dia a dia? Confira no próximo tópico.
Qual a importância da Inteligência Emocional para a vida social?
Vivemos em uma época, que as pessoas estão adoecendo mentalmente, por não saber lidar com as próprias lutas internas, enquanto tentam encarar as externas.
A Inteligência Emocional é justamente saber equilibrar seus sentimentos diante das situações mais conflitantes ou difíceis e se manter firme e motivado.
Nas relações com outras pessoas, é vital desenvolver um equilíbrio interior, pois além de facilitar o relacionamento, ainda cria um ambiente mais agradável quando o assunto ou o momento não é dos mais amigáveis.
O tempo e as experiências da vida, também podem configurar na maturidade do indivíduo, para agir com atitudes menos emotivas e mais racionais.
Sentir a dor do outro, manter-se firme diante de uma acusação mentirosa e agir com integridade e respeito em conflitos, são alguns exemplos de inteligência emocional interpessoal.
Inteligência Emocional no trabalho
Um dos focos que Daniel Goleman mais explora, é a Inteligência Emocional no ambiente corporativo.
Nesse local, a pressão da própria pessoa, com seu conhecimento, habilidades e qualificação, entram em conflitos reais com a concorrência com colegas, além das exigências profissionais das empresas e superiores.
Portanto, como se manter mentalmente saudável e colocar a Inteligência Emocional em prática, quando os desafios ao redor se tornam grandes e aumentam a pressão?
Ao longo do dia a dia, é normal se deparar com momentos de crise, e no trabalho isso é mais comum do que se imagina.
Para saber como lidar, é preciso saber como pensar mesmo sob pressão, saber como se controlar para equilibrar-se diante dos momentos mais adversos e aprender a interpretar a intenção e momento de cada pessoa ao redor.
Esses pontos favorecem não apenas nossa visão do todo, mas das partes também, abrindo inúmeras vantagens como formas de comunicação assertiva e clara, enquanto não se autossabota.
Veja, são muitos os pontos que precisam ser analisados e nem sempre é fácil equilibrar tudo isso. Confira algumas dicas a situações diferentes que podem te ajudar:
- Exercite ser mais autoconfiante
Ser autoconfiante é reconhecer suas conquistas, valorizar suas habilidades e motivar-se para os objetivos do futuro. Quanto mais autoconfiante, menos frustrado e mais emocionalmente forte você será.
- Seja mais transparente em seus valores, crenças e comunicação com o outro
Ao falar com outras pessoas, é importante esclarecer quem você é, o que gosta, no que acredita e seus valores, principalmente se existem confusões ou mal entendidos repetidas vezes.
Ser transparente é vital para garantir que a outra pessoa respeite você não pelo que ela ache ou quer de você, mas por quem tu és, o que é o mais importante.
- Fuja do estresse
Se estressar é algo normal, ainda mais nos dias atuais com uma vida cada vez mais agitada.
Não permita que as preocupações e pressões cotidianas, tirem sua alegria ou sentido da vida, seja resiliente e aprenda a recuperar-se como a fênix.
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Se você quer se dar bem em sua vida profissional, não deve focar apenas em suas habilidades, mas em sua inteligência emocional.
Para compreender melhor esse assunto, além deste artigo resumido, você pode fazer um curso com tudo o que precisa para compreender o conceito e métodos para fortalecer seu emocional.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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