Intercâmbio

Segundo o dicionário, Intercâmbio é a relação comercial ou cultural entre países, mas ficou conhecida, também, como o processo que estudantes e profissionais passam para estudar e trabalhar em países do exterior. 

Muitas pessoas que vivem hoje em países como Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Canadá, começaram saindo do Brasil através de um intercâmbio.

Nesse processo, a pessoa pode ir para o país estrangeiro para estudar a língua, se especializar em uma área profissional ou a trabalho. 

Existem vários tipos de intercâmbio e nesse artigo, falaremos tudo o que você precisa saber para se preparar para fazer o seu e enriquecer sua língua e cultura. Confira. 

Intercâmbio: Explorando novos horizontes além do Brasil

O intercâmbio é uma experiência enriquecedora que dá a pessoas como estudantes, a oportunidade de conhecer outros países e culturas para aprimorar a língua ou suas habilidades profissionais em uma área específica. 

Basicamente o intercâmbio é um programa que dá a seus participantes a chance de conseguirem estudar em um país do exterior por um período pré-determinado. 

Nesse programa, o estudante faz uma imersão cultural que produz um grande crescimento pessoal, além de seu desenvolvimento acadêmico. 

Existem diversos tipos de intercâmbio, como:

  • Intercâmbio de Idiomas: Essa é a modalidade mais conhecida. Jovens estudantes que já fazem ou fizeram curso de línguas no Brasil, encontram no intercâmbio uma forma de conquistar a fluência que necessitam. 

A duração desse tipo de intercâmbio é de três a seis meses ou mais tempo, dependendo do contrato pré-estabelecido. 

Frisamos que o intercâmbio zela por um programa que esteja alinhado ao nível de fluência do estudante para garantir sua boa comunicação e supere suas expectativas iniciais.

  • Intercâmbio Acadêmico: Jovens estudantes da graduação, podem aproveitar convênios e parcerias entre as universidades onde estudam com instituições estrangeiras e fazer uma especialização ou continuar os estudos no exterior. 

É uma ótima oportunidade para jovens que desejam se qualificar e buscar especializações que muitas vezes não existe no Brasil e enriquecer seu currículo.

  • High School: Alunos do Ensino Médio podem ter a chance de estudar parte do currículo escolar em outro país e vivenciar toda a rotina escolar e cultura do local.
  • Profissionalizante: O intercâmbio profissionalizante é indicado para pessoas que já tenham uma boa fluência e desejam estudar cursos rápidos de no máximo 2 anos que sejam livres ou técnicos, obtendo certificação internacional.
  • Estudando e Trabalhando: Alguns países podem permitir que pessoas trabalhem e estudem, dando a oportunidade da pessoa se manter por si só sem precisar do apoio de famílias voluntárias ou outros serviços de hospedagem. 
  • Voluntariado: Essa modalidade é uma forma da pessoa se dedicar a atividades sociais que visam contribuir com a comunidade a nível local ou mais ampla, dependendo do ativismo defendido.
  • Intercâmbio de férias: Quando o estudante está de férias, seja dos estudos ou trabalho, o intercambio de férias é um período em que ele faz cursos rápidos no exterior e ganha conhecimento acadêmico e profissional. 

Agora que você entendeu o que é o intercâmbio e os tipos mais comuns, confira as vantagens e como você pode começar o seu nos tópicos a seguir. 

Quais as vantagens em fazer intercâmbio 

O intercâmbio pode ser uma experiência emocionante, que lhe dará a chance de conhecer novas pessoas, culturas, lugares e se comunicar com todo mundo. 

As maiores vantagens, são:

  1. Desenvolvimento Pessoal

O intercâmbio proporciona crescimento pessoal, maior autoconfiança e independência, sendo uma ótima oportunidade para ganhar amadurecimento e crescer como indivíduo. 

  1. Aprendizado Cultural

Viver em outro país permite conhecer novas tradições e valores de outras pessoas. 

Essa experiência amplia a visão de mundo e aumenta sua tolerância e respeito em relação a ideias e costumes diferentes.

  1. Habilidades Linguísticas

A imersão no idioma é uma das maiores vantagens do intercâmbio, pois a pessoa não irá só pensar na língua, mas ter que se comunicar diariamente nela. 

Os estudantes terão a oportunidade de praticá-la diariamente, e acelerar seu aprendizado.

  1. Networking Internacional

Uma das maiores vantagens e fazer amigos internacionais e estabelecer laços de amizade que extrapolam os limites regionais.

Além disso, a pessoa terá uma gama de oportunidades em fazer um networking estabelecendo conexões globais valiosas que serão fundamentais para sua carreira futuramente. 

Agora você pode se perguntar: existe desvantagens nesse serviço? Possivelmente a distância da família pode ser um dos aspectos que faça com que algumas pessoas não se adaptem bem a ideia de viver longe dos pais e família.

É importante que antes de se inscrever para fazer um intercâmbio, você esteja disposto a encarar os desafios de viver sozinho e aprender a se virar em um país estrangeiro.

Agora, por onde começar para se inscrever em um intercâmbio? Confira a seguir as dicas e tudo o que você precisa para isso. 

Como se inscrever para um Intercâmbio?

Para fazer um intercâmbio é importante escolher o destino e buscar informações dos serviços de estudos ou trabalho no país.

É importante analisar os custos envolvidos, a documentação necessária e fazer planejamento do local que irá ficar enquanto estiver morando naquela nação.

Alguns programas de intercâmbio exigem exames de proficiência, que são testes no idioma, antes de você ir para o país que deseja estudar ou trabalhar.

É fundamental se preparar bem para essas provas, que servem como um documento fidedigno de que você domina aquela língua e consegue se comunicar tranquilamente. 

Dentre os documentos necessários, estão o passaporte, histórico escolar e comprovante financeiro. 

Para ter mais segurança em toda essa empreitada, escolha uma agência especializada que seja reconhecida e possua referência no mercado, que lhe dará toda segurança para fazer seu intercambio sem dor de cabeça. 

Siga as instruções da agência e se inscreva no programa desejado desde que esteja com todos os outros pontos, como documentação, ok!

Lembre-se de que o intercâmbio é uma jornada transformadora e irá expandir seus horizontes acadêmicos e pessoais, por isso se prepare bem e não perca essa grande oportunidade.

Cursos online grátis de Idiomas

Para sair do seu inglês básico usual, é hora de pensar em dar um UP no aprendizado de idiomas como o próprio inglês e outra línguas.

Nesse artigo, você entendeu como o intercâmbio pode te ajudar e para continuar se aperfeiçoando, faça cursos de idiomas UNOVA Cursos.

São 19 cursos para você aprender inglês, espanhol, francês, italiano e até hebraico! Cursos a partir de 10 horas de carga horária e material didático digital na faixa.

Aprenda com recursos em vídeo e todos com opção de certificado. Aumente suas chances no mercado e matricule-se já!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.