Marketing do Futuro

2025 nem começou e o mercado do marketing do futuro já mostra sua performance não apenas para o ano vigente como para os próximos.

Por conta dos avanços tecnológicos recentes, especialmente depois da pandemia entre 2020 e 2022 por conta do isolamento e as mudanças de comportamento dos consumidores forçaram alguns lançamentos e trouxe novas possibilidades de negócios.

É o caso do advento da inteligência artificial que com a chegada do Chat GPT, revolucionou a forma como criamos textos, imagens, vídeos e até produtos. 

O marketing é um dos ramos que mais tem se beneficiado com esses avanços e nesse artigo, iremos analisar o que é o marketing do futuro e as tendências para o mercado atual e para os próximos anos. 

O que é marketing do futuro e suas estatísticas mais importantes

O ano de 2025 se inicia com muitas novidades e um futuro promissor para o marketing, principalmente no digital. 

Se moldando rapidamente ao mercado, o marketing do futuro está sendo impulsionado pelos avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento dos consumidores em todo mundo. 

As tendências do futuro do marketing para o ano de 2025 focam basicamente na tecnologia do momento: a Inteligência Artificial. 

Apesar de não ser exatamente uma novidade, é a primeira vez que a Inteligência Artificial se torna mais acessível e com possibilidades gigantescas para todos usarem e abusarem da criatividade e desenvolver ideias para ajudar o mundo.

Segundo estatísticas recentes as IA´s já mostram grande desempenho e sucesso para os próximos anos:

  • Até 2030, estima-se que a inteligência artificial irá crescer 37,7% e criará mais de 133 milhões de novos empregos;
  • Espera-se que até 2030 a economia mundial tenha da inteligência artificial a contribuição de mais de 15 trilhões de dólares;
  • Em países da Asia como China e Índia, a adoção pelas IA´s no uso automatizado no dia a dia cresceu 40%;
  • O foco das empresas e pequenos negócios no mundo é de 33% na automação de processos diários;
  • Até 2022 o investimento em IA foi de foi de 45 bilhões de dólares e até o fim de 2025, o valor pode ser superior a 222 bi. 

Todas as informações listadas foram analisadas por especialistas e são dados que nos dão um norte possível do que será 2025 e os próximos anos e década seguinte. 

O marketing, em especial o digital, se utiliza muito da inteligência artificial para automatizar processos como escrita, gestão de tempo, criação de sites, de imagens e até mesmo de vídeos. 

No marketing digital, o que o mercado revela e as tendências atuais, são:

  • Dentre os vários apps que os brasileiros podem utilizar, os de redes sociais são os mais acessados;
  • Whatsapp é a rede social mais utilizada e a menos é o Tik Tok, porém, com crescimento vertiginoso constantemente;
  • 31% das grandes marcas têm apostado no viral dos vídeos curtos;
  • O youtube possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente e 69% das empresas utilizam essa rede para fazer seus anúncios;
  • 44% das grandes marcas têm seu investimento inicial em redes sociais;
  • O CTR médio dos Ads é de 18%;
  • 80% das pessoas ignoram anúncios que sejam pagos;
  • O segundo maior tráfego do mundo é através da busca orgânica;
  • Quando um site possui blog, ele possui uma indexação no Google de 451%;
  • Blogs geram até 55% mais tráfego que sites que não possuem um.
  • Com esses dados, fica mais fácil ter uma visão nítida do marketing digital e como ele é algo presente e com crescimento contínuo para o futuro. 

 Todos esses serviços e processos quando utilizam a inteligência artificial, oferecem serviços de qualidade, com maior agilidade e garante o crescimento de empreendimentos de vários portes, inclusive, micro e pequenos negócios. 

A seguir, veremos quais são os mercados e tendências que o marketing de futuro tem a oferecer. 

As tendências do marketing do futuro para o ano de 2025

O mercado está superaquecido na tecnologia e o marketing do futuro vai usar e abusar desses avanços para fazer negócios evoluírem e oferecer o melhor aos clientes. A seguir algumas dessas tendências:

  1. Inteligência Artificial e Automação

Como falamos no tópico anterior, a inteligência artificial é basicamente a maior e mais importante tendência para o marketing do futuro em 2025 e nos próximos anos. 

Através dela, é possível personalizar em escala, fazer análises avançadas e prever como o consumidor irá se comportar, fazendo a otimização de campanhas e novos projetos com mais rapidez e qualidade. 

Dentre os exemplos que podemos falar, o chatbots, robôs que são assistentes virtuais, são um dos maiores avanços para otimizar serviços e atendimento a clientes e público em geral.

  1. Experiências de imersão

As experiências de imersão são baseadas na realidade aumentada e na realidade virtual, que nada mais que é adição de elementos virtuais no mundo real. 

Para isso, óculos especiais são uma das formas de utilizar esse tipo de experiência e que pode ser uma boa maneira de interagir marcas com seus clientes ou potenciais consumidores.

  1. Conteúdo evoluído

Esse tipo de conteúdo mais focado no marketing digital, porém, utilizando a tecnologia, foca na criação de vídeos curtos, conteúdo generativo escrito, como é o caso do chat GPT e os podcasts.

Através deles, é possível criar anúncios, conteúdo relevante para redes sociais e blogs para si ou clientes. 

  1. Canais integrados

A nova era do marketing do futuro, se mostra cada vez mais integrativo. A partir de agora, veremos cada vez mais redes sociais como um grande e único ecossistema completo de funcionalidades.

Outra nuance nesse aspecto são a evolução dos ecommerces e influencers com mais foco e representatividade quanto a sua influência no uso de produtos e serviços. 

  1. Marketing baseado na voz

Não é só o ver e ouvir que as tecnologias estão focadas, mas também no falar. Haverá cada vez mais atenção a assistentes de voz e a otimização da busca por voz será mais aprimorada ao longo do tempo.

Hoje, ainda existem algumas barreiras como a questão linguística, porém, com o passar do tempo, isso deixará de ser um empecilho e tornará mais fácil a comunicação. 

E você o que achou das novidades do mercado do marketing e tecnologia para 2025 e os próximos anos? Muito do que se vê já está sendo possível e vai permanecer crescendo e quem se especializar sairá na frente.

Para que você seja essa pessoa da vanguarda, faça o curso Marketing do Futuro. Aprenda tudo sobre comportamento do consumidor do futuro, ciberespaço, web3, conteúdo gerado por IA e muito mais!

Curso de carga horária de 40 horas, nível básico e opção de certificado. Alcance o futuro com a gente e matricule-se!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.