Investir no mercado imobiliário é um dos melhores investimentos que você pode fazer, já que é uma forma segura de aplicar seu dinheiro, com retorno da valorização garantida, além de ser uma segurança contra a inflação.
Em uma pesquisa noticiada na CNN, mostra que 3 em cada 10 brasileiros pretendem comprar imóveis com objetivo de investir, e a faixa etária é entre 25 e 34 anos, das classes A e B.
Apesar de parecer algo muito difícil para classes mais baixas, adquirir imóveis, mesmo de baixo valor, pode conceder aluguéis, ou seja, renda passiva garantida.
Há várias formas de investir nesse mercado, e nem sempre é preciso comprar um imóvel para isso.
Se você pretende aumentar seu patrimônio de forma inteligente, investir em imóveis é sem dúvida uma das melhores apostas do mercado.
Nesse artigo, falaremos tudo sobre o assunto e como você pode começar a investir e se dar bem nesse mercado.
Investimento no mercado imobiliário: O que é e como funciona?
O investimento no mercado imobiliário é a aquisição de imóveis como apartamentos, casas e terrenos, com a finalidade de diversificar o patrimônio, principalmente com ganhos posteriores, ou seja, valorização do bem.
Em geral, é uma das formas de investimentos mais seguras e garantidas de retorno, já que além de servir de moradia, os imóveis podem ser alugados para morar ou finalidade comercial, dando ao proprietário uma renda passiva.
Ou seja, o mercado imobiliário oferece muitas oportunidades de negócio e uma das formas mais seguras de alavancar o próprio patrimônio.
Vantagens e desvantagens do mercado imobiliário
Existem muitas vantagens e, também, desafios quando o assunto é investimento no mercado imobiliário, como:
- Segurança total
Investir em imóveis é uma forma segura de garantir o crescimento do patrimônio, além de ser uma ótima maneira de garantir dinheiro, inclusive em tempos de crise financeira.
- Proteção do patrimônio
Melhor do que guardar dinheiro na poupança, investimento em imóveis gera riqueza e patrimônio até para gerações, principalmente quando bem administrado.
- Valorização do imóvel
Quanto melhor for o imóvel e sua localização, maior será sua valorização. Imóveis mesmo velhos, se estiverem em locais de grande valorização, podem ter um preço melhor do que imóveis mais novos, mas em pontos mais simplórios da cidade.
- Renda passiva
Como foi dito no tópico anterior, quando imóveis estão alugados geram uma renda passiva que garantem tranquilidade financeira, principalmente quando o valor do aluguel é alto e existam vários imóveis gerando crédito mensal.
Apesar dessas vantagens, existem algumas desvantagens e desafios para quem busca investir nesse mercado:
- Custo alto
Em geral, adquirir um imóvel em uma boa localização equivale a um custo alto, tanto na aquisição do bem quanto em sua regularização com impostos, contratos e escritura, que garantirá a propriedade sem contestação.
Além disso, com o imóvel em mãos, deve ser feito reformas regulares como pintura, troca de equipamentos e materiais, além de taxas que geralmente elevam o valor do bem a longo prazo.
Outro ponto é que caso o imóvel não seja alugado, quando é o caso, gera custos altos para mantê-lo.
- Maior demora na revenda
Independente se o imóvel é novo ou usado, geralmente demora mais para vende-lo do que um carro ou outro tipo de bem de menor valor e tamanho.
Uma maneira de ganhar sem investir diretamente em imóveis, são os fundos imobiliários, além de outros tipos de investimentos nesse mercado. Confira a seguir.
Os tipos de investimento imobiliário
Existem vários tipos de investimento no mercado imobiliário que você pode aderir, confira os mais populares:
- Compra de imóveis para revenda
A compra de imóveis para revenda consiste em adquirir casas ou apartamentos por um valor baixo ou em leilão e reformá-los com a finalidade de revendê-los por maior valor.
É preciso levar em consideração os custos com a reforma e a localização do imóvel, para que o valor da reforma e custo do bem não seja muito mais alto do que realmente vale.
- Compra de terrenos para loteamento
A compra de terrenos para loteamento é a compra de vários terrenos em um determinado espaço e a venda deles seja para órgãos públicos ou público em geral.
É necessário analisar os custos contratuais e localização para fazer bons negócios, principalmente se os terrenos já tiverem algum imóvel.
- Compra de imóveis para locação
Aquisição de imóveis apenas para locação. Nesses casos o proprietário deve garantir a qualidade do imóvel para o fim a que se destina, com ou sem intermediação de corretagem de imóvel.
- LCI- Letra de crédito imobiliário
Título de renda fixa dedicado a imóveis e adquirido em bancos, onde pode-se investir valores como se fosse um “empréstimo” ao banco e possui o retorno em forma de juros mensais como se fosse um “aluguel”.
- Fundos Imobiliários
Fundos imobiliários são investimentos em imóveis ou materiais e assim como as letras de crédito, possui um retorno mensal com base no que foi investido. Pode trazer um bom retorno e sem a necessidade de adquirir um imóvel diretamente.
- Ações imobiliárias
Compra de ações de imóveis de grande porte que pode gerar um retorno mensal interessante, porém, com maiores chances de volatilidade do mercado e baixas no valor devolvido.
Agora que você tem uma noção melhor de como funciona o investimento no mercado imobiliário, veja como iniciar nele a seguir.
Como começar investimentos no mercado imobiliário?
Para iniciar nesse mercado, pode começar comprando um imóvel ou fazendo investimentos em fundos imobiliários, ações ou em projetos de empreendimentos.
Em todas as formas você poderá ganhar alugando, tendo retorno mensal em conta de corretora de valores ou retorno final quando imóveis dos projetos forem vendidos.
Antes de fazer qualquer investimento, observe o mercado, analise a região, invista em locais com boa localização e aceitação do público e pechinche, principalmente se tiver dinheiro a vista em mãos.
Comece com baixo investimento e vá aumentando conforme o tempo for passando e seu patrimônio crescer.
E se você pensa em investir em imóveis um dia ou agora, invista em conhecimento sobre esse mercado, pois é importante estar bem-informado por causa da complexidade e grandes mudanças no setor.
Para estar preparado, faça o curso de Investimento no mercado imobiliário. Nele, aprenda sobre tipos de investimentos, taxas de juros, ciclos do mercado, fundo imobiliário e muito mais!
Matricule-se agora! Curso 100% online, gratuito e com opção de certificado!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor