Liderança e Gestão de Pessoas

Se você quer se tornar um líder preparado para qualquer desafio, esse post é para você!

Aqui você vai conhecer nosso curso de Liderança e Gestão de Pessoas.

Vem comigo!

1. O que é liderança e gestão de pessoas?

Quando o assunto é liderança e gestão de pessoas, é natural surgirem dúvidas.

Afinal, esses dois conceitos caminham lado a lado no mundo dos negócios.

A liderança trabalha para potencializar talentos.

Enquanto que o foco da gestão de pessoas é o crescimento da empresa e colaboradores como um todo. 

E afinal, qual o papel da liderança e gestão de pessoas nas empresas.

Continue me acompanhando.

2. Qual o papel da liderança na gestão de equipes?

papel da liderança

A liderança é um dos pilares mais importantes do negócio.

E para obter resultados positivos, com a motivação das equipes e aumento de produtividade, é papel do líder:

  • Construir equipes de alta performance
  • Alinhar as necessidades dos colaboradores aos objetivos da empresa
  • Valorizar o potencial individual e coletivo
  • Preservar uma boa comunicação interna

Essas são as principais funções de um líder.

E quanto mais capacitada e preparada for a liderança, melhores serão os seus resultados.

Contudo, o sucesso da liderança não depende apenas do líder, mas também da gestão de pessoas.

Falando nisso…

3. Qual a importância da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas normalmente é associada ao RH, por ser um conjunto de práticas para agregar e desenvolver profissionais no local do trabalho.

Mas não é só isso.

A gestão de pessoas é importante para:

  • Promover o crescimento através de capacitações
  • Aperfeiçoar os mecanismos de monitoramento do desempenho
  • Otimizar a contratação de profissionais talentosos
  • Melhorar a inclusão de novos talentos nas equipes de trabalho
  • Dentre outras ações

Viu só a importância da gestão de pessoas?

4. Como a liderança e a gestão de pessoas se relacionam?

liderança e a gestão de pessoas se relacionam

Como você viu há pouco, liderança e gestão de pessoas trabalham lado a lado.

E você vai descobrir como esses dois conceitos se relacionam na prática.

Formação de equipes de trabalho

Na formação das equipes de trabalho, o líder irá orientar e desenvolver seus liderados.

Já a gestão de pessoas irá garantir a contratação e integração de pessoas talentosas ao trabalho.

Motivação de colaboradores e equipes

Equipes motivadas trabalham com mais dedicação e qualidade não é mesmo?

Dessa forma, o líder irá inspirar e estimular os seus liderados, enquanto que a gestão irá analisar e entender o perfil dos talentos para aprimorar a comunicação e reconhecer boas práticas.

Disseminação da cultura da empresa

A cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores e hábitos que constituem a empresa.

E são os líderes que se tornam o principal exemplo dessas crenças e valores. Enquanto que a gestão fornece práticas para engajar a equipe com a cultura organizacional.

Por falar nisso…

5. Como ser um bom líder?

bom líder

Ser um bom líder vai muito além de exercer um cargo de chefia.

Se você é ou pretende ser um líder da equipe de trabalho, fique de olho nessas dicas!

Para ser um líder, é preciso:

Comunicação interpessoal

Na prática, significa que um bom líder consegue entender os seus liderados e consegue se fazer também entendido aos subordinados.

Para isso, o diálogo é fundamental.

Portanto, um bom líder deve ter disposição para ouvir, entender e oferecer feedbacks.

Orientação para resultados

Afinal, para ser um bom líder é preciso aprender a definir e comunicar as metas, além de monitorar o progresso obtido.

Sem essa orientação, os liderados podem fazer entregas abaixo do ideal esperado.

Capacidade de Integração

 Um bom líder deve fazer com que os colaboradores se sintam parte do time.

E as vantagens dessa integração são muitas, dentre elas:

  • Aumento de compromisso
  • Senso de pertencimento
  • Trabalho em conjunto

Humildade

Sabemos que falhas podem existir e que nem sempre os líderes estão certos.

E quando erros e falhas acontecem, o líder precisa saber lidar com os seus equívocos e admitir os seus erros.

Compromisso diário

Para ser um bom líder é preciso estar comprometido com o trabalho que deve ser feito ao longo do expediente.

Não se trata de prometer o que pode cumprir, mas sim:

  • Fazer uma boa gestão do tempo
  • Agendar tarefas semanais
  • Atuar de forma íntegra nas relações interpessoais

Inspirar confiança

Um bom líder deve inspirar confiança.

Caso contrário, o time pode descartar suas orientações e não entregar o trabalho com o resultado esperado.

Reconhecer os méritos

A motivação pelo reconhecimento é uma das necessidades dos colaboradores.

Por isso, saber reconhecer o trabalho da equipe e destacar os pontos positivos, é crucial para ser um bom líder.

Falando nisso…

Oferecer feedbacks

Certamente, essa é uma das melhores estratégias de um bom líder.

Feedbacks, basicamente, são reuniões periódicas com a equipe. E nesse momento, são avaliadas as atividades e o desenvolvimento de cada um dos colaboradores da equipe.

Ah, e o contrário também é muito válido tá bom?

Por isso, peça feedbacks aos seus subordinados, já que eles são os principais impactados com as ações de seu trabalho.

Reconhecer os limites pessoais

Eu sei que ter um bom relacionamento com a equipe é fundamental.

Mas tome cuidado para não ultrapassar limites.

Um bom líder deve saber respeitar os limites pessoais de cada colaborador da sua equipe.

Isto é, não ser invasivo em assuntos que são privacidade de seus liderados.

Saber tomar decisões assertivas

Essa é uma das principais atribuições de um bom líder.

Isso porque um líder e gestor é visto como um profissional que resolve emergências garantindo que eventuais erros não irão mais ocorrer.

E para tomar decisões assertivas é preciso estar integrado aos processos da organização e atento aos objetivos da empresa.

Como você pode notar, para ser um bom líder o profissional precisa estar a um passo à frente, prevendo dificuldades, encontrando soluções e orientando a equipe.

Habilidades e competências desejadas na liderança

Portanto, as competências e habilidades fundamentais para uma liderança são:

  • Autoconfiança
  • Capacidade de ouvir
  • Criatividade
  • Poder de decisão
  • Dinamismo
  • Inteligência emocional
  • Comunicação transparente
  • Empatia
  • Capacidade de assumir riscos e responsabilidade

6. Líder e gestor podem ser a mesma coisa?

Saiba que um líder pode ser um gestor.

No entanto, ser líder e gestor exige desenvolvimento de habilidades e estudos constantes.

E como se preparar para ser um líder e gestor de pessoas?

O primeiro passo, é fazer um curso de liderança e gestão de pessoas.

Me acompanhe no próximo tópico que você já vai entender.

7. Porque fazer um curso de liderança e gestão de pessoas?

Ao fazer um curso de liderança e gestão de pessoas, você vai aprender como desenvolver a capacidade de gestão de pessoas e como influenciar positivamente a sua equipe.

Além disso, com o curso, você poderá perceber melhor algumas características de seu estilo de liderança e aprender como a estimular o desenvolvimento e a inovação no seu time.

Quando capacitado, um bom líder saberá como conduzir os negócios de uma empresa.

Se você ainda está em dúvida, aqui estão alguns motivos porque você deve fazer um curso de liderança e gestão de pessoas:

  • Maior produtividade
  • Gestão de risco aprimorado
  • Desenvolver a inteligência emocional
  • Adaptabilidade às mudanças
  • Treinamento de liderança para projetos

Dessa forma, o líder, por ser uma figura de destaque dentro da empresa, estará preparado para conduzir a equipe ao alcance dos resultados.

8. Onde fazer o curso de liderança e gestão de pessoas?

Você pode fazer o curso de liderança e gestão de pessoas na Unova Cursos.

A carga horária é de 30 horas, que são divididas em:

  • Videoaulas
  • Leitura das apostilas disponibilizadas

O curso é totalmente online. Incrível né? Você pode fazer o curso de onde e quando você quiser.

O curso é desenvolvido por profissionais qualificados, e ao final, você poderá solicitar o certificado de conclusão que é válido em todo território nacional em conformidade com a Lei nº 99394/96.

Maravilha né?

E aqui no curso, no conteúdo programático você vai aprender:

  • Como delegar atividades para a equipe
  • Como aplicar um feedback construtivo
  • Avaliar o desempenho dos colaboradores
  • Desenvolver técnicas para motivar a equipe
  • Comunicação assertiva
  • Aprender o funcionamento do departamento pessoal
  • E muito mais

Você pode saber tudo sobre o curso de liderança e gestão de pessoas da Unova Cursos clicando aqui:

https://www.unovacursos.com.br/curso/lideranca-e-gestao-de-pessoas

E para se matricular, não é necessária nenhuma formação ou exigência.

Basta se matricular e começar a estudar.

Ao fazer o curso de liderança e gestão de pessoas na Unova Cursos você estará pronto para qualquer desafio.

9. Como é o mercado de trabalho para o líder e gestor de pessoas?

mercado de trabalho para o líder

O mercado de trabalho para o líder e gestor de pessoas é promissor.

Esta área é essencial, independente do segmento da empresa.

Afinal, o capital humano sempre está presente nas organizações.

O líder, é profissional do futuro, e poderá atuar em vários cargos, dentre eles:

  • Analista de recursos humanos
  • Analista de recrutamento e seleção
  • Analista de cargos e salários
  • Analista de desenvolvimento humano
  • Analista de benefícios
  • Coordenador de RH
  • Gerente de recursos humanos
  • Diretor de recursos humanos

Como você viu, o líder pode ocupar cargos em vários níveis de hierarquia.

10.  Quanto ganha um líder de equipe em 2023?

Fique de olho!

Em 2023, o salário inicial é em média R$4.000,00.

E pode chegar a R$8.000,00 conforme o cargo e experiência profissional.

Se interessou?

Se você já atua na área e quer se especializar, ou se está começando agora, acesse o curso da Unova e saiba mais sobre promissora profissão:

https://www.unovacursos.com.br/curso/lideranca-e-gestao-de-pessoas

Conclusão

Agora você está por dentro do que faz um líder e gestor de pessoas, como ser um bom líder e como fazer um curso para se especializar e se manter sempre atualizado.

Na Unova Cursos você pode contar ainda mais 400 cursos online gratuitos, com certificados válidos por todo o país.

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Bom, fico por aqui.

Conte com a Unova para te ajudar!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

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