Nunca houve um setor tão superestimado como o do Marketing Digital. Ou será subestimado? Para muitos, ele é o suprassumo do mercado, para outros, não chega a tanto.
A verdade é que o Marketing deslanchou como nunca com a chegada no mundo digital e os números provam isso.
Pesquisas comprovam que mais da metade do marketing no mundo é digital. Anualmente, o marketing digital tem crescimento de 9% ao ano e atualmente, 72% das grandes marcas concentram seus esforços financeiros nessa indústria.
Estes são apenas alguns dos dados mais impressionantes que esse mercado oferece. Mas, afinal, o que realmente funciona? O Marketing Digital é para todo mundo?
Existem muitos mitos e verdades nesse meio e este artigo é para desmitificar mitos e evidenciar as verdades que devem continuar e contribuir para o crescimento contínuo desse mercado que veio para ficar. Confira.
O que é Marketing Digital?
Antes de focar no que é mito e verdades, é importante entender no fundo o que é, principalmente se você não tem familiaridade com esse mercado.
O Marketing Digital é o ato de anunciar e promover serviços e produtos, além de marcas pela internet. É utilizado uma série de ferramentas e técnicas para obter resultados.
O início do marketing online começou ainda na década de 1990, porém, ainda muito embrionário, passando a tornar-se um mercado em potencial a partir da década seguinte.
O pai do marketing, Philip Kotler, diz em seu livro Marketing para o Século 21 que a partir de 2005 haveria uma grande explosão da mercadologia e que tudo o que era conhecido até então, seria modificado por conta da internet.
De fato, foi a partir desse momento que o marketing iniciou seu crescimento online e tornou-se contínuo e atuante a partir da década de 2010.
Hoje este é um dos grandes esforços e fornecedor dos principais faturamentos de pequenas, médias e grandes empresas.
Atualmente, são mais de 53% dos habitantes do planeta que tem acesso a internet diariamente, e isso significa uma grande demanda de pessoas em busca de redes sociais, informações, mas, também, compras de produtos e serviços.
As pequenas e microempresas, se beneficiam diretamente dessa estratégia por conta de seus inúmeros benefícios como baixo custo e recursos simplificados de uso. Veja mais alguns benefícios:
- Menor custo com publicidade;
- Aumento de vendas;
- Maior tráfego orgânico no site;
- Mais leads qualificados;
- Melhoria no posicionamento da empresa na web.
Estes são alguns dos pontos principais, pois o mercado digital é amplo e ainda existe muito a ser explorado.
Agora que você tem uma visão mais clara do que estamos falando, dê uma olhada no que é e o que não é verdadeiro no marketing digital no próximo tópico.
5 Mitos e verdades sobre o marketing digital
Por ser considerado relativamente novo, o Marketing Digital é envolto de mitos e separamos alguns, além das grandes verdades desse mercado, para você conhecer:
- O marketing tradicional terá fim
MITO! Este é o maior mito desse mercado, algo que no início era algo muito dito por aí.
O marketing começou baseado na publicidade e vendas de produtos e serviços offline, mas este mercado sempre existirá, independente de ter um braço online.
Durante a pandemia, foi possível perceber a importância do ponto de venda, que para algumas situações é essencial. Felizmente, este já é um mito que caiu por terra.
- Marketing digital é basicamente ter um site, redes sociais e um blog
MITO! Não é só isso, é isso e mais outras coisas. Além do site, que deve estar atualizado constantemente, tem que ter as redes sociais e interação com os visitantes.
O blog auxilia no tráfego orgânico e, ainda: e-mail marketing, ter avaliação positiva no Google Meu Negócio, ter conteúdo otimizado SEO, criar um canal de vídeos entre outras técnicas e estratégias.
- Apostar no Marketing de Conteúdo é essencial para o sucesso
VERDADE! Eis uma verdade desse mercado: o marketing de conteúdo é focado na produção de todo tipo de conteúdo relevante e de qualidade, seja ele em texto, vídeo, música ou qualquer outro tipo.
Para se dar bem, tenha sempre conteúdo original e bem otimizado com SEO- Search Engine Optmization, que trata sobre a relevância e posicionamento nos buscadores.
- Blogs não geram mais ganhos relevantes
MITO! Os blogs foram uma das primeiras estratégias de marketing digital, que no início, tinha o conceito de diário online, onde pessoas apenas escreviam suas ideias sem intenção de otimização ou venda de produtos e serviços.
Hoje os blogs têm uma relevância muito maior, mais complexa e por isso pode parecer algo ultrapassado, mas na verdade ainda são eficazes.
Para ter uma ideia, pesquisa da Hubspot mostra que mais de 50% dos profissionais de marketing apostam massivamente nos blogs. O mais legal: 94% das pessoas dizem compartilhar conteúdo de blogs com amigos.
Então quando pensar na criação de sua estratégia de marketing, pense com carinho e não descarte os blogs para não perder dinheiro.
- Investir no Mobile é fundamental no marketing online
VERDADE! Uma verdade que cada dia se torna consolidada. O uso da tecnologia Mobile é fundamental para um marketing digital de sucesso.
No Brasil, por exemplo, já é claro que os brasileiros passam mais tempo diante da tela do celular do que da TV. Aliás, entre 2021 e 2022, houve queda de 11% na audiência televisiva.
Veja a importância de criar conteúdo responsivo para as pequenas telas e oferecer cada vez mais interatividade para o público que se torna cada vez mais exclusivo dos smartphones.
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Agora que você sabe o que é bom e verdadeiro no Marketing online e o que não passa de mito e perda de tempo, que tal reforçar esse conhecimento?
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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