2025 nem começou e o mercado do marketing do futuro já mostra sua performance não apenas para o ano vigente como para os próximos.
Por conta dos avanços tecnológicos recentes, especialmente depois da pandemia entre 2020 e 2022 por conta do isolamento e as mudanças de comportamento dos consumidores forçaram alguns lançamentos e trouxe novas possibilidades de negócios.
É o caso do advento da inteligência artificial que com a chegada do Chat GPT, revolucionou a forma como criamos textos, imagens, vídeos e até produtos.
O marketing é um dos ramos que mais tem se beneficiado com esses avanços e nesse artigo, iremos analisar o que é o marketing do futuro e as tendências para o mercado atual e para os próximos anos.
O que é marketing do futuro e suas estatísticas mais importantes
O ano de 2025 se inicia com muitas novidades e um futuro promissor para o marketing, principalmente no digital.
Se moldando rapidamente ao mercado, o marketing do futuro está sendo impulsionado pelos avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento dos consumidores em todo mundo.
As tendências do futuro do marketing para o ano de 2025 focam basicamente na tecnologia do momento: a Inteligência Artificial.
Apesar de não ser exatamente uma novidade, é a primeira vez que a Inteligência Artificial se torna mais acessível e com possibilidades gigantescas para todos usarem e abusarem da criatividade e desenvolver ideias para ajudar o mundo.
Segundo estatísticas recentes as IA´s já mostram grande desempenho e sucesso para os próximos anos:
- Até 2030, estima-se que a inteligência artificial irá crescer 37,7% e criará mais de 133 milhões de novos empregos;
- Espera-se que até 2030 a economia mundial tenha da inteligência artificial a contribuição de mais de 15 trilhões de dólares;
- Em países da Asia como China e Índia, a adoção pelas IA´s no uso automatizado no dia a dia cresceu 40%;
- O foco das empresas e pequenos negócios no mundo é de 33% na automação de processos diários;
- Até 2022 o investimento em IA foi de foi de 45 bilhões de dólares e até o fim de 2025, o valor pode ser superior a 222 bi.
Todas as informações listadas foram analisadas por especialistas e são dados que nos dão um norte possível do que será 2025 e os próximos anos e década seguinte.
O marketing, em especial o digital, se utiliza muito da inteligência artificial para automatizar processos como escrita, gestão de tempo, criação de sites, de imagens e até mesmo de vídeos.
No marketing digital, o que o mercado revela e as tendências atuais, são:
- Dentre os vários apps que os brasileiros podem utilizar, os de redes sociais são os mais acessados;
- Whatsapp é a rede social mais utilizada e a menos é o Tik Tok, porém, com crescimento vertiginoso constantemente;
- 31% das grandes marcas têm apostado no viral dos vídeos curtos;
- O youtube possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente e 69% das empresas utilizam essa rede para fazer seus anúncios;
- 44% das grandes marcas têm seu investimento inicial em redes sociais;
- O CTR médio dos Ads é de 18%;
- 80% das pessoas ignoram anúncios que sejam pagos;
- O segundo maior tráfego do mundo é através da busca orgânica;
- Quando um site possui blog, ele possui uma indexação no Google de 451%;
- Blogs geram até 55% mais tráfego que sites que não possuem um.
- Com esses dados, fica mais fácil ter uma visão nítida do marketing digital e como ele é algo presente e com crescimento contínuo para o futuro.
Todos esses serviços e processos quando utilizam a inteligência artificial, oferecem serviços de qualidade, com maior agilidade e garante o crescimento de empreendimentos de vários portes, inclusive, micro e pequenos negócios.
A seguir, veremos quais são os mercados e tendências que o marketing de futuro tem a oferecer.
As tendências do marketing do futuro para o ano de 2025
O mercado está superaquecido na tecnologia e o marketing do futuro vai usar e abusar desses avanços para fazer negócios evoluírem e oferecer o melhor aos clientes. A seguir algumas dessas tendências:
- Inteligência Artificial e Automação
Como falamos no tópico anterior, a inteligência artificial é basicamente a maior e mais importante tendência para o marketing do futuro em 2025 e nos próximos anos.
Através dela, é possível personalizar em escala, fazer análises avançadas e prever como o consumidor irá se comportar, fazendo a otimização de campanhas e novos projetos com mais rapidez e qualidade.
Dentre os exemplos que podemos falar, o chatbots, robôs que são assistentes virtuais, são um dos maiores avanços para otimizar serviços e atendimento a clientes e público em geral.
- Experiências de imersão
As experiências de imersão são baseadas na realidade aumentada e na realidade virtual, que nada mais que é adição de elementos virtuais no mundo real.
Para isso, óculos especiais são uma das formas de utilizar esse tipo de experiência e que pode ser uma boa maneira de interagir marcas com seus clientes ou potenciais consumidores.
- Conteúdo evoluído
Esse tipo de conteúdo mais focado no marketing digital, porém, utilizando a tecnologia, foca na criação de vídeos curtos, conteúdo generativo escrito, como é o caso do chat GPT e os podcasts.
Através deles, é possível criar anúncios, conteúdo relevante para redes sociais e blogs para si ou clientes.
- Canais integrados
A nova era do marketing do futuro, se mostra cada vez mais integrativo. A partir de agora, veremos cada vez mais redes sociais como um grande e único ecossistema completo de funcionalidades.
Outra nuance nesse aspecto são a evolução dos ecommerces e influencers com mais foco e representatividade quanto a sua influência no uso de produtos e serviços.
- Marketing baseado na voz
Não é só o ver e ouvir que as tecnologias estão focadas, mas também no falar. Haverá cada vez mais atenção a assistentes de voz e a otimização da busca por voz será mais aprimorada ao longo do tempo.
Hoje, ainda existem algumas barreiras como a questão linguística, porém, com o passar do tempo, isso deixará de ser um empecilho e tornará mais fácil a comunicação.
E você o que achou das novidades do mercado do marketing e tecnologia para 2025 e os próximos anos? Muito do que se vê já está sendo possível e vai permanecer crescendo e quem se especializar sairá na frente.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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